domingo, fevereiro 27, 2022

EDITORIAL - VERDADES QUE NÃO DEVEM SER DITAS NA POLÍTICA IPUENSE

O mês de Fevereiro de 2022 termina com a chapa quente na política ipuense na órbita do grupo de oposição, numa demonstração clara que a oposição, embora ainda dividida, caminha para um forte embate eleitoral. 

NO RÁDIO

O Deputado Estadual Bruno Pedrosa (PP) na última sexta-feira, 25/02, ao ser questionado pelo radialista Hélio Lopes na FM Cidade de Ipu sobre sua militância na oposição de Ipu, alertou sobre a necessidade dos anti-Rufinos terem um novo e competitivo candidato nas eleições de 2024. Sem rodeios e se referindo as três últimas derrotas do candidato Diego Carlos (PDT), Pedrosa defendeu uma renovação na cabeça de chapa da oposição.

NAS REDES SOCIAIS

Não demorou muito tempo, Diego Carlos (PDT) se manifestou contra a declaração radiofônica de Bruno Pedrosa em grupos de Whatsap. O Deputado Sérgio Aguiar (PDT) saiu também em defesa do seu fiel correligionário o exaltando sobre o mesmo ter colocado seu nome à disposição nas três últimas eleições, em contraponto ao jovem edil do PP que somente agora está militando na oposição ipuense. Ambos os políticos do PDT foram seguidos por vários dos seus militantes nas redes sociais.

A EMPOLGAÇÃO DE BRUNO PEDROSA 

Bruno Pedrosa falou aquilo que uma grande parte dos ipuenses tanto de oposição e até de situação já sabem: Para disputar contra a máquina de Sérgio Rufino não se pode ir com um candidato apenas com carisma e DNA de oposição, mas sim com uma superestrutura de campanha. Sabe-se que o PDT dos Carlos disputou a eleição desestruturado ao ponto até de só eleger um vereador. 

Porém a sinceridade de Bruno foi dita para o potente microfone da equipe do repercussivo Fatos em Debate de Hélio Lopes. Certamente a empolgação de uma iminente boa votação tenha lhe levado a ser menos comedido. Em política partidária e sobretudo observando as vaidades que sempre afloraram com muita força no Ipu, nem tudo que se pensa estrategicamente pode ser dito em público. 

SÉRGIO AGUIAR X BRUNO PEDROSA

Por trás dessa querela, percebe-se uma nítida disputa de espaço político dentro da oposição nesse pleito parlamentar de 2022 que não foi visto nas últimas eleições. Sérgio Aguiar sabe que seu reinado como o deputado mais bem votado pela oposição nas últimas eleições está ameaçado por Bruno Pedrosa. O deputado do PDT sabe também que suas bases foram fragilizadas nos últimos anos pelo Clã Rufino, bem como pela recente aliança Lindbergh Martins-Bruno Pedrosa na montagem de grupo competitivo para o pleito eleitoral que se aproxima. 

O VALOR DE DIEGO CARLOS

É inegável que cada eleição tem sua história. Em cada uma das três tentativas (2012, 2016 e 2020) de candidatura de Diego Carlos à prefeitura de Ipu, observa-se um contexto diferente que passa bem distante da ideia de vaidade e/ou imposição do filho de Toinha Carlos. Apesar de ser um opositor  pouco articulado e equidistante de um embate direto contra o Clã dos Rufinos, Diego será uma peça importantíssima no tabuleiro político de 2024, independentemente da votação do seu candidato Sérgio Aguiar nas urnas ipuenses nesse 2022. 

AS LIÇÕES DE 2008 e 2012

As últimas vitórias de grupos de oposição de Ipu é um manual simples de como se tira um grupo político do poder. 

Naquele ano de 2008, o então influente Deputado Sávio Pontes uniu os Pereiras com os Carlos, sem esquecer de muitas outras famílias e lideranças locais. O ainda ativo Zezé Carlos e sua esposa Toinha, sabiam que a disputa contra bem articulado Torrim e sua esposa, a prefeita Corrinha,  precisava ser feita por alguém que tivesse força para desfalcar a "Família Pica Pau".

Em 2012, o então quase desconhecido Sérgio Rufino e também apoiado por um forte empresário local, "enquadrou" uma meia dúzia de pré-candidatos e uniu a oposição da época contra o grupo de situação ainda liderado por Sávio Pontes.    

À FLOR DA PELE

Sérgio Aguiar deixa transparecer que se Diego se apagar na política local, ele vai junto. Bruno, por sua vez, tenta nitidamente se habilitar como um nome que não pode ser descartado como candidato à prefeito de Ipu em um breve futuro. 

Porém, quando as urnas forem abertas em outubro de 2022, outras verdades também não poderão serem ditas. 

Nenhum comentário: