quinta-feira, junho 04, 2015

O FIM DA ERA FERREIRA GOMES E OS NOVOS PÓLOS DE PODER

Percebo que a política cearense passa agora por uma relativa renovação. As eleições municipais de 2016, serão uma prévia dessa reorganização de forças.

A saída de Cid Gomes do governo do Estado e a sua queda do Ministério da Educação, não esquecendo que político sem mandato é político com poder de barganha reduzido, enfraqueceram os Ferreira Gomes (FGs). Os irmãos Ciro e Cid seguem em nível nacional sem controle de uma grande sigla e tem tentado, sem sucesso, retornarem para partidos que já estiveram filiados: PSB e PPS. Esse cenário é uma clara demonstração política do fim de um ciclo de protagonismo político no Ceará, abrindo espaço para a projeção de novas ou velhas lideranças estaduais.

Então, quais seriam os novos pólos de poder?

Camilo Santana (PT)
Governador do Estado e pertencente ao partido do Governo Federal, apesar de ter herdado sérios problemas da gestão do seu antecessor Cid Gomes, Camilo deve demonstrar autonomia em relação aos FGs na medida em que sua gestão conseguir promover realizações satisfatórias. O Governador tem demonstrado habilidade no trato com policiais, educadores e prefeitos nesse início de gestão.
As eleições de 2016 em Fortaleza será uma grande prova de fogo para Camilo, pois ele pode apoiar um candidato do PT e não Roberto Cláudio (Pros) que é vinculado aos FGs.

Eunício Oliveira (PMDB)
Apesar de derrotado nas eleições anteriores, o Senador com mandato até 2018, tem forte influência em Brasília e deve fortalecer o PMDB no interior nas eleições municipais. Tendo uma tácita aliança com o Senador Tasso Jereissati (PSDB), Eunício foca em fazer o próximo Prefeito de Fortaleza.

Domingos Filho
Apesar de ser Conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-Vice Governador, que era nome forte para suceder Cid Gomes mas foi preterido por Camilo, está ele trabalhando nos bastidores de olho em 2018. Ainda politicamente jovem, Domingos Filho, tem utilizado uma tabelinha com sua esposa Patrícia Aguiar que é prefeita de Tauá e com seu filho, Deputado Federal Domingos Neto, para se fortalecer no cenário partidário.
Ontem, quarta (03.06), Mônica recebeu do Ministro Gilberto Kassab em concorrida solenidade na Assembleia Legislativa, a posse do PSD no Ceará. Domingos Neto, por sua vez, está colado em Kassab e tem a missão de organização a recriação do PL no Ceará. sigla essa que o Ministro está reorganizando em Brasília e que deve receber mutas filiações de prefeitos e vereadores que aproveitarão a brecha para fugir da infidelidade partidária.
Enganam-se aqueles que pensam que "Os Domingos" irão dar guarida a Cid  e aliados próximos em uma de sua siglas (PSD ou PL). O fato dos Ferreira Gomes não terem indicado Domingos como candidato a sucessor em 2014, não foi engolida pelo Conselheiro e ex-Vice Governador. O troco já está sendo dado por Domingos aos FGs.
Texto: Professor Kleber Teixeira (Blog do KT)

Nenhum comentário: