quinta-feira, outubro 20, 2022

CEARÁ - QUAIS OS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS QUE NÃO "OMITIRAM" APOIO A BOLSONARO NO 1º TURNO?

Dos cinco deputados federais eleitos ou reeleitos pelo PL no Ceará, apenas dois abraçaram a campanha pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Ceará durante o primeiro turno: o deputado estadual André Fernandes, o mais votado para deputado federal; e Dr. Jaziel, reeleito. Os outros três, o deputado federal reeleito Júnior Mano e os novatos Matheus Noronha e Yury do Paredão só agora tornaram público o apoio em suas redes sociais. 

O movimento se estendeu também a outras lideranças que já indicavam alinhamento com o presidente da República, mas que, na campanha oficial, evitaram declarações públicas de apoio. É o caso do deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), que adotou discurso de neutralidade enquanto disputava o Governo do Estado, e outros integrantes do mesmo partido, como o deputado federal reeleito Moses Rodrigues e a deputada federal eleita Dayany do Capitão, esposa de Wagner.

Com o histórico de vitória de candidatos petistas a presidente no Ceará e vantagem de Lula (PT) nas pesquisas de intenção de voto no Estado, não foi novidade Bolsonaro ficar "escondido" em campanhas principalmente para cargos no Legislativo. Em 2020, a ausência do presidente na campanha de Wagner pela Prefeitura de Fortaleza também foi alvo de críticas.

No primeiro turno de 2022, Lula venceu nos 184 municípios do Ceará, com 65,91% dos votos válidos. Bolsonaro teve 25,38% dos votos válidos (1.377.827 de votos), enquanto em 2018 recebeu 21,74% (1.061.075), percentual que foi ampliado em 29% desde 2018.

QUEM DECLAROU APOIO

Desde que homologou candidatura a deputado federal, Matheus Noronha, filho do deputado federal Genecias Noronha e da deputada estadual Aderlânia Noronha, mesmo filiado ao PL, não fez nenhuma menção a Bolsonaro em suas redes sociais. Nos registros de campanhas pelas ruas, não há também bandeiras ou adesivos que remetam ao candidato nacional do partido.

A família de Matheus governa há anos a cidade de Parambu, no sertão cearense. Lá, Lula teve 69.9% dos votos (13.672) contra 23,6% de Bolsonaro (4.622). Na mesma cidade, Matheus teve 72,2% dos votos, 14.046 - um vantagem atípica para a disputa no Legislativo, que costuma ser mais pulverizada. Ou seja, boa parte dos eleitores de Parambu votou em Lula e em Matheus Noronha. 

Mesmo assim, há menos de uma semana, o deputado federal eleito usou as redes para declarar apoio a Bolsonaro no 2º turno. "Nesse 2º turno, é 22!", escreveu Matheus junto com fotomontagem ao lado do presidente. Quem seguiu o embalo foi o prefeito de Parambu, Rômulo Noronha, primo de Matheus.

Mesmo assim, há menos de uma semana, o deputado federal eleito usou as redes para declarar apoio a Bolsonaro no 2º turno. "Nesse 2º turno, é 22!", escreveu Matheus junto com fotomontagem ao lado do presidente. Quem seguiu o embalo foi o prefeito de Parambu, Rômulo Noronha, primo de Matheus.

Com informações do DN


Nenhum comentário: