terça-feira, abril 26, 2011

RESULTADOS DO SPAECE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE IPU APONTAM PARA SITUAÇÃO CRÍTICA

(Mesmo tendo os melhores resultados entre as Escolas de E.M do Estado, "O Murilão" foi municipalizado)
O resultado preliminar (e praticamente definitivo) da avaliação de 2010 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), em relação a Educação de Ensino Médio das três escolas públicas da Rede Estadual de Ipu –Murilo Aguiar, Auton Aragão e Delmiro Gouveia- subordinadas a CREDE 5, não é nada animador. Nenhuma das instituições públicas conseguiu atingir uma média satisfatória, ficando todas classificadas em estado CRÍTICO.
O sistema aplica uma prova de matemática e outra de português para todos os alunos do Ensino Médio. A pontuação obtida vai de uma escala de 0 a 500 pontos, obedecendo a seguinte classificação:
ADEQUADO ( acima de 325 pontos), INTERMEDIÁRIO ( entre 275 a 325 pontos), CRÍTICO ( de 225 a 275 pontos) e MUITO CRÍTICO (abaixo 225 pontos).
Ao observamos as médias por turmas e cruzando a média das notas e os dados com as de escolas em outras cidades o resultado é preocupante, pois percebemos que essa não é uma situação exclusiva do Ipu. Outro fato perceptível é que os alunos os quais são a maioria oriundos das escolas públicas municipais, tem notas baixíssimas no 1º ano do Ensino Médio, ou seja, quando se faz necessário terem vindo de uma sólida Educação Fundamental (antigo 1º Grau). Somente no 3º ano, após terem passados quase três anos no Ensino Médio promovido pelo Governo do Estado, é que os estudantes conseguem atingir notas que se aproximam de um padrão intermediário. Conclusão: a culpa principal não é das nossas escolas de Ensino Médio, pois existe um grave problema de base na educação do município desde quando ela passou a ser de responsabilidade dos gestores locais.
É claro que nesse universo, alguns poucos alunos individualmente atingiram notas ADEQUADAS, bem como algumas instituições tiveram ligeira melhora em relação aos números do ano anterior. O rigoroso concurso público de 2010 injetou grandes professores em diversas escolas, como é o caso da Escola Delmiro Gouveia que está repleta de grandes profissionais, sendo que o trabalho desses mestres só sairá nas avaliações divulgadas no ano que vem.
A grande verdade é que os educadores de qualidade (e que são muitos) que compõe as escolas Estaduais de Ipu esbarram na falta de estrutura, inexistência de incentivos, baixos salários, na falta de logística voltada para os vestibulares e principalmente de projetos verdadeiramente viáveis e não de caráter utópico.
Outro fato que chama atenção é que mais uma vez, como já havia ocorrido no último diagnóstico por escola da Prova do Enem, a escola Murilo Aguiar foi a que obteve as melhores notas. Detalhe: Não esqueçam que essa escola foi municipalizada pela atual Administração Municipal e se encontra em processo de liquidação.
A avaliação de sistema tem cada vez mais papel de destaque no contexto educacional brasileiro. No Ceará, particularmente, é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na Educação Básica. Criado em 1992, O SPAECE é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC). Tem como objetivo fornecer subsídios para formulação e monitoramento das políticas educacionais. Além disso, possibilita aos professores e gestores um diagnóstico situacional da educação oferecida na rede pública de ensino.

Confiram os resultados no site da SEDUC: Click abaixo:

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito completo e esclarecedor seu comentário sobre o spaece em Ipu.
Mais uma vez você demonstra conhecimento e imparcialidade na hora de fazer uma análise, e acima de tudo, com coragem e coerência.
Estamos vendo que infelizmente, os alunos do nosso município estão sendo prejudicados, pois não estão tendo o aprendizado demonstrado pela secretaria de educação do município, quando da apresentação de dados referentes à aprendizagem dos alunos da rede municipal.
Tratam-se de dados maquiados, com a finalidade de obter mais recursos oriundos do FUNDEB, e de outros projetos ligados à educação.
Aonde existem números positivos, é feito um investimento maior, tais como material didático, computadores, capacitação, construção de escolas modernas, e todo um apoio financeiro para o município manter e melhorar o nível de aprendizagem.