No levantamento contratado pelo PSL, que vem cortejando o apresentador, Datena aparece em terceiro lugar, à frente de nomes como Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB). O nome do apresentador vem sendo testado pelo partido desde o mês passado, porém em cenários diferentes.
De um mês para cá, Datena manteve o terceiro lugar da preferência, exceto em um cenário, em que ele fica 0,1 ponto percentual atrás de Ciro Gomes — veja a íntegra abaixo. Embora não seja capaz de vencer a eleição, Datena é o que mais se aproxima de Jair Bolsonaro em uma disputa direta, sem Lula.
Dentre os nomes pesquisados, Datena é o que tem o maior potencial de conseguir votos: 52,6% responderam que “pode votar” nele em 2022. Ele também tem a segunda menor rejeição (39,1% não votaria de jeito nenhum), atrás apenas da senadora Simone Tebet (37,5%) — a parlamentar, porém, tem o maior índice de desconhecimento (48% disseram não o conhecer suficientemente).
No confronto direto, a pesquisa registrou 38,4% para o presidente contra 35,5% para o apresentador (brancos/nulos, 23,8%; não sabe/não respondeu 4,4%). No levantamento anterior, a vantagem de Bolsonaro era maior (39% para o capitão contra 32,8% de Datena).
O instituto também mediu a preferência do eleitorado em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Neste cenário, o petista ampliou sua vantagem: passou de 40,2% em junho para 43,3% em julho;já Bolsonaro caiu de 40% para 38,2.
VEJAMOS OS CENÁRIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário