quarta-feira, dezembro 07, 2011

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA É DEBATIDA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Osmar Baquit quer reunir líderes partidários para discutir formas de evitar a irregularidade na Assembleia
Observando que o tom dos discursos políticos já começam a se alterar em função das eleições municipais do próximo ano, o deputado do PSD, Osmar Baquit (foto acima),  alertou sobre o cuidado que a Assembleia Legislativa deve ter para evitar propaganda antecipada por parlamentares e atentou também para a necessidade de evitar o desmonte de prefeituras do Interior após o pleito, bem como a violência nos municípios no período pré-eleitoral.
O parlamentar prometeu solicitar à Mesa Diretora da Assembleia uma reunião com as lideranças partidárias para discutir a questão. "O próximo ano vai começar fervendo, e essa Casa não pode pagar por erros de A ou de B", justificou. Baquit disse que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já começou a realizar encontros no Interior para discutir questões relacionadas às eleições, mas defendeu a necessidade de que também a Assembleia dê o seu exemplo.
Segundo Osmar Baquit, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já chegou a notificar a Casa por observar propaganda antecipada no tom de alguns discursos. Ele pediu que os próprios parlamentares fiquem atentos para que a Casa não seja prejudicada. "É evitar o abuso do poder que nós temos na voz, no microfone", ressaltou o parlamentar.
Baquit também alertou sobre as tensas disputas no Interior, que muitas vezes causam o desmonte de prefeituras e, consequentemente, prejuízos aos municípios. No entendimento do parlamentar, os prefeitos eleitos em 2012 não deveriam esperar até 2013 para assumirem os cargos, pois os três meses entre o pleito e a posse tem servido para que candidatos derrotados nas urnas coloquem em risco as finanças dos municípios.
"Por que ganhar a eleição em outubro e assumir só em janeiro?", questionou, ao defender um prazo de 10 ou 15 dias para a posse por entender que os novos gestores já estariam preparados. "Ninguém deve concorrer a uma prefeitura sem ter um plano de governo", considerou o deputado.
Conforme Osmar Baquit, já está em curso uma campanha antecipada e, por isso, é preciso o intermédio da Justiça Eleitoral. O parlamentar disse que, no Interior, o que se tem observado é um assistencialismo predominante, com prefeitos ameaçando eleitores de perderem benefícios como o Bolsa Família, programa do Governo Federal ao qual a população têm direito.
"Assim os tribunais vão viver abarrotados, porque os próprios políticos fazem por onde chegar lá e serem denunciados", declarou Baquit, antes de defender que os deputados estaduais deem um exemplo concreto de cidadania e participação na vida pública, diante da campanha eleitoral que se aproxima. "Que essa Casa não se transforme em um ringue. Que haja debate, mas não agressão", pediu o parlamentar.
Fonte: DN

Nenhum comentário: