quinta-feira, setembro 08, 2011

A TRISTE SITUAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO FRANCISCO MOURÃO.

Com a aprovação pelos Vereadores da Lei-114/2009 que determina a liberdade para o Executivo Municipal estabelecer parcerias públicas e privadas (PPP) com os bens municipais, ou seja, autoriza a Prefeitura a ceder o uso dos bens públicos e conceder o direito de real utilização, doação e alienação, foi homologado em março de 2010 o processo licitatório para a PPP do Mercado Público Francisco da Silva Mourão.
A medida foi alvo de severas críticas por uma boa parcela da sociedade ipuense ao Prefeito, em seu projeto de modernização do já ultrapassado espaço público comercial. Os comerciantes foram convocados em meados do ano passado para uma reunião com o Prefeito, mas não houve um consenso.
Segundo o comerciante e proprietário de um Box, João Almeida, também conhecido como "Índio", a proposta do Prefeito era que cada comerciante pagasse em média R$ 40.000,00 (Quarenta mil reais) por cada espaço comercial. Almeida disse também que todos acharam exorbitantes.
O tempo foi passando e a Prefeitura deixou de pagar a água e a luz foi cortada. Uma cantineira que pediu para não ser identificada, nos mostrou uma gambiarra elétrica e a torneira sem água. “O Sávio tá querendo é nos matar no cansaço, mas eu paguei caro pelo meu canto aqui.” Mas também é sabido que Sávio Pontes mexeu num vespeiro, pois o Mercado secular também era há muito tempo alvo alguns comerciantes inescrupulosos que se utilizavam da água, energia e do espaço sem nada proverem ao poder público.
Além do quadro de abandono proposital da Prefeitura, existe um sério problema em que a vigilância sanitária do município anda fazendo vistas grossas. O açougue é um dos mais prejudicados. Um marchante nos disse que dos 16 frigoríficos só existem sete ocupados.
O prefeito que corajosamente tirou o Shopping Chão do centro, acabou com o feudo familiar que havia na Bica e abriu um Hospital Municipal contrariando a ilustre família Correa, tem se mostrado displicente com essa situação.
Outra perguntinha: A quantas andam a ilustre família Mourão que tanto denunciou a possível venda do Mercado Público na época?
Em meio a queda de braços que envolve o Prefeito Sávio Pontes e os comerciantes do histórico Mercado Público, apimentada pela letargia do poder público, a sociedade ipuense é a que mais perde nessa história.

João Almeida e a também comerciante Maria Pereira. 



Conheça um pouco mais sobre a história do Mercado Público visitando o site do Professor Mello.
Click abaixo:
http://professorfranciscomello.blogspot.com/2011/09/mercado-publico-de-ipu.html

12 comentários:

Anônimo disse...

kleber texeira conheço muito bem a situação esses pobre pai de famlia não tem dinheiro nem para sustentar seus filhos, como podem comprar um ponto por 400,00 mil reais isso e coisa de quem não tem coraçao.agora faz pirraça deixando essa imundiça trazendo grnde risco de doenças para quem ali vive. mas o resoltado dessa incopetencia vem nas proxima eleição opovo sofre mas dia tem seu trouco.

Arlete Mauriceia disse...

Colega Kleber, gostaria de ressaltar que a Vereadora Arlete VOTOU CONTRA o malfadado e audacioso Projeto de lei que autorizou o Poder Executivo a vender, doar, permutar, privatizar etc alguns bens públicos do município de Ipu, dentre os quais o Mercado Público. Portanto, alguns Vereadores autorizaram tal ação insensata e desrespeitosa ao patrimônio do povo ipuense, exceto a Vereadora Arlete. Abraço.

Anônimo disse...

KT, porque não tirou uma foto do banheiro e do local da venda do peixe, para vermos o que é uma imundice e falta de vergonha do prefeito ?

Zé Alguém disse...

Sou frequentador assíduo do mercado público Francisco Mourão, pois todos os dias vou até lá tomar um delicioso caldo, ou degustar de uma saborosa panelada. Mas não sei até quando meu estomago vai suportar aquela fedentina e imundice. Infelizmente, muitos dos meus companheiros matutinos já não frequentam mais aquele que antes foi um desenvolto e glorioso estabelecimento. Local de proveitosos bate papos com os amigos da serra e do sertão que lá em seu interior encontrávamos.
Tenho dó das senhoras cantineiras, que aliás, em se falando de comida caseira, cozinham como ninguém; pelo sofrimento da falta d'água para cozinhar e lavar seus pratos e talheres, pela perca dos seus clientes causada pela sujeira e pela quantidades de bêbados, pedintes, deficientes mentais e cachorros a solta que causam o maior incômodo e desconforto na hora do café ou do almoço para os frequentadores. Lembrando que nesta cidade temos um manicômio público, pois toda pessoa que fica louca ou perturbada, corre pro interior do mercado pondo a vida dos que lá trabalham e dos frequentadores em perigo. Digo isso porque outro dia testemunhei um louco que perambula por lá pôr uma faca no pescoço de uma alcoólatra, e só não a matou por milagre de Deus, larguei a comida e fui pra casa assustado. O mercado não merece esse tratamento, vou parar por aqui, pois não vai caber as mazelas que tenho a citar.

Anônimo disse...

sessão da camara,ivo ,nonato e carlim,chigata no tião rufino e miltom pereira.o ivo disse que a ecretaria de obras,estar na inercia e estavam usando as maquinsa para politicas de vereador.

Anônimo disse...

O Ivo hoje enxergou os desmandos administrativos. O que houve? Por que mudou o discurso? Caiu a ficha? Está com o cachê atrasado?

Anônimo disse...

o problema do mercado publico de ipu é cronico. tem mtos pais de familia que sobrevivem c o pouco que ganham ali. tem tb mtos espertalhoes que usam os boxes só p/ deposito ou p/ sugar a energia que era de graça. ja vi boxe fechado c 4 ou 5 freezers ligados direto p/ produzir congelados ou gelo p/ ser vendido fora do mercado. lá tb é um covil da agiotagem: os agiotas compram a joia do permissionario, que dpois passa a lhe pagar aluguel. tem agiota que nunca matou nem 1 bode e é dono de 4 boxes no açougue! se ñ fosse os honestos e necessitados daquele lugar, o ideal era fazer como o Flavio Mororo fez: botar todo mundo pra fora e reformar. dpois fazia uma peneirada e quem realmente usa o mercado honestamente voltaria. o resto dos boxes botava à venda!

Anônimo disse...

A CORRINHA FOI ÓTIMA PREFEITA PARA NÓS COMERCIANTES AQUI DO MERCADO, MAS NÓS NÃO DEMOS O VALOR QUE ELA MERECIA, AGORA VAMOS CONCERTAR O NOSSO ERRO AQORA EM 2012 COLOCANDO CORRINHA NOVAMENTE NA PREFEITURA.

Anônimo disse...

Aqui no Mercado só teve limpeza quando a Corrinha era a Prefeita. Volte Corrinha.

Anônimo disse...

O Tião e o Milton Pereira, fazem o que o prefeito manda. Se não tem autonomia nem recursos como é que podem trabalhar. Não entendo porque o Dr. Milton ainda não saiu, está só estragando seu nome !!!!!

Anônimo disse...

Dr. MILTON NÃO SAIU E NEM SAI, PORQUE GOSTA DE TRABALHAR E RESPEITA QUEM TRABALHA PELO IPU! NUNCA FOI POLÍTICO PROFISSIONAL E NEM PARASITA DA FAMILIA!

Anônimo disse...

O Dr Milton gosta muito é de uma pichota, feita lá mesmo no sítio macaco. Não é vei Milton?