segunda-feira, maio 11, 2015

Deu no G1 - IPU ESTÁ ENTRE AS 17 CIDADES QUE REGISTRAM EPIDEMIA DE DENGUE

A lamentável situação da dengue no nosso município volta a ser destaque na mídia e desta vez foi no maior portal de noticia da Internet, no G1 da Globo.  Ipu, que em gestões anteriores sempre manteve a doença controlada, vem aumentando a cada ano o numero de casos de dengue no município deste o primeiro ano da gestão do prefeito Sérgio Rufino, agora em 2015 a letargia da atual gestão acometeu a cidade a maior epidemia de dengue já sofrida pelos Ipuenses.  
Em matéria de hoje 09/05/2015  do G1 da Globo, dados apontam que dos 184 municipios Cearenses 17 registraram epidemia. Veja a noticia:  

Ceará sofre epidemia de dengue em 17 municípios, aponta boletim

Dezessete cidades têm mais de 300 casos da doença por 100 mil pessoas.
Ceará registrou quatro mortes pela doença em uma semana.

O Ceará registra também 7.952 casos confirmados da doença em 22 cidades, segundo o boletim de epidemiologia divulgado nesta sexta-feira (8) pela Secretaria da Saúde do Ceará. Alcântaras, Arneiroz, Barbalha, Catarina, Coreaú, Eusébio, Hidrolândia, Ipu, Jardim, Jucás, Mucambo, Ocara, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, São Gonçalo do Amarante e Trairi tem incidência acima de 300 casos por 100 mil habitantes, o que configura surto epidêmico.
O estado resgitrou quatro mortes em consequência da dengue em uma semana, elevando para nove o número de óbitos pela doença no estado em 2015. No ano passado, 53 pessoas morreram devido à doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Ceará está em situação de alerta para a ocorrência de epidemia. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), mostra que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias e 877 estão em alerta. Fortaleza também é uma das capitais em alerta, segundo o Ministério.
O índice utilizado no LIRAa leva em consideração a percentagem de casas visitadas com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito; e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito
Com informações do Blog Ipu Voz Política (Elias Guilherme)

Veja a noticia diretamente no site do G1 clicando AQUI
___________________________________________________________
Leiam aqui matéria relacionada

Nenhum comentário: