sexta-feira, fevereiro 28, 2014

PREFEITO DE IPU EMITE NOTA EXPLICANDO POR QUE O IPU DEVE TER O CARNAVAL 2014

O município de Ipu, reconhecido pelo Governo Federal e Estadual como destino potencialmente turístico, inserido no roteiro turístico do Estado do Ceará, conta com um dos mais belos cartões postais da natureza, a famosa Bica do Ipu, uma cachoeira com 130 metros de altura, que atrai turistas de várias partes do Brasil. Além das belezas naturais, consta na Agenda Cultural do Município, a nossa Tradicional Festa de Carnaval, com desfiles de blocos e trio elétrico, conhecida como “Ipufolia”, uma festa pública e gratuita, de caráter popular, que proporciona aos ipuenses e aos visitantes de toda a região, a possibilidade de participar da maior e mais tradicional Festa Cultural do Brasil. Saliente-se que referido evento prestigia não apenas o carnaval de rua, pois, na atual conjuntura, desenvolve atividades destinadas às crianças e idosos, propiciando alegria a todos. Nossa população é de 40 mil habitantes. Estima-se que 30% dessas pessoas irão participar do Carnaval, se cada um desses ipuenses gastar 20 reais por dia, teremos uma expressiva injeção de recursos nos 5 dias de eventos.Todo esse recurso deverá ser gasto aqui em Ipu, ou em outro lugar, caso não haja a realização do Carnaval em nosso município. Existe, ainda, a provável vinda de pessoas de outras cidades para Ipu, significando uma injeção extra de recursos na economia local, tendo em vista que a maioria dos municípios desistiu de realizar a festa do carnaval.

Referenciado em toda a região, tal evento configura-se como imprescindível para o comércio e prestadores de serviços do Município e, consequentemente, para os cofres públicos que acaba de forma direta e indireta sendo beneficiado com o incremento na arrecadação do ISS (já existe nota eletrônica) e, principalmente com o ICMS, haja vista que há um aquecimento considerável da economia nesse período carnavalesco. Dessa forma, há um grande aquecimento em diversas atividades, dentre os quais podemos citar os ambulantes, feirantes, costureiras, camareiras, garçons, vendedores, taxistas, cozinheiros, cabeleireiros, manicures, moto-taxi, etc. Há muitas famílias que esperam ansiosas por esse momento. O faturamento nesses cinco dias garante a sobrevivência por muito tempo. Assim, pode-se constatar a importância da realização de tal evento no Município, o qual vem ininterruptamente promovendo-o há mais de 26 anos, e proporcionando a Cidade, não apenas divertimento, mas, uma intensa movimentação de pessoas, de todas as classes e, com isso, causando uma efervescência nos setores de comércio, hotelaria, restaurantes e serviços.

 O erário municipal arcará com os custos do evento. O recurso alocado para suportar as despesas do carnaval não depende nem do Estado e muito menos da União. A administração municipal fez um planejamento financeiro e está com o caixa pronto para arcar com as despesas do evento. Apesar de 2013 ter sido um ano atípico causado pela negligencia do Governo Municipal anterior, a atual administração no decorrer do exercício, colocou a Casa em ordem, ou seja, vem pagando os servidores e fornecedores rigorosamente em dia, recolhendo as contribuições previdenciárias devidas, enfim conseguiu o impossível que foi resgatar a credibilidade do município perante os servidores e os comerciantes locais. A prefeitura tem dinheiro em caixa para pagar o carnaval, não tem fornecedores atrasados e a folha de fevereiro foi paga no dia 27. Ou seja, dentro do próprio mês.

 As situações de emergência e outros desafios são prioridades e, a Administração Respeito e Transparência está fazendo grandes esforços neste sentido, como comprova o conjunto de ações de socorro e combate aos efeitos da estiagem, realizados diretamente e/ou em parceria com o Estado e União, no entanto, a não realização do carnaval, significa a possibilidade do município perder uma grande injeção de recursos em sua economia durante esse período. Ou seja, os cuidados com a seca e situações de emergência precisam ser prioritários, mas não se pode executar medidas que amplifiquem ou que promovam o desequilíbrio econômico e social do Município.

 Diante dessas circunstâncias, a Prefeitura de Ipu, depois de ouviu a opinião população bem como todos os seguimentos da Sociedade, acredita que a situação do Município permite a realização do evento, pois, como ficou demonstrado, ninguém será sacrificado. Existe recurso em caixa. Os recursos da educação e saúde são intocáveis, ou seja, são garantidos por leis especificas e pela própria Constituição Federal. Por fim, não podemos esquecer que a estiagem é preocupante, porém, é preciso encontrar alternativas de sobrevivência. E o turismo é sem dúvida o ponto forte de Ipu. Assim, não convém abandoná-lo. Assim sendo, os gastos com o carnaval não irá agravar os reflexos da seca, pelo contrário, como visto, muitas famílias serão beneficiadas e certamente ficarão gratas pela oportunidade de prestar algum tipo de serviço ou vender alguma mercadoria e ganhar uma renda extra que não seria possível sem a realização do evento.

 Ipu Ceará, 27 de fevereiro de 2014

  Carlos Sergio Rufino Moreira

          Prefeito Municipal
Fonte: Site da PMI

7 comentários:

Anônimo disse...

Isto é um absurdo!
Pronunciar que guardou dinheiro em caixa para carnaval
Carnaval não enche barriga, e nem passa a sede, é uma festa a parte, o povão do Ipu, traz no sangue o gosto pelo carnaval, tem a bica que ficou um esplêndido , para fazer o carnaval usou a desculpa da Bica, até que enfim valorizou uma coisa boa da ex - gestão, para ganhar uma comissão,faz qualquer coisa, é um grande artista
Pode se virar prefeito, para trazer água, pagar bem os servidores municipais, pagar os atrasados, tá igual menino, não quer tomar jeito, vive dizendo que o ex - prefeito deixou as coisas fora do lugar, e não quer ajeitar as coisas boas para os servidores, não venha com esta prefeito, tá tirando é a paciência do funcionalismo , com esta história fixa na cabeça, ajeite pra logo para pagar os meses que ficou do ex- prefeito, só quer falar, e não quer fazer, fazer a propaganda contra o ex- prefeito é bom demais, num é?
Ninguém ver que coisas foram estas que ficaram fora do ligar, pare de falar, e comece a fazer.
Parece que ficou foi cego, não tá vendo as manifestações, os sindicatos reclamarem.
Onde tá o povão de preto?
Só na peixada, aproveitando!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

A RESSACA, VEM É NA QUARTA FEIRA E CINZAS...E SEM ÁGUA...IMAGINE.. A POPULAÇÃO É SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS.

JULIO gomes DE mESQUITA.

Anônimo disse...

Fuja da injeção do Prefeito
A não realização do carnaval, significa a possibilidade do município perder uma grande injeção de recursos em sua economia durante esse período.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por isto não beba, se beber vai tomar a injeção do doutor da liberdade, no hospital municipal.
Lá tem confusão toda hora, no carnaval então , o bêbado chega com umas, e sai com todas , kkkkkkkkkkkkkkkk
Cuidado com a Glicose

Anônimo disse...

Lamento o retrocesso que passa nossa amada Ipu, a prioridade é água, em Quixadá uma dos mais belos e maiores carnavais foi cancelado devido á seca, ja se cavaram 26 poços com o dinheiro das bandas e do trio, em Ipu ao que parece a ressaca vai ser braba, e a popularidade do atual prefeito descerá ainda mais pelo ralo,.. descarga seca claro.

Ipuense do sertão central.

Anônimo disse...

Eita....Carnaval fraco.Mesmo com tanto dinheiro o prefeito certinho não conseguiu fazer o Carnaval que os ipuenses esperavam. Oh,que saudades dos Carnavais da Corrinha e do Sávio....

Anônimo disse...

SAUDADES DO DESMANDO DA LADROAGEM ISSO SIM SE CONFERMEM QUE VEM MAIS ARAPIRACA VOCES PENSAVAM QUE IRIA FALAR AGUA E QUEBRARAM A CARA NESSES QUATROS DIAS A CAIXA ENCHEU TODAS AS NOITES ISSO SIGUINIFICA QUE A CIDADE ESTAR BEM ABASTECIDA FLAVIO CENTRO IPU CE

Anônimo disse...

É no carnaval não faltou água, pois religaram do bonito, que, prometeram não sair mais uma gota..ler blogs do prefeito, agora a ressaca vem agora,,,sem água sem saúde e sem hospital.