domingo, agosto 29, 2021

AILCA PROMOVE NOITE EDUCACIONAL E CULTURAL COM O PRÊMIO ARCHIMEDES MEMÓRIA

Aconteceu ontem, 28/08, na Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes (AILCA), a culminância do Prêmio Archimedes Memória em sua 1ª edição. A noite cultural e educacional foi comandada por Francisco Martins de Souza Torres, presidente da AILCA, e contou com a presença de vários acadêmicos, alunos agraciados, coordenadores escolares, convidados e imprensa. O evento também faz parte da agenda cultural dos acadêmicos alusiva aos 181 do município de Ipu.

Também na ocasião, a acadêmica Francisca Ferreira da Silva, apresentou objetos de trabalho e um quadro com uma fotografia do homenageado, o arquiteto ipuense Archimedes Memória (1893-1960). A professora e escritora ressaltou que essas relíquias estarão agora fazendo parte do acervo da arcádia ipuense com sede na Casa Osvaldo Araújo no centro de Ipu. 

Em transmissão no formato de videoconferência (youtube), o evento foi abrilhantado com a participação remota do Dr. Péricles Memória Filho, arquiteto e neto do homenageado e residente no Rio de Janeiro. Quem também fez parte do evento de maneira online foi o doutorando carioca Diego Dias, também arquiteto e estudioso das obras e do estilo artístico de Archimedes.  

Outro ponto máximo do evento foi a entrega de medalhas (ouro, prata e bronze) e certificados aos alunos que se submeteram a prova realizada de forma presencial no último dia 14/08, a qual cobrou conhecimentos em Matemática, História das Artes e dados biográficos do renomado arquiteto ipuense. A prova teve 20 (vinte) questões e foi elaborada pelos professores Kléber Teixeira e Osnar Magalhães. As notas de corte dos medalhistas foram de 15 a 17 acertos. Os estudantes que acertaram 14 questões, receberam certificados de Menção Honrosa da Comissão Organizadora do Prêmio. 

As escolas que conquistaram a medalha de ouro receberam uma placa comemorativa e os alunos que conquistaram os primeiros lugares receberam também celulares como premiação. A oferta da premiação dos aparelhos contou com o patrocínio do acadêmico Augusto Pereira Pontes e do deputado estadual Bruno Pedrosa.

Confira a relação dos alunos medalhistas:

* ANTÔNIO VIEIRA DE OLIVEIRA JÚNIOR (OURO) - COLÉGIO IPUENSE;

* LAUREN PAIVA CAVACANTE (OURO) PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* MARY RODRIGUES COSTA (OURO) -EEEP TARCÍSO ARAGÃO;

* CÁSSIA CIBELLY BEZERRA COSTA DIAS (PRATA) - PATRONATO SOUSA CARVALHO;

 * DÉBORA LUISA FREITAS ARAÚJO (PRATA) - COLÉGIO IPUENSE;

* Fco. EDUARDO JERÔNIMO DE SOUSA FILHO (PRATA)-  PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* THAMIRES MARTINS DA SILVA (PRATA) - EEEP TARCÍSO ARAGÃO;

* ROBERTA LARISSA SOARES DA SILVA (PRATA) - PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* RAFAEL ANDRADE DA SILVA (PRATA) - EEEP TARCÍSO ARAGÃO;

* ANDERSON GABRIEL PRUDÊNCIO ALVES (BRONZE) - EEEP TARCÍSO ARAGÃO;

* Fco. FABRÍCIO RIBEIRO EUGÊNIO (BRONZE) - PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* ANTÔNIO MATEUS MELO DAMASCENO (BRONZE)- COLÉGIO IPUENSE;

* MARIA DIOVANA FÉLIX DE OLIVEIRA (BRONZE) - EEEP TARCÍSO ARAGÃO:

* VYDA TORRES ARAGÃO (BRONZE) - PATRONATO SOUSA CARVALHO.

Nenhum comentário: