quinta-feira, abril 08, 2021

SENHORES GESTORES, DEIXEMOS DE FAZER POLÍTICA COM A VACINAÇÃO!

O nosso país já vive um momento muito difícil de politização da Pandemia com um presidente despreparado e também com muitos governadores e prefeitos desmedidos em sua ações. É momento de discrição, resiliência e empatia dos gestores públicos com as ações de medidas restritivas e, mais ainda agora, com a vacinação dos grupos mais expostos e vulneráveis. Pecar pelo excesso das exposições se torna inaceitável aos olhos da boa política pública. 
Tomando por exemplo inicial Sobral, vejo com bons olhos a postura do gestor Ivo Gomes (PDT), personagem político ao qual sempre confesso que tenho muitas ressalvas. Ivo tem se mostrado, sobretudo nessa segunda onda pandêmica, mais sensível em medidas de amparo ao trabalhador e tem nitidamente buscado não misturar política e vacinação. Nas ações de imunização promovidas pela Prefeitura de Sobral o protagonismo não é dele, e sim dos vacinados e dos protocolos de segurança que são proporcionados. 
Pires Ferreira, outra cidade a qual o Blog acompanha de perto as movimentações político-partidárias e da gestão, é motivo de registro de razoabilidade. A prefeita e médica Lívia Muniz (PDT) tem também se comportado com muita discrição nas ações municipais de enfrentamento a pandemia. 

IPU
Desde quando o primeiro lote da vacina CoronaVac chegou ao Ipu ainda no mês de janeiro, que o imunizante tem sido alvo de uma autopromoção por parte do Secretário de Saúde Sebastião Rufino e, em menor grau, do seu sobrinho, Robério Rufino (PCdoB), Prefeito de Ipu.  

Uma vez iniciada a vacinação, embora o primeiro Lote de aplicações tivesse como prioridade os profissionais de saúde na linha de frente de combate aos vírus, os Rufinos “simbolicamente” vacinaram a matriarca da família. Houve até uma enfermeira fazendo um “L” (símbolo de campanha dos apoiadores dos gestores de Ipu) pretensiosamente jocoso. Houve até um pedido do Promotor de Justiça local que fossem listadas os nomes dos vacinados: algo que se foi, não foi dada a devida publicidade. 

E nas últimas edições da vacinação ipuense lá estava o Secretário Tião Rufino fazendo dezenas de registros fotográficos para as redes sociais, buscando virtualmente e desnecessariamente tirar algum proveito político em um momento que toda e qualquer mínima aglomeração deve ser evitada. Ao observarmos a última edição da vacinação e após as críticas do "Aglomera, Vacina e Fotografa"  ocorrido no último dia 25/03, houve uma significativa melhora na logística para a plicação, mesmo assim, ainda houveram contratempos (aglomerações, filas, horário reduzido de aplicações....) em que o Secretário de Saúde precisa buscar em muito melhorar. 

OS IPUENSES DE JIJOCA SE RETRATAM 

O prefeito de Jijoca, Lindbergh Martins (PSD) e a sua Secretária de Saúde, a também ipuense Joila Mororó, foram alvo de exposição nos últimos dias até chegando à mídia nacional sobre o fato de terem, após apontados pelo Ministério Público (MP), “furado a fila” na vacinação contra a Covid-19. 

Em nota, a defesa de ambos informou que os próprios gestores do município procuraram o MP e propuseram um acordo para o pagamento da multa. Prefeito e secretária reforçam que reconhecem o erro e já pediram desculpas à população, buscando assim serem transparentes em relação à situação.

Sejamos coerentes aqui: o reconhecimento de um erro por parte de um gestor municipal é, inegavelmente, um gesto de grandeza e serve de exemplo para que se tenha a consciência que os excessos de autopromoção - embora Lindbergh afirme que pretendia apenas dar um bom exemplo, sejam evitáveis nesses tempos sombrios de pandemia. 

Nenhum comentário: