domingo, outubro 11, 2015

Sem Protagonismo: EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IPU ESTÁ COM UM DOS PIORES ÍNDICES DO ESTADO NO IOEB

http://www.ioeb.org.br/comparacao
Click na imagem e acesse dados oficiais

Foi lançado no último dia (7) em São Paulo um novo índice que mostra como está a educação nos municípios: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Ele é uma inciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho. Em uma escala de zero a dez, o indicador combina os resultados educacionais (anos iniciais e finais do IDEB e a taxa líquida de matrículas) e condições que cada cidade oferece, incluindo as horas de aula por dia, escolaridade dos professores, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil. 

De acordo com os dados, o Ceará vai se firmando como bom exemplo. Três cidades do estado aparecem nos primeiros lugares do índice de oportunidades da educação brasileira. O país como um todo ficou com nota 4,5. Sobral parece em primeiro lugar com 6,1 e já virou referencia pelo investimento na qualificação de diretores e professores.

INDICADORES MUNICIPAIS PUXAM IPU PARA OS PIORES DO ESTADO
Em mais uma avaliação global divulgada, infelizmente, como já é praxe, a cidade de Ipu está entre os piores índices do Ceará. Dos 184 municípios avaliados em solo cearense, o Ipu ficou na melancólica posição de 176º. Esses dados revelam que a educação ipuense, e, em especial, observando as potencialidades promovidas pelo poder público municipal, vive num marasmo onde a Secretária Terezinha Rufino, irmã do Prefeito Sergio Rufino, ocupa o cargo de maneira apática e desarticulada com as demais redes de ensino.

PIOR DA CREDE 5
Fazendo um comparativo com todas as cidades da Crede 05 de Tianguá, a qual o Ipu é setorizado, a Terra de Iracema fica na última colocação. Num momento em que o jovem ipuense sonha coma vinda de uma Universidade para a nossa região, como o Prefeito terá poder de convencimento com esses dados em mãos?

PARADOXO
Enquanto a educação privada, sobretudo instituições de qualidade como o Patronato Sousa Carvalho e o Colégio Ipuense, sem esquecer das escolas da rede estadual com seus competentes diretores, fazem o Ipu ser patagonista em nossa região, a educação do município vive sem projetos e sem dialogo com a comunidade escolar. 

Idealizadores
O IOEB foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e autor do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e por Fabiana de Felicio, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.
Os idealizadores explicam que o novo índice é uma soma de vários indicadores.
“São indicadores de resultado e têm indicadores de insumos, também. Qualidade dos professores, tempo de jornada na escola das crianças, experiência dos diretores”, explica Fabiana de Felício, coordenadora do Iobe. “Nós olhamos nota de prova, olhamos o fluxo - se os alunos estão passando de ano, se têm possibilidade de os menorzinhos em matrícula em educação infantil, e se eles estão completando na idade correta. Então todos esses elementos são capturados no indicador”, afirma Reynaldo Fernandes. "São as oportunidades ao acesso de educação de qualidade [que estão sendo mensuradas." diz o idealizador Reynaldo. 

Veja os dados aqui 

4 comentários:

Anônimo disse...

Já já o netcina faz um malabarismo matemático e da um jeito de colocar o Ipu nas cabeças...kkkkkkkkkkkkkkkkk
Q administração ridícula!!!!!

Anônimo disse...

Será que foi por isso que a excelentíssima secretária pediu licença do cargo???? Depois da m.... feita? ?? Vai bem querer q a outra obre milagre, e conhecendo bem a outra vai querer mostrar serviço e vai acabar metendo os pés pelas mãos. Educação se faz com compromisso , trabalhado e união. E não com festas , glamour e ostentação para um grupo de técnicos da secretaria para postarem nas redes sociais. Valorizem os professores! Paguem os fundebs, deixem de mandar recadinhos de ameaças, coloquem transportes de qualidades pra essa classe que realmente fazem a diferença e vejam quanta diferença faz um profissional satisfeito. Fica a dica # BOM TRABALHO!!!

Anônimo disse...

Essa administração nunca pagou o rateio do Fundeb pq gastaram com o q a lei não permite, como camisetas, transporte escolar e etc... As contas de gestão vêm aí pra comprovar isso, aguardem!

Anônimo disse...

MUITO TRISTE A SITUAÇÃO DE IPU. BURACO, LIXO, É A RECEPÇÃO DE QUEM CHEGA A CIDADE, QUE ESTÁ ESCURA, TRISTE e SEM VIDA, NÃO TEM SAÚDE E OS NUMEROS DA EDUCAÇÃO FAZEM VERGONHA. SERÁ QUE O IPU AGUENTA MAIS 4 ANOS DISSO?

Esteves.