quinta-feira, agosto 29, 2013

Prisões e mandatos de busca: PREFEITURA DE SOBRAL É ALVO DE INVESTIGAÇÃO DO MP - 5 SÃO PRESOS E DOIS ESTÃO FORAGIDOS


Ministério Público Estadual (MPE) realizou, na quarta-feira, 28, a operação “Carcará”, no município de Sobral, com o objetivo de cumprir 16 mandados (sete de prisão temporária e nove de busca e apreensão) referentes a pessoas acusadas de fraude em licitações, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, corrupção e formação de quadrilha. A prefeitura de Sobral foi um dos locais onde foram cumpridos os mandados. Cinco pessoas foram presas e duas estão foragidas.

Através do 7º Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral e da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), a ação durou todo o dia de ontem em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram presos Felipe Cyrino de Alencar, Maria Valdizia Sombra Aguiar, Adrizia Alves Ferreira, Francisco Sergio Freire Alencar e Helio Peixoto Alencar Neto. Estão foragidos Fabrício Viana Rodrigues (vulgo “Magão”) e Antonio Daniel Damasceno.

Todos eles têm envolvimento com as cooperativas contratadas pela Prefeitura de Sobral para fornecimento de mão-de-obra entre as quais foi constatada a presença de cooperados fantasmas, bem como o não pagamento dos direitos trabalhistas deles. A Justiça decretou ainda a indisponibilidade dos valores e de bens que estejam em nome dos envolvidos. Estão envolvidos ainda dois ex-secretários municipais responsáveis pelos contratos.
Leia também
Os mandados foram cumpridos nas sedes da Prefeitura Municipal, da Cooperativa de Trabalhadores do Estado do Ceará Ltda (Cootrace), da Cooperativa de Prestadores de Serviços (Coopreserv) e de várias empresas – Segnord Segurança do Nordeste Ltda., Reboque Alerta Serviços, Terral Comércio de Alimentos e Conveniências, Ltda. EPP, NC Comércio Representações e Derivados de Petróleo Ltda., Compacta Construções Ltda. Além disso, houve busca e apreensão nas residências de Jose Anastacio de Lima e Maria Juraci Neves Duarte, ex-secretários municipais.

Investigação
De acordo com o MPE, as cooperativas Cootrace e Coopreserv foram contratadas pela Prefeitura de Sobral desde 2006 para fornecimento de mão-de-obra. Desde então, já foram repassados mais de 40 milhões de reais às duas entidades. Foi constatada a presença de cooperados fantasmas, bem como o não pagamento dos direitos trabalhistas deles. Nesse período, o Município vinha sendo condenado pela Justiça Trabalhista a pagar os referidos encargos trabalhistas. Por fim, foi verificado que a mão-de-obra fornecida era de forma indiscriminada, sendo utilizada em quase todos os setores da Prefeitura.

Outro dado que chamou a atenção nas investigações foi a celebração de outro contrato com a Cootrace para fornecer pessoal às vésperas das eleições municipais de 2012, no valor global de quase 20 milhões de reais, mesmo sendo evidente que a Coopreserv foi sucedida fraudulentamente pela Cootrace. Parte dos valores era desviada para as contas pessoais de alguns envolvidos e das empresas deles, configurando lavagem de capitais.

Na prestação de contas perante os cooperados, os administradores afirmavam que não havia sobras para repartir com eles. Também está sendo investigada a legalidade de tais contratos perante o Município, razão pela qual eles foram denunciados e também foi pedida a prisão de Maria Juraci Neves Duarte e Jose Anastacio de Lima, ex-secretários municipais responsáveis pelos contratos das cooperativas, cujo deferimento foi negado pela Justiça.

Fonte:Redação O POVO Online
com informações do MPE

4 comentários:

Anônimo disse...

O Ipu não vai ficar de fora.
Aguardem!!!!!!

Anônimo disse...

Ao dono deste espaço, por gentileza publique este comentário:

Fraudes, picaretagens, golpes, maracutaias, desvios, apropriação indébita, corrupção ativa, passiva e reflexiva (aquela que vai e volta), são práticas tão manjadas (previsiveis), que quando estoura um tipo de noticia desta, fico conversando com meu zíper (não uso botões), o quanto de caras de pau (pênis), estão tomando conta deste país.
Os pedradores politicos agem de Norte a Sul e de Nordeste a Sudeste (outras regiões estão aprendendo também rapidamente), como saquear o país sem fazer força ou no máximo um simulacro de julgamento daqui a uns 10 anos.
Nesta nação de espertos, o crime compensa e muito (aliás todos), basta saber explicar o inexplicável, suportar pressão dos invejosos, arranjar um álibi infalivel, ter um bom serviço de falsários, dispor de laranjas na familia, pagar uma fortuna para advogados de renome (juristas e professores de grandes universidades), mas que tenha um bom trânsito no poder, para que tudo se acerte, e já se possa partir para a próxima.
Sobral e Ipu, não poderiam ser diferentes... Brasil, país dos tolos ou (abestados).

Anônimo disse...

Estou agurdando a publicação dos comentários enviados sobre esta matéria?

Ser moderador do proprio blog, é a atitude mais desonesta QUE ALGUEM pode adotar, pois a primeira vitima será ética.

Anônimo disse...

Nenhum comentário?
Já ouviram falar em brios?