quarta-feira, fevereiro 19, 2014

"DO AÇÚDE DO BONITO NÃO SAIRÁ MAIS NENHUMA GODA D'ÁGUA", DIZ PREFEITO DE IPU

Com apenas 3,58% da capacidade, o açude Bonito localizado em Ipu (à 13 km da sede) está se tornando-se um depósito de pedregulhos, mato e ossadas de peixes.
Culpa da pouca chuva dos últimos anos? Também. 
"Mas baixou muito mesmo devido ao calor. A evaporação é responsável por cerca de 80% da perda de água do nosso principal reservatório de água" é o que atesta o operador do SAAE de Ipu, Carlos Antônio Araújo Gomes (Ném). 

"A última vez que vi o açude do Bonito mais seco do que está agora foi no ano de 1983" conta a dona de casa, Dª. Joana (foto abaixo) que mora as margens do açude a mais de 60 anos. Ela acrescenta: "a gente nunca viveu uma seca tão grande como essa. Estamos pedindo a Deus pra dar uma chuva boa logo se não a situação vai complicar mais ainda." disse. 
Com a falta de água encanada moradores utilizam as águas do açude para afazeres domésticos. A SDA e a PMI estão  fazendo as obras para trazer abastecimento para as casas 

Apesar do baixo nível e da água nem sempre apropriada, moradores do Bonito reclamavam da retirada da água para abastecer a cidade sede do município. “Está difícil de viver. E vai ficar pior se Deus não mandar um bom inverno. Deu na TV que o desse ano vai ser menor do que o do ano passado. Mas só Deus quem sabe. A gente tem esperança. A gente viu esse açude aqui cheio e ver assim agora a tristeza é grande”, resume o agricultor que passava pelo local quando fazíamos o registro fotográfico. 

O diretor do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), Elisafran Mororó de Ipu diz que do açude Bonito apenas 20% era retirado para abastecer o município de Ipu o restante vem do Açude Araras, que está também em condições criticas (em janeiro estava com 22% de sua capacidade). Desde o último sábado (15/02) que o sistema que retirava água do açude foi desligado pelo próprio prefeito Sérgio Rufino após a solenidade de assinatura da ordem de serviço para abastecimento de água encanada para as comunidades de Bonito, Timorante, Alto Alegre e Jatobá dos Rodrigues. 

Sérgio Rufino afirmou que do Açude Bonito não sairá mais nenhuma gota d'água a não ser por extrema necessidade. 

O Açude do Bonito 
O Açude do Bonito que teve sua obra concluída em 1924 com capacidade total de 6 milhões de metros cúbicos, hoje [sábado] está com apenas 215 mil metros cúbicos de água em uma área de 104,450 Ha. 
Fonte: IpuNotícias/ Capa da Matéria: Netcina
____________________________________________________
LEIA MATÉRIA RELACIONADA


Um comentário:

Anônimo disse...

Depois que o açude está seco, vem dizer isso??? ninguém é bobo não, aqui no bonito.