sábado, dezembro 01, 2012

ENEM: EDUCAÇÃO PÚBLICA DO CEARÁ É A PIOR DO NORDESTE


Os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgados na última semana, apontam para um quadro desesperador existente no ensino público promovido pelo Governo do Estado. Enquanto a média da rede particular cearense (564,29) a coloca entre as cinco melhores do país, a pontuação do ensino médio da rede pública, com média de 450,09 a deixa em último lugar entre todos os Estados do Nordeste, e na antepenúltima posição do Brasil só perdendo para o Acre (448,48) e para o Amazonas (447,65).

A política educacional do Ceará comandada pela Secretária Izolda Cela, foi questionada na sessão de ontem, 30 de novembro, na Assembléia Legislativa Estadual.  O deputado Antonio Carlos (PT) afirmou que a média nacional é de 494,64. "Isso significa um déficit de 44,55 pontos em relação à média nacional", observou o petista.

Nos bastidores da rede pública cearense há muito se questiona a falta de atitude por parte dos gestores do Estado e a falta de investimentos no professorado. Para muitos analistas, essas distorções tendem a aumentar pois o Governo Cid Gomes tem buscado promover investimentos satisfatórios no ensino técnico profissionalizante.

Cada vez mais se percebe que não é a construção de escolas que vai fazer essa caótica situação desaparecer. A volorização do material humano é o primeiro passo, bas ta observar os salários dos Estado melhor rankeados no ENEM.

Um comentário:

Anônimo disse...


"[...]O Ceará, assim como alguns outros estados, estão nesta posição por contar com alto índice de de ter uma alta participação. Alguns especialistas têm alertado que a comparação está sendo feita entre redes que fizeram um grande esforço para motivar a participação de Todos (como as escolas estaduais do Ceará fizeram) com outras redes em que apenas os melhores e mais interessados compareceram.
A discrepância na participação é muito grande. E, em casos em que a participação não é universal nem tampouco por amostra cientificamente determinada, os rankings sofrem grande distorção.

De todo modo, é necessário ressaltar que, infelizmente, os resultados do ensino médio ainda são desastrosos... aqui e no Brasil como um todo. O meu contraponto não desconsidera isso de jeito nenhum.

Lembrando que a posição do Ceará no ranking do IDEB-2011 da rede pública do ensino médio é a 8 entre os estados brasileiros."

Palavras da Secretária de Educação do Estado do Ceará, Izolda Cela.