quinta-feira, novembro 12, 2015

DE OLHO EM 2018, CIRO INICIA SÉRIE DE VIAGENS PELO PAÍS

Em 2018, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) poderá, pela terceira vez, disputar a Presidência da República
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) inicia no próximo sábado, 14, uma série de viagens pelo Brasil, no que pode ser considerado o primeiro passo rumo à disputa presidencial de 2018. Quem confirma o movimento é o presidente nacional do novo partido de Ciro, Carlos Lupi.
Ao mesmo tempo, o senador Cristovam Buarque promete disputar com o ex-ministro o posto de candidato do PDT à sucessão de Dilma Rousseff. Cristovam definiu sua participação nas prévias no último fim de semana, após visita a cidades do interior do Rio Grande do Sul.“Fui recebido de forma tão carinhosa e especial pelas pessoas dentro do PDT que senti que tenho justificativa para colocar meu nome”, afirmou.
A pré-candidatura de Ciro, por outro lado, já estava encaminhada desde que ele entrou para o partido, em setembro deste ano. O objetivo inicial, segundo Lupi, é apresentar o nome do ex-governador do Ceará a correligionários espalhados pelo País.
O que pareceria um caminho fácil para Ciro rumo à corrida presidencial, agora encontra, ao menos, um obstáculo. Além de concorrente, Cristovam foi um dos veteranos que mais resistiram à incorporação dos Ferreira Gomes ao PDT. Para ele, a filiação do grupo é uma prova de “submissão” de Carlos Lupi ao ex-presidente Lula.
Por meio da assessoria, Ciro nega pretensões a disputar cargo eletivo. Ele afirma que está focado nos trabalhos da Ferrovia Transnordestina, projeto do qual é diretor na Companhia Siderúrgica Nacional desde fevereiro deste ano.
Os dois pré-candidatos do PDT à Presidência em 2018, Ciro Gomes e Cristovam Buarque, já participaram de disputa pelo Executivo Federal no passado. Nenhum dos dele, contudo, chegou ao 2º turno. Eles também foram ministros em gestões do petista Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Cristovam esteve à frente do Ministério da Educação (MEC) e Ciro chefiou o Ministério da Integração.

Uma das grandes diferenças políticas entre eles é como enxergam o PT. Ciro manteve o apoio à presidente Dilma Rousseff (PT). Cristovam, em contraste, afastou-se do PT desde que foi demitido do MEC. Ele é uma das vozes que defende que o PDT deixe a base do Governo. Ambos representam uma parcela diferente do partido.
Lupi diz que o primeiro evento de Ciro na campanha interna está marcado para o sábado, 14, na cidade de Campinas, em São Paulo. Segundo a coluna Expresso, a agenda do ex-ministro está fechada até 5 de dezembro.
Questionado como lidará com o estilo explosivo dos irmãos Ferreira Gomes, Buarque evitou acirrar ânimos e disse que preferia que se perguntasse a Ciro “como é que com o espírito aguerrido dele, vai enfrentar um diplomático”, disse em entrevista ao site Congresso em Foco.
Fonte: O Povo.com

Nenhum comentário: