segunda-feira, dezembro 06, 2021

EM ELEIÇÕES SUPLEMENTARES, CANDIDATO DO MDB VENCE O DO PDT EM VIÇOSA DO CEARÁ

A maioria dos eleitores de Viçosa do Ceará escolheu Franci Rocha (MDB) para comandar a Prefeitura do Município pelos próximos três anos. O político recebeu 17.945 votos e derrotou Divaldo Soares (PDT), neste domingo (5). A chapa eleita no ano passado para comandar a cidade foi cassada pela Justiça Eleitoral. No novo pleito, o emedebista conquistou 52,56% da preferência do eleitorado.

Franci assume o cargo ao lado do vice-prefeito eleito, conhecido como Shill (MDB). Durante a campanha, Franci recebeu forte apoio de Zé Firmino (MDB), o prefeito eleito no ano passado que acabou cassado.

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

As eleições suplementares em Viçosa do Ceará foram determinadas depois que o prefeito reeleito em 2020, José Firmino, teve a chapa cassada. À época, o caso virou uma queda de braço na Justiça. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou a cassação por abuso de poder político e econômico ainda em fevereiro deste ano. Contudo, em maio, os dois voltaram a assumir a Prefeitura após liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A permanência era provisória, valendo apenas até que o recurso especial fosse analisado pela Corte, o que ocorreu em outubro. Atualmente, exerce o cargo de prefeito interino o presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Crente (MDB).

ELEIÇÕES EM OUTRAS CIDADES

Além de Viçosa do Ceará, o município de Barro, no Cariri, passa por eleições suplementares neste domingo. Em agosto deste ano, as cidades de Martinópole, Pedra Branca e Missão Velha também tiveram novos pleitos municipais. 

Já a cidade de Jaguaruana passou por nova votação no último dia 7 de novembro. As eleições deste fim de semana são as últimas realizadas no Ceará em 2021, mas ainda existem municípios do Estado que aguardam desfechos judiciais sobre quem irá comandar a Prefeitura até o final de 2024.

Em Itaiçaba, o prefeito Frank Gomes (PDT) teve o mandato cassado pelo TRE, junto ao vice, Nilsinho (PP). Como a decisão só deve ser executada após esgotados os recursos, eles permanecem no cargo até julgamento no TSE, para onde o processo foi remetido no último dia 25 de agosto. 

Em Morada Nova, o cenário é mais favorável ao prefeito Wanderley Nogueira (PT). Apesar de ser alvo de recurso interposto, pela coligação adversária, no Supremo Tribunal Federal (STF) tentando indeferir o registro de candidatura, a ação chegou à Corte após sucessivas derrotas na esfera judicial, no TRE-CE e no TSE.

Na última quarta-feira (1º), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará confirmou a cassação do prefeito Edezio Sitonio, e da vice-prefeita Érika Frota, ambos do PDT, do município de Coreaú, na região Norte do Estado.

A chapa, eleita no pleito do ano passado, estava sendo acusada, pelo Ministério Público, de abuso de poder e compra de votos. 

Em Capistrano, decisão em primeira instância cassou os diplomas e decretou inelegibilidade por oito anos do prefeito Júnior Saraiva (PSD), e o vice, Cláudio Saraiva (PSB), por abuso de poder político. Ainda cabe recurso no TRE.

Fonte: DN

Nenhum comentário: