domingo, novembro 29, 2015

DE OLHO NA SUCESSÃO GOVERNAMENTAL EM 2018, CLÃ DOS AGUIAR SE ARTICULA COM PARTIDOS E FILIAÇÕES NO PMB E PSD

Embora ainda aliados, os grupos de Cid Gomes e dos Aguiar de Domingos Filho e Neto estão se estruturando para negociar no próximo pleito estadual com forças suficientes para não ficarem totalmente dependentes um do outro. O Conselheiro do TCM Domingos Filho já é apontado como um dos candidatos a cargos majoritários que estão em disputa naquele ano, preferencialmente o de governador, mas com possibilidade de aceitar uma das vagas para o Senado Federal.
Recentemente o Clã dos Aguiar, o qual já controla o PSD de Kassab no Ceará, passou a controlar o Partido da Mulher Brasileira (PMB) no Ceará. 
O Partido da Mulher Brasileira (PMB), segundo pessoas ligadas ao deputado federal Domingos Neto, o seu presidente no Ceará, além de dois deputados federais cearenses, já está contando com uma bancada na Assembleia Legislativa de quatro deputados e em negociação com mais dois, esperando ampliar mais ainda até o próximo dia 10, prazo garantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para ingresso em um novo partido, sem que o novo filiado possa sofrer sanção da sua sigla anterior.
Já estão filiados ao PMB as deputadas estaduais Laís Nunes e Bethrose Fontenele, além de Odilon Aguiar e Júlio Cesar Filho. Até a última sexta-feira era dado como certo ingresso na sigla dos deputados Zé Ailton e Naumi Amorim. Alguns justificaram a mudança de sigla pela garantia de legenda para disputarem prefeituras dos seus respectivos municípios. O outro federal, além de Domingos Neto, é o deputado Macedão, comprometido com o presidente do partido para se filiar ao PL, não registrado pelo TSE como esperado.

Publicamente, Domingos Filho evita tratar de temas políticos em razão do impedimento pelo cargo que ocupa. Mas amigos dele não escondem que há trabalho para ele deixar o TCM, mesmo antes dos cinco anos exigidos pela lei, para obter todas as garantias e vantagens do cargo na aposentadoria, em troca de um mandato em cargo majoritário. Ele pretendia ser candidato a governador, em 2014, mas foi preterido pela postulação do atual governador Camilo Santana, indicado por Cid Gomes.
Mesmo no TCM, vereadores, prefeitos e alguns deputados estaduais continuam sendo liderados dele, hoje representado pelo filho Domingos Neto e pela mulher Patrícia Aguiar que preside o PSD no Ceará.
Além das investidas de lideranças do PMB, alguns deputados estão sendo chamados a ingressar no Partido Popular (PP), agora sob controle de liderados do ex-governador Cid Gomes, depois das negociações para o deputado federal Adail Carneiro ter aceitado ser secretário estadual para permitir a convocação do suplente Paulo Henrique Lustosa, ampliando a bancada do PP na Câmara Federal.
Embora a busca por adesão de deputados e outros políticos aos partidos ligados ao ex-governador Cid Gomes e à família Aguiar, do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Domingos Aguiar, ex-vice-governador do Ceará e ex-presidente da Assembleia Legislativa, os políticos estão acompanhando essa movimentação com vistas às eleições estaduais de 2018.
Com informações do DN

Nenhum comentário: