quinta-feira, novembro 01, 2012

Faltam 2 dias: DICAS PARA A PROVA DO ENEM

Daqui a dois dias, será realizado mais um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. À medida que a data se aproxima, a ansiedade dos candidatos que buscam ingressar nas universidades aumenta. No Ceará, segundo a Secretaria de Educação (Seduc), 104 mil alunos do terceiro ano do Ensino Médio devem fazer a prova.

Esse número, porém, é maior, considerando os estudantes de escolas particulares e de cursinhos preparatórios para o exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que não pode divulgar à imprensa o número de inscrições por Estado. No Brasil, cerca de 5,7 milhões de pessoas farão o Enem.


Às vésperas da prova, os candidatos devem priorizar a questão emocional, e não a cognitiva, como explica o professor de Língua Portuguesa, João Filho, do Colégio Ari de Sá, localizado em Fortaleza. Ele conta que, diferentemente das tradicionais provas de vestibular, o Enem não demanda um conhecimento enciclopédico, mas raciocínio dedutivo e, sobretudo, interpretativo.

Informações


"Antes, até na véspera do vestibular, valia a pena bombardear o aluno com informação. Com o Enem, não faz sentido trabalhar a fixação do conteúdo. A prova não cobra o decoreba", declara o professor, que ajudou a elaborar os fascículos do Diário do Nordeste de preparação para o exame. O material foi preparado em parceria com Sistema Ari de Sá de Ensino (SAS).


E como se preparar emocionalmente para fazer uma boa prova? Na opinião de João Filho, é importante que os candidatos fiquem perto de familiares e amigos, não mudem a rotina no dia anterior à prova, evitem comer alimentos diferentes e não realizem atividades estressantes.


Ele lembra que, nos dois dias, a prova do Enem começará às 13h. Mas, como o Ceará não está incluído no horário de verão, o teste será aplicado ao meio-dia. É bom que o candidato chegue com, pelo menos, uma hora de antecedência. "É preciso levar documento de identificação, o cartão de identificação e caneta esferográfica preta e não portar aparelhos eletrônicos, como o celular, nem relógio digital".


A prova é composta por 180 questões divididas, igualmente, entre as quatro áreas do conhecimento. No dia 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e meia e 45 questões cada. No dia 4, são as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões cada, e também a Redação. O segundo dia possui duração de cinco horas e meia.


"A prova do Enem não é compatível com o tempo disponibilizado. Os candidatos têm, em média, três minutos para resolver cada questão. É uma corrida contra o tempo. A pessoa sai da prova derrotado fisicamente", avalia João Filho. Ele sugere que, para minimizar o cansaço, o estudante leve ao local da prova uma garrafa d´água, uma barra de cereal e uma barra de chocolate.

Conteúdo

A aluna Ádria Andrade da Silva, da Escola Governador Adauto Bezerra, concorda que não adianta o aluno ficar revisando o conteúdo às vésperas do Enem. Ela cursa o terceiro ano e busca uma vaga no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A estudante passa a maior parte do tempo na escola, participando de aulões e recebendo orientação. "Sempre a gente procura estudar mais no terceiro ano, mas estou preparada para a prova, pois o colégio realizou vários aulões, simulados e eu estudei muito em casa", pontua.


Escola pública investe no ProUni


"Nunca desista, lute!", "O que eu quero é foco. O que eu consigo é mérito", "Por trás de cada sucesso existe um objetivo", "A persistência é o menor caminho para o êxito". Frases de motivação como essas estão em cartazes espalhados por toda a parte na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra.


A instituição pública, onde estão matriculados alunos de todas regionais da Capital, é referência na cidade pela qualidade do ensino. O esforço para que os estudantes entrem em universidades por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) vem crescendo a cada ano. Em 2008, um total de 17 conseguiu vaga no Ensino Superior. No ano passado, foram 155, um acréscimo de 137%.


No Estado, o percentual é ainda mais expressivo. Conforme a Seduc, em 2008, 1.054 alunos da rede estadual entraram na universidade por meio do Enem. Em 2011, foram 5.582, um aumento de 529,6%.


"Temos organizado células de estudo, laboratórios de redação, oficinas de atualidades e reagrupamento dos professores de modo a atender os estudantes de forma individual", informa o diretor Humberto Mendes.


A Seduc diz que cerca de 200 escolas de todo o Estado promovem "sabadões", com aulas para o Enem. Destas, cerca de100 estão na Capital.


SAIBA MAIS


Erros a serem evitados


Pressa em ler os enunciados Não dê ouvidos a quem pede para "pular" o enunciado da questão e ir direto à pergunta. O Enem é uma prova para leitores competentes.


Não fazer a redação
Essa prova exigirá um texto em prosa, dissertativo-argumentativo, normalmente com temática social, defendendo uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, fundada em argumentos consistentes e apresentados estruturados de forma coerente e coesa, obedecendo à norma padrão da Língua Portuguesa


Não fazer a prova toda
A gestão do tempo é crucial. Se você for disciplinado, já tem um grande diferencial a seu favor. Se demorar muito em algumas questões, você pode usar a tática do "pega-varetas", ou seja, comece com as mais fáceis e depois vá para as difíceis


Preencher errado
Você deve entregar a folha de respostas preenchida antes do término da prova. Deixando essa tarefa por último, as chances de erro ou nervosismo são reais


Fonte: Claudio Paris (pós-graduado em Educação pela USP)/ Adaptação de texto Professor Kleber Teixeira

Um comentário:

Marcos Masceno disse...

E que venham os novos engenheiros, médicos, advogados, enfermeiros, professores...
Enfim, boa sorte moçada!