quarta-feira, julho 21, 2021

"CIDADE EMPREENDEDORA" - QUANDO A GESTÃO MUNICIPAL SAIRÁ DO MAIS DO MESMO?

Na última sexta-feira, 16/07, o Sebrae em parceria com a Prefeitura de Ipu lançou o programa "Cidade Empreendedora" em evento no Auditório da Casa de Cultura Valderez Soares. O objetivo é estimular a economia local e desenvolver o município de Ipu, no estado do Ceará na região da Ibiapaba.

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que prevê a implementação de um conjunto de estratégias focado em gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva e cooperativismo e crédito. 

ASFALTO, CONCRETO, CALÇAMENTO E PIÇARRAMENTO 

Durante os oito anos da gestão do prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) e agora continuada oficialmente por um sobrinho seu, a cidade ganhou vários equipamentos como ginásios esportivos, prédios públicos, praças e asfaltamento e calçamentos. Nesse sentido, a gestão foi também contemplada pela habilidade de Sérgio Rufino angariar verbas parlamentares em Brasília. Mas enquanto essa área de atuação da gestão municipal foi satisfatória, por outro lado, o que se viu nos últimos anos foi uma apatia em outras áreas fundamentais e estratégicas para a economia e o bem estar social dos munícipes. 

AUSÊNCIA DE PROJETOS SOCIAIS E DE GERAÇÃO DE EMPREGOS 

Ancorado na ideia de que está pagando o salário dos funcionários municipais em dia (embora não esqueçamos que aqueles que ganham acima de um salário mínimo já estejam com seis anos sem aumento nos vencimentos) e que isso é fator de geração de renda na cidade, a gestão da Família Rufino nunca foi protagonista no interior do Ceará em projetos que busquem otimizar o comércio, o turismo e a geração de renda. Não existe um só iniciativa plausível nesse sentido.    

Outro ponto fraco da gestão é a otimização da comunidade com os espaços públicos como areninhas de futebol, quadras esportivas e praças. Muitos desses equipamentos estão se transformando em "elefantes brancos".

Aguardemos dias melhores com o projeto "CIDADE EMPREENDEDORA".

Nenhum comentário: