quarta-feira, outubro 12, 2022

PDT X PT - SÉRGIO AGUIAR E CLÁUDIO PINHO ESTÃO ENTRE OS "REBELDES" QUE RESISTEM EM APOIAR LULA

Na última segunda, 10/10, Cid Gomes apareceu no encontro do PT e anunciou que atendendo a um pedido de Camilo Santana, estaria unindo o PDT em torno do pedido de voto para Lula no 2º turno na órbita cearense. No evento, vários prefeitos do PDT estiveram presentes, mas percebeu-se nitidamente a ausência de vários deputados eleitos no pleito passado. 

O deputado federal e presidente estadual do Partido, André Figueiredo, puxou a fila dos ausentes, o que já é por si um fato emblemático. Além dele, outros parlamentares como Queiroz Filho, Cláudio Pinho (primo de Roberto Cláudio) e Antônio Henrique, próximos do ex-prefeito Roberto Cláudio, não compareceram à reunião com o ex-governador. 

Há arestas a serem aparadas com líderes do PDT que ficaram em palanques opostos ao PT na eleição estadual no primeiro turno. Os pedetistas seguem rachados assim como os irmãos Ferreira Gomes. Dentro do partido, existem vozes que não aceitam a liderança do senador Cid Gomes, que impõe aos filiados voto em Lula no segundo turno da Eleição para presidente. 

SÉRGIO AGUIAR

Entusiasmados com mais quatro anos de mandato e certos que o poder os garante independência política, os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Marcos Sobreira e Guilherme Landim e o deputado federal Mauro Filho condicionaram o apoio à candidatura de Lula no 2º turno a uma conversa prévia com o Governador eleito Elmano de Freitas (PT).

DOIS GRUPOS DE DEPUTADOS

Os deputados estaduais que se aliaram ao ex-governador e senador eleito Camilo Santana na defesa da candidatura à reeleição da Governadora Izolda Cela foram tratados com indiferença e desafetos no núcleo da campanha do candidato Roberto Cláudio. Nessa lista, estão os deputados Evandro Leitão, Osmar Baquit, Joevá Mota, Salmito Filho e Romeu Aldigueri – todos reeleitos.

Dos cinco pedetistas dissidentes, um – Jeová Mota, foi punido com o corte de recursos do Fundo Eleitoral do PDT porque estava bem próximo ao palanque de Elmano de Freitas (PT). Os demais não compraram briga e optaram pelo silêncio sobre a candidatura de Roberto Cláudio.

BLOCO PRÓ-ROBERTO CLÁUDIO

A outra ramificação na bancada do PDT é composta pelos deputados estaduais que, desde o primeiro momento, se aliaram ao bloco que barrou a candidatura de Izolda Cela e se engajou à campanha de Roberto Cláudio. O bloco tem os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Queiroz Filho, Marcos Sobreira, Oriel Filho, Cláudio Pinho, Guilherme Landim e Antonio Henrique, que é presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e, nas eleições deste ano, conquistou o primeiro mandato na Assembleia Legislativa.

LIA GOMES

Eleita para o primeiro mandato, a deputada estadual Lia Gomes ficou dividida diante dos conflitos que deixaram os irmãos Cid e Ivo longe do palanque da candidatura de Roberto Cláudio, bancada pelo presidenciável Ciro Gomes. Sem embaraços, nem contratempos, Lia irá integrar à base de apoio ao Governo de Elmano de Freitas. 

Nenhum comentário: