quinta-feira, fevereiro 24, 2022

IPU E PIRES FERREIRA SÃO AS ÚNICAS CIDADES DA REGIÃO QUE AINDA NÃO CONFIRMARAM O NOVO PISO DO MAGISTÉRIO

Na última terça, 22/02, o prefeito de Ipueiras, Júnior do Titico (MDB) deu uma excelente notícia para os professores da rede municipal. O gestor anunciou um aumento salarial de 40,05%, ou seja, os professores irão receber 6,81% a mais do que os 33,24% previstos pela Lei Federal que reajustou o valor nacional do piso. 

Com isso, a cidade de Ipueiras se junta a Hidrolândia, Guaraciba do Norte, Varjota, Croatá e Reriutaba. Nessa região, apenas o prefeito de Ipu, Robério Rufino, e a prefeita de Pires Ferreira, Lívia Muniz, ainda não anunciaram o reajuste do magistério. 

Em ambas as cidade há uma grande expectativa dos professores da rede municipal, embora não haja ainda uma sinalização positiva ou até mesma negativa dos respectivos gestores municipais. 

RAIO X

Já são 78 cidades que atenderam à demanda dos professores, dos sindicatos e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e estão liberando o aumento conforme a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério (Nº 11.738/2008).

Integram a lista de localidades: Abaiara, Acaraú, Antonina do Norte, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Assaré, Aurora, Barbalha, Barroquinha, Bela Cruz, Brejo Santo, Campos Sales, Capistrano, Caririaçu, Carnaubal, Catunda, Caucaia, Cedro, Chaval, Choro, Chorozinho, Crato, Croatá, Cruz, Farias Brito, Fortaleza, Fortim, General Sampaio, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Horizonte, Icó, Ipaumirim, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itapajé, Itatira, Jaguaruana, Jardim, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Marco, Mauriti, Milagres, Milhã, Missão Velha, Morrinhos, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Pacoti, Pacujá, Paraipaba, Porteiras, Potengi, Quiterianópoles, Reriutaba, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Cariri, São Luis do Curu, Senador Sá, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Trairi, Uruburetama, Umirim, Varjota e Várzea Alegre.

"MURAL DA VERGONHA"

De acordo com a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, nas cidades onde o benefício ainda não foi concedido, a luta será intensificada. “O momento é de avançar na nossa mobilização. Vamos denunciar os prefeitos que descumprem a legislação e conquistar o apoio da sociedade”, declarou.

A dirigente reforça ainda que os profissionais do magistério seguirão resistindo também nas cidades onde os gestores comunicaram que farão reposições inferiores ao índice pleiteado nacionalmente pela categoria.

Com percentuais abaixo de 33,24%, compõem o “mural da vergonha”, Beberibe (7%), Iguatu (10,18%), Itapipoca (25% e 28%), Maracanaú (14,5%), Maranguape (29,68%) e Morada Nova (6,74%). A revolta da classe, inclusive, levou os educadores a entrarem em greve em Maracanaú. O movimento teve início na última quarta-feira (16/02).

Nenhum comentário: