domingo, março 31, 2013

Sucessão Cearense:CANDIDATURA PRESIDENCIAL DE EDUARDO CAMPOS COLOCA IZOLDA COMO ALTERNATIVA


Por mais que o cacique Ciro Gomes tenha dito que o PSB do Ceará deva ter candidatura própria ao Governo em 2014, o desenho político estadual será pintado de acordo com as cores da sucessão presidencial. Não se enganem. Devemos sempre levar em conta que os Ferreira Gomes não morrem de amores por legendas partidárias e deixar o PSB ao sol não lhes traria nenhuma crise existencial.

A Secretária de Educação Izolda Cela, esposa do Prefeito de Sobral Veveu Arruda que faz parte da turma do “PT do Cid”, começa a ter seu nome estrategicamente ventilado por fiéis e estratégicos correligionários do governador. Mas por que Izolda pode ganhar força ao longo desse 2013?
Eduardo Campos (PSB) sairá candidato a presidente e Cid/Ciro não o apoiarão. Existe um histórico mal estar entre ambos, que assim diga Cid que foi tapeado por Campos em 2010 quando o governador de Pernambuco fez um conchave com Lula para tirá-lo do páreo presidencial.

Nesse cenário, o PSB não teria seu palanque implodido no Ceará pelos Ferreira Gomes. Leonidas e Roberto Cláudio, os únicos da sigla com força ficariam como estão, só na especulação mesmo.  Izolda sairia como a “Dilma do Ceará” em 2014 pelo PT e com a força do rolo-compressor federal. E Eunício Oliveira? Das duas uma: ou se lançar numa candidatura alternativa e quem sabe com o apoio de Tasso Jereissati ou se acomodar no palanque governista.

Todo essa minha análise aqui só será desconsiderada se Campos “ruer a corda” ou se o PMDB nacional colocar a faca no pescoço de Dilma e de Lula por Eunício, fato esse que provocaria um grave enfraquecimento na era Ferreira Gomes no Ceará e abriria inevitavelmente cisões no blocão governista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da matéria
Artenio