terça-feira, agosto 06, 2013

OS PIONEIROS DO ENSINO SUPERIOR IPUENSE


No final de 1996 tivemos a criação da LDB (Lei 9.394) que estabeleceu, além das diretrizes educacionais do nosso país, a década da educação. Nesse sentido, o ensino superior ganhou uma maior amplitude e as universidades ganhariam mais mobilidade na ampliação dos seus cursos de ensino superior.
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) promoveu a ampliação do curso de pedagogia em várias cidades da região norte em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios. Em Ipu, o prefeito Simão Martins e a Secretaria Dona Carmita Aragão, prontamente se mobilizaram para encampar o curso de ensino superior de Pedagogia.
O vestibular que originalmente ofertou 50 vagas, teve mais de 400 inscritos gerando, portanto, uma acirrada concorrência entre diversos educadores não só do Ipu, mas também das cidades vizinhas que vieram pleitear uma vaga em um curso de ensino superior. Depois da divulgação do resultado, o Prefeito e a Secretaria de Educação ampliaram mais 50 vagas para contemplar mais professores ipuenses que buscavam aquela oportunidade.
Na foto (arquivo pessoal da Professora Zulene Moreira) acima de julho de 1998, por ocasião do final do curso, temos o registro dos universitários daquele que foi o primeiro curso de ensino superior ofertado na Terra de Iracema. Na foto também percebemos a presença do lendário professor Ednardo Silveira.
Hoje, passados 15 anos, meus colegas universitários, em sua maioria continuam militando na educação. Infelizmente não temos em nosso convívio a poetisa Corrinha Lima e a vereadora Socorro Martins. 
Sempre percebemos que a energia positiva, a intelectualidade e a garra daquela turma marcaram em definitivo os nossos corações.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Kleber relembrar os momentos da faculdade.Foi uma turma espetacular.

Anônimo disse...

Será que tinha como saber os nomes de todos desta turma?

Anônimo disse...

Bela Recordação!

Lembrando que dessa turma saíram grandes profissionais da Educação que Hoje militam com o mesmo Fim no ingresso de Jovens pra o Ensino Superior: Kleber Teixeira e Núbia Maria.

Os cursinhos pré-vestibulares têm início em Ipu na Década de 90 com professores do Colégio Ipuense, que não deram um sequência consistente. No ano de 2001, o então Professor do Colégio Luciano Feijão, Kléber Teixeira, traz colegas de professores de Sobral e com aulas aos sábados, inicia uma outra experiência em Cursinhos Pré-vestibulares. Em 2004, alguns Universitários ministram aulas naum cursinho pré-vestibular denominado CP-VEST, história que continuou com o Bizurando e Kranius, na atualidade.