domingo, março 28, 2021

MAIS UMA VACINA DO BRASIL! - CONHEÇA A VERSAMURE ANUNCIADA PELO GOVERNO FEDERAL

Depois que o Instituto Butantan divulgou que pretende iniciar testes clínicos em abril da vacina ButanVac, o Governo Federal anunciou, na quinta-feira (26), que enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pedido para estudo das fases 1 e 2 da Versamune-CoV-2FC, a mais nova candidata à primeira vacina brasileira contra a Covid-19.

O imunizante nacional, que deve estar disponível só em 2022, será financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O produto será fruto de uma parceria entre a empresa brasileira Farmacore, com sede em Ribeirão Preto (SP), a norte-americana PDS Biotechnology e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Em entrevista ao Palácio do Planalto na sexta-feira (26), o ministro do MCTI, Marcos Pontes, disse que o governo federal apoiou 15 linhas de pesquisa de vacinas desde o ano passado. Entre todas, a Versamune-CoV-2FC foi a que "mais avançou nos testes pré-clínicos", podendo agora seguir para testagens em humanos.

O QUE FALTA PARA COMEÇAR?

Ao Estadão Conteúdo, a presidente da Farmacore, Helena Faccioli, disse que os testes clínicos devem demorar entre 9 e 12 meses, o que indica que a Versamune-CoV-2FC só deve estar disponível à população ano que vem.

"As fases 1 e 2 [de testes clínicos] terão 360 voluntários e devem durar de 3 a 4 meses. Se somarmos o tempo necessário para a fase 3, a gente prevê que todo o estudo clínico demore de 9 a 12 meses”, afirmou Faccioli.

A Farmacore divulgou também que os testes das duas primeiras fases – que devem custar mais de R$ 30 milhões – serão feitos em um centro clínico na cidade de São Paulo, onde, mais tarde, a vacina também deverá ser produzida em larga escala.

Nas fases 1 e 2 irão participar pessoas com idade entre 18 e 55 anos em um primeiro momento, e, depois, de 55 a 75 anos. Em seguida, na fase 3, que deve demandar investimento de mais de R$ 300 milhões, a pesquisa irá ser aplicada em várias partes do  Brasil, com previsão de até 30 mil voluntários.

COMO FUNCIONA A VACINA?

Faccioli contou ao site da CNN que a vacina Versamune-CoV-2FC tem a proteína spike do vírus Sars-CoV-2, que gera uma resposta imunológica que impede o agente infeccioso da Covid-19 se conectar às células do corpo.

Mesmo que a proteína falhe e o vírus se ligue a uma célula saudável, ele é combatido por células de defesa T, ativadas por uma partícula de gordura (um nano lipídio), também presente na vacina. Essa "gordura" de proteção, inclusive, ajuda que as pessoas que contraíram o Sars-CoV-2 uma vez não passem por uma reinfecção.

Como a vacina possui a proteína spike, ela tem portanto apenas um pedaço do vírus manipulado em laboratório. Isso significa que esse imunizante é mais tecnológico e parte da segunda geração de vacinas. Em contraste, faz parte da primeira leva, por exemplo, a vacina chinesa da Sinovac, a Coronavac, que usa o vírus inteiro inativado.

Fonte: REVISTA GALILEU

Nenhum comentário: