quarta-feira, dezembro 23, 2020

PIRES FERREIRA E OS FAVORITOS PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL


A sucessão da mesa diretora da Câmara Municipal de Pires Ferreira está ainda em aberto. Porém, indiscutivelmente, será do grupo de situação que sairá o nome para a nova presidência que governará em consonância com a prefeita eleita Lívia Mororó Muniz (PDT) a partir de 1º e janeiro. Dos nove vereadores eleitos, sete pertencem ao PDT que tem como referência maior o professor Marcos Marques, sogro da atual prefeita Marfisa Aguiar e também de Lívia. Os dois vereadores de oposição, Aldemir da Cerâmica e Nilton Anastácio, ambos filiados ao PTB encabeçado pelo candidato não vitorioso José Augusto Torres, não tem quórum para formarem uma chapa.

Dois nomes despontam no atual cenário: Jamile Mororó que é sobrinha da prefeita eleita e Eriberto Paiva, o edil mais bem votado com 583 votos e também marido da vice-prefeita reeleita Fabiana. 

A lógica aponta para um acordo em que um fique com o primeiro biênio e o outro fique com o segundo. Uma fonte muito ligada ao núcleo político da Família Marques, acredita que existe uma tese consistente que nos dois últimos anos de gestão, seria interessante que a presidência legislativa fosse ocupada por uma pessoa de escolha pessoal da prefeita eleita, o que no caso seria virtualmente a vez de Jamile, portanto no biênio 2023-24. Com esse cenário, o bicampeão de votos Eriberto seria o nome a ser convidado para ser o próximo a comandar o Poder Legislativo. 

OS CONTRAS 

Contra Jamile pesa o fato da mesma ter sido egressa no grupo de oposição, podendo gerar um certo desconforto aos vereadores que já militam no grupo nas últimas eleições. 
Porém, não há nada que impeça que Lívia exerça, nesse sentido, um força inicial de indicação e emplaque sua tia Jamile na presidência para o primeiro biênio. 
Contra Eriberto, apesar da sua força política ter sido fundamental para o fortalecimento do grupo de situação nos dois últimos pleitos, pesa a estratégia do clã dos Marques de não dar protagonismo a um pretérito pretendente ao cargo de prefeito em Pires Ferreira.  Porém, estamos falando de um primeiro biênio que ainda está distante da sucessão municipal e, sendo assim, o novo presidente da Câmara pouco interferia na virtual sucessão e/ou possível reeleição da prefeita Lívia em 2024. 

Dificilmente haverá rebeldia de algum outro pretendente, ao observar que não é muito prudente no início de uma gestão municipal contrariar interesses dos seus líderes. Mas não esqueçamos que o atual presidente Eduardo do Donato é um nome muito confiável aos atuais gestores e com boa aceitação entre seus pares. A Vereadora Francisca corre por fora, mas só terá chances se os dois propensos indicados refutarem o comando inicial da Câmara Municipal nessa nova legislatura.  

Nenhum comentário: