segunda-feira, fevereiro 10, 2014

GUARDA MUNICIPAL X PREFEITO DE IPU - ACUSAÇÃO DE POLITICAGEM E REPRESÁLIAS PODEM ENFRAQUECER O MOVIMENTO

Através de um relato de ex-servidor municipal publicado na internet vamos saber de fato o que esses profissionais da segurança pública de Ipu querem. com medo de represaria nenhum dos atuais guardas municipais comentam o assunto na imprensa. O ex-GDA municipal Jairo Alves que foi  guarda municipal de Ipu durante 8 anos, quebrar esse tabu e resolver falar da problemática enfrentada pela categoria durante os últimos anos.

Segundo o ele as principais reivindicações da categoria são: Adicional noturno, Hora extra, Risco de vida, Plano de carreira próprio da classe, onde fosse definida uma porcentagem de salário mínimo e Ascensão profissional dentro da carreira. "essa luta dos guardas municipais de Ipu é muito antiga, em busca de melhorias, para que os 'politiqueiros' não os acusem de estar fazendo oposição contra o gestor atual, lembro-vos que a luta vem desde sua criação no ano 2005" escreveu Alves

Leia na íntegra o relato o ex-agente afastado desde o ano passado

"Sempre fui um fervoroso defensor da classe. Desde que foi criada no ano de 2005, que a classe vem sendo desprezada por parte da administração pública municipal. Só para que o público tome conhecimento durante todo ano de 2013, tentamos entrar em contato com o então prefeito de Ipu, como já havíamos feito em gestão anteriores, mas sem nenhuma resposta. O que os Guardas Municipais estão reivindicando é só o que é de direito como Adicional Noturno, Hora Extra, Risco de Vida e Plano de Carreira! A guarda tem 8 anos, já era pra ter um plano de carreira próprio da classe, onde fosse definida uma porcentagem de salário mínimo, e valor de adicionais, bem como um ascensão profissional dentro da carreira.

Em 2013 representantes da guarda enviaram copia de um projeto de plano de carreira ao executivo municipal além de entregar cópia do projeto aos vereadores do município, o que foi até citado em uma sessão da câmara no dia 28 de fevereiro de 2013, onde os vereadores Manoel Palácios, Hilton Belém, Francisco Edvan (Monga), Efigênia Mororó e Carlos Amarante mostra apoio ao projeto, só que nunca o projeto foi posto em pauta ou até mesmo discutido na câmara. Não tenho nada contra o secretário de segurança do município, mas seguindo uma orientação da Secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP) que diz, “As Guardas Municipais devem ser dirigidas por representantes de carreira da categoria”, ou seja, quem deve comandar a Guarda Municipal deve ser um membro da guarda municipal.

Outra questão importante é que guarda municipal, deve proteger os bens, serviços e instalações municipais, e não fazer o trabalho de Agente de Transito, se há um órgão municipal responsável pelo trânsito no município, que tem seu efetivo atual de 04 agentes, que desde de 2013, trabalham e mais 06 aguardando para ser convocados, por que remanejar guardas municipais para um órgão que possui seu efetivo? Veja que municípios como Sobral e Fortaleza, o trânsito é municipalizado, ou seja, responsabilidade do município com órgãos próprios e independentes. Guarda Municipal é um serviço e Agente de trânsito outro distintos. Em Ipu os guardas municipais eram para estar no prédio da Estação, da Casa de Cultura nas escolas municipais e nas praças protegendo os bens do povo de Ipu e não fiscalizando o trânsito, eles até podem auxiliar, mas não fazer o serviço de fiscais de trânsito que é diferente. Para que os guardas municipais preste um serviço de qualidade aos ipuenses é necessário que seja valorizados, com salário digno e com equipamentos que realmente sirvam a população de Ipu.

Assim, essa luta dos guardas municipais de Ipu é muito antiga, em busca de melhorias, para que os “politiqueiros” não os acusem de estar fazendo oposição contra o gestor atual, lembro-vos que a luta vem desde sua criação no ano 2005 e já teve vários momentos e este é mais um, onde só a união da classe garantirá o êxito em alcançar as reivindicações.
Fonte : Ipunotícias

Nenhum comentário: