quarta-feira, novembro 11, 2015

Cassação:: CUNHA SE ENROLA MAIS AINDA E PROCURA REAGIR

Pinato e Cunha - Possível Caçador e Caça

O economista Felipe Diniz, filho do ex-deputado Fernando Diniz, negou nesta terça-feira em depoimento à Procuradoria-Geral da República ter solicitado pagamentos no exterior ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele afirmou que não sabia da existência de contas secretas atribuídas ao peemedebista na Suíça.
Diniz foi apontado pelo engenheiro João Augusto Henriques como o autor do pedido de pagamento de 1,3 milhão de francos suíços, que acabaram depositados numa conta que tem Cunha como beneficiário.
Em entrevista a VEJA, Cunha disse que mantinha uma "relação financeira" com o ex-deputado Fernando Diniz, pai de Felipe, e afirmou que havia feito um empréstimo ao ex-parlamentar, morto em 2009. Segundo Cunha, Henriques teria quitado a dívida de Diniz dois anos após a morte do devedor - com depósitos no exterior.

APOIO DE PAULINHO DA FORÇA À CUNHA
Mais um movimento para salvar o mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi colocado em prática. Sem esconder a intenção de blindar o peemedebista, o deputado Paulinho Pereira (SD-SP) assumiu nesta terça-feira uma cadeira no Conselho de Ética, que investiga Cunha pelo envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras. Braço-direito do presidente da Câmara, Paulinho nem sequer era suplente no colegiado, mas chegou ao posto depois que seu correligionário, Wladimir Costa (SD-PA), renunciou alegando problemas de saúde. O afastamento de Wladimir causou surpresa nos membros do colegiado, já que ele havia demonstrado a intenção de voltar aos trabalhos no dia 19, quando expiraria o prazo do seu atestado. Ao confirmar ser um novo membro do Conselho de Ética, Paulinho foi direto sobre a sua futura atuação: "O mal para nós é a presidente Dilma, por isso ela precisa ser tirada. Quem fez toda a roubalheira foi o PT. Para tirar a Dilma nós precisamos manter o Cunha, é o único jeito de conseguirmos o impeachment", disse o deputado.

PSDB ROMPE COM CUNHA
Após se reunir na noite desta terça-feira (10), a bancada do PSDB decidiu pedir no plenário o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do cargo por conta das acusações de ter se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras.
Investigado na Operação Lava Jato, Cunha responde a inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e é alvo de um processo no Conselho de Ética da Câmara por suposta quebra de decoro parlamentar. Segundo o Ministério Público Federal, Cunha recebeu propinas do esquema e mantém contas secretas na Suíça. O peemedebista nega ser proprietário de contas no exterior, mas admitiu ter o usufruto de ativos administrados por um truste na Suíça.
Segundo o vice-líder do PSDB, Nilson Leitão (MT), a bancada tucana divulgará nesta quarta-feira (11) uma nota pedindo a saída de Cunha. O posicionamento também será defendido pela primeira vez na tribuna do plenário.
Há algumas semanas, o partido já havia soltado uma nota conjunta com outros partidos da oposição, mas evitava fazer cobranças diretas a ele no plenário. A estratégia até então era permanecer ao seu lado em troca de que desse andamento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.


“Chegamos num limite porque entendemos que isso prejudica o Brasil e não podemos ser usados como barganha. Vamos pedir o afastamento dele e deixar clara a posição dos membros do partido no Conselho de Ética, que, se não houver prova convincente, eles serão contrários ao presidente”, disse Leitão.

RELATOR TENTA SE IMPÔR
Relator no Conselho de Ética do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Fausto Pinato (PRB-SP) afirmou ontem que pode antecipar a apresentação do seu parecer preliminar, cujo prazo vence no dia 19. Pinato afirmou que está em estágio avançado na produção de seu parecer. “Estou fazendo de tudo para terminar antes do prazo. Não vou me comprometer, mas é provável”, disse. Segundo a reportagem apurou, sua decisão será favorável ao andamento do processo contra Cunha. Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, o líder da bancada do PRB, Celso Rossomanno (SP), assegurou a integrantes do Conselho que essa será a posição de seu correligionário.

Neste primeiro momento, cabe ao relator opinar se a representação contra Cunha -feita pelo Psol e pela Rede- tem indícios suficientes para que seja aprofundada ou deve ir ao arquivo. O parecer de Pinato vai a voto no plenário do Conselho, composto por 21 integrantes. Cunha e aliados trabalham para tentar emplacar a versão de que não há indícios suficientes contra o peemedebista e, com isso, arquivar sumariamente a representação.

Isso porque se a representação tiver seguimento, qualquer posição a ser adotada pelo Conselho, seja pela cassação ou pela inocência, terá que ser referendada pelo plenário da Câmara em votação aberta -situação que Cunha quer evitar a qualquer custo.Há uma sessão previamente marcada pelo Conselho para o dia 24 de novembro para a apresentação formal do relatório preliminar de Pinato. (Folhapress)

Nenhum comentário: