domingo, junho 07, 2015

ESCOLA ABDIAS MARTINS: DE MODELO AO ABANDONO MUNICIPAL

"Uma das idades mais comemoradas na vida de uma jovem é justamente a idade de 15 anos. Um desabrochar para a mocidade, um momento de alegria tanto por parte dos pais como também da moça. Tal fato tornou-se cultural e comemorar quinze anos de existência acabou estendendo-se às instituições públicas, empresas particulares e outros órgãos.
Em Ipu, uma escola foi construída com o objetivo de ser a modelo para a cidade e região, a mesma dispõe de um excelente espaço físico e durante a sua inauguração os que por lá estiveram puderam notar uma estrutura moderna para a época. A mesma recebeu o nome de Abdias Martins de Sousa Torres, patriarca de uma das mais tradicionais famílias ipuenses, ex-prefeito de Ipu, e pai do gestor Simão Martins, prefeito da ocasião.
Tal escola passou a ser a menina dos olhos da gestão do então Prefeito Simão Martins nos anos 2000, sendo que a mesma continha uma quadra esportiva, uma inovação em prédios escolares da rede municipal. 
Simão não foi reeleito. Assumiu a nova gestão de Toinha Carlos. Evidente que a escola era recém inaugurada e não carecia de manutenção. O tempo passou, assumiu a Prefeita Corrinha. A Escola Abdias Martins ainda não sofria os castigos do intemperismo. 
Decorridos oito anos da sua inauguração iniciou os desgastes físicos, vieram as primeiras fissuras, as pinturas desbotadas, telhas quebradiças, o piso da quadra esportiva começava a deteriorar e as tabelas para a prática do basquete também. O prefeito era Sávio Pontes e durante a sua gestão a escola Abdias Martins não recebeu as devidas manutenções.
Doze anos passou e os problemas da escola agravaram-se. Tabelas de basquete não há mais, quadra esportiva hoje serve como abrigo de lixo. O retelhamento é extremamente necessário, pois há inúmeras infiltrações. Pintura não há mais, a murada frontal na ala direita de quem adentra no prédio está a beira de ruir, banheiros carecendo de melhorias em suas instalações sanitárias, dentre outros problemas.
Nesse mês de junho, conforme gravado em sua placa de inauguração, a EMEB Abdias Martins de Sousa Torres completa 15 anos, feita para ser a modelo, porém agoniza devida a falta de cuidados. Não há o que comemorar. A modelo passou a ser a vergonha municipal. Dois anos e meio da gestão Respeito e Transparência passaram e perspectivas de melhorias para a escola não há, pelos menos ainda não foi noticiado nos meios de comunicação utilizados pelo Prefeito Sérgio Rufino.
Ao nosso entender um verdadeiro descaso da atual gestão e um desrespeito ao nome de uma das mais importantes figuras ilustres da nossa terra que é o senhor Abdias Martins de Sousa Torres. São 15 anos de existência e nada foi feito pela referida escola.
E os filhos do senhor Abdias Martins de Sousa Torres, que dão sustentação política ao Prefeito, a exemplo do senhor Cel. Martins, presidente do PT de Ipu, e do ex-gestor Dr. Simão Martins, ficarão na inércia ou irão cobrar mais atenção do gestor municipal em relação à escola? Será se a mesma não merece? Será se o nome do senhor Abdias Martins de Sousa Torres vai carregar essa mácula? E a comunidade, funcionários e alunos não são merecedores de um prédio melhor? Os 40% do FUNDEB não dariam para realizar as melhorias necessárias à escola?
O Prefeito consegue verbas para construir uma série de quadras esportivas na cidade e não consegue uma para cobrir uma quadra já pronta da Escola Abdias Martins ou simplesmente realizar uma reforma geral em todo o prédio! 
Espera-se que o Prefeito Sérgio Rufino faça uso do bom senso e restaure a credibilidade da estrutura física da Escola Abdias Martins, porque verbas para isso há, se não, poderia conseguir por meio de emendas parlamentares. Uma ação urgente se faz necessário. 
Em uma visita ao prédio obtivemos de funcionários uma informação de que consta nos documentos da escola que a mesma completa oficialmente 15 anos no dia 19 de setembro, que uma festa estaria sendo organizada, entretanto notícias de obras ao melhoramento não há. Ainda há tempo senhor Prefeito de corrigir o erro! A população ipuense, os alunos e funcionários da EMEB Abdias Martins de Sousa Torres agradeceriam." - Rarisson Ramon via Facebook

Nenhum comentário: