segunda-feira, março 25, 2013

O Coice e o Afago: POR QUE SERGIO RUFINO NÃO ENTRA EM ROTA DE COLISÃO COM TOINHA CARLOS


Dentro do grupo situacionista que está no poder é público e notório que existe uma heterogeneidade em sua composição onde Martins, Rufinos, Pica Paus (sem Corrinha) e a massa jacobina de Ipu sempre presente nas últimas eleições municipais e disposta em renovar o poder sem prestar muita atenção a quem vai entregar a chave do cofre, se uniram para derrotar Sávio Pontes em seu projeto de reeleição.

Sergio Rufino(PCdoB) e Família tem sua gênese no grupo político do líder Zezé Carlos e da sua esposa Toinha. Antes do processo eleitoral ter sido sedimentado no ano passado (2012), os irmãos Rufino (Sergio-Zeca-Tião) mantiveram uma postura de constante proximidade com uma parte do clã dos Carlos para que os mesmos marchassem juntos contra Sávio Pontes. Nos bastidores – digo aqui nos alpendres daquela casa no Bairro da Mina – a ideia só não vingou por que os “meninos do Zezé” rechaçaram a aliança, pois não queriam deixar o amigo Sávio Pontes ao sol.

Com o curso do processo eleitoral o distanciamento entre os Rufinos e os Carlos foi natural, sobretudo depois que Diego Carlos assumiu a cabeça de chapa com a desistência de Sávio Pontes. A necessidade de um discurso de renovação, sobretudo em blogs pró-PCdoB  e no meio radiofônico, que fez ressuscitar desgastantes episódios da administração Toinha Carlos a qual  curiosamente Tião Rufino – atual chefe de gabinete e irmão do prefeito – fora um linha de frente ao lado do saudoso Vereador Nilson Rufino e homens de confiança de Zezé Carlos, colocou temporariamente em campos opostos as famílias com seus laços afetivos. Em um primeiro momento na euforia da vitória eleitoral até se deixou continuarem atacando radiofonicamente a mãe de Diego Carlos, mas a estratégia foi mudada pois os excessos nos microfones caminhavam para uma cisão irremediável.

As dificuldades e pressões políticas que Sergio Rufino vem sofrendo daqueles que o ajudaram a chegar ao poder e sua postura aparentemente irredutível de fazer concessões político-administrativas que o comprometa nesses três primeiros meses de administração, caminham para um quadro de deserções e sabotagens políticas a médio e curto prazo por aqueles que agora o cercam com interesses meramente pessoais. Existem interesseiros de plantão já com a paciência estratégica no limite que são como Touros Indomáveis e já não aguentam mais dissimular fidelidade a " Liberdade". O murmurinho em relação a uma gestão fechada e com poucas pessoas a influenciá-la tem aumentado e a desconfiança dos legítimos ante-carlistas (Facção Morais) para com o prefeito.

Nesse quadro em que a poeira do pleito passado baixou quase por completo já se sabe que a ex-prefeita Corrinha pretende estar de forma mais efetiva na vida política ipuense e fazendo incisiva oposição a Sergio Rufino, seu desafeto maior por ter lhe tirado o comando do seu grupo eleitoral. A esposa de Torrim deve contar com o apoio do poderoso (financeiro, lógico) Deputado Federal Genecias Noronha(PMDB) que quer fortalecer o Casal Pica Pau na região. Os Martins de Nonato de já sinalizam que querem mais espaço na administração, e que podem terem seus próprios candidatos a Deputado em 2014 com ou sem a anuência do chefe do Executivo. Os Martins de Simão, Antonieta e Coronel Fanico estão de olho em 2016 e contam com o apoio dos fiéis amigos e admiradores para estrategicamente os colocarem em evidência nas rodas políticas e no rádio local. 
Ivo Sousa, Manoel Palácios e Eduardo do Zé Maurício não são tão bem aceitos assim como se pode achar pelas palavras ditas da boca para fora dos vereadores que empunharam a bandeira do 65 do PCdoB.

Acredita-se que num quadro de rupturas internas, e aproveitando-se do fato da oposição já fragmentada com a presença de vereadores (e aqui incluo Carlinhos da Várzea), Sergio buscará “abraçar Toinha na hora certa” com alguém do paço municipal já disse. E por falar em paço municipal vai aqui um perguntar não ofende: quem foi que telefonou lá de dentro da prefeitura na última sexta à ex-prefeita para parabeniza-la por seu aniversário?

Um dos irmãos Rufinos em um encontro casual nos bailes da vida já disse pessoalmente para um dos “meninos do Zezé” que não os considera oposição.

O fato de ter um radialista pago para atacar (mas que agora só pode alfinetar de leve) a Família Carlos e de terem pego o Raimundo Diogo – o mais fiel correligionário da ex-prefeita- para cristo na última sessão impedindo-o de ter acesso a Tribuna, podem ser entendido apenas como jogo de cena para ganhar tempo com a ala radical.

Simão Martins, o qual há quem no Ipu muito compare Sergio Rufino com sua forma rígida de governar, abandonou Zezé que o fizera prefeito e caiu nos braços do seu grupo político de origem em menos de um ano de mandato.  

Muitos fatos novos deverão acontecer. E nós jamais devemos estranhá-los. Sergio Rufino montou no Touro, mas precisa ser muito hábil para que o mesmo não o derrube.
_________________________________________________________
LEIA MATÉRIA RELACIONADA PUBLICADA ANTERIORMENTE
Click na imagem

13 comentários:

Anônimo disse...


nao se engane













Kleber,nao se engane,quem elegeu SERGIO RUFINO.foi o grupo CORRINHA,NAO o de TOINHA,mas pra frente e que as malas bate serto.









Anônimo disse...

Caro KT. Quem colocou Sergio Rufino no poder fomos nós Pica Paus. Agora que a Corrinha tá voltando e o Serginho vai voltar para o grupo dele de origem. Tudo vai ficar no seu lugar. Corrinha é uma líder nata e vai ter até uma rádio brevemente com ela. Aguarde. Arlete e Alberto verão o erro gravíssimo que cometeram.

Anônimo disse...

BOM TEXTO GAROTO.
SÓ TEM UM DETALHE: DUVIDO QUE O ALFREDINHO ,PEÇA FUNDAMENTAL NO ENCORAJAMENTO DE SERGINHO NOS MOMENTOS EM QUE ELE E O MARCOS QUERIAM DESISTIR, ACEITE AS PAZES COM OS FILHOS DO ZEZÉ. VAI PERDER ALGUEM QUE É MUITO POPULAR E SINONIMO DE COMPETENCIA.

Anônimo disse...

kt como dez o ditado quem vive de passado e muzeu a familia carlos com todo respeito politicamente ja e passdo nao adianta vc isistir o povo nao aceita mais esse povo ja era

Anônimo disse...

pessoal para ganhar do Sergio Rufino,tem que gente nova,"escreva esse nome Dr Mário Jorge" um jovem preparado altamente inteligente,digno de um o ótimo prefeito para comandar nossa cidade.....

Anônimo disse...

na radio da corrinha, teremos aquiles e junior ximenes, ja estar tudo certo.

Anônimo disse...

Corrinha líder de quê, abandonou os pica-paus quando se vendeu para o Sávio Pontes perdeu a tampa e o penico, essa não tem mais vez no Ipu, pra quê Corrinha, pro Torrim mandar, e mais uma coisa Corrinha não pode se candidatar é ficha suja como Toinha, Marcelo e cia.

Anônimo disse...

todos estão enganados a toinha estar muita viva

Anônimo disse...

o comentário já é muito forte em torno do nome da corrinha. vamos aguardar pra ver.

Anônimo disse...

volta Corrinha 2016 será a sua vez

Anônimo disse...

do jeito que estou vendo o ipu jamais sairá da merda enquanto esses politicos viciados estiverem na ativa, tem que renovar os politicos de nossa cidade ou viveremos sempre na misseria.

Anônimo disse...

JA FOI, UM DITADO MUITO POPULAR NA CAPITAL BAHIANA. REFIRO ME AOS POLITICOS QUE NA MAIORIA SAO FICHAS SUJAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL, ACREDITO QUE SE SERGIO NAO SE REELEGER SE,POREM UM NOME NOVO NA POLITICA IPUENSE POSSA SURGIR.

Anônimo disse...

O COURO FINO NAO QUER BOBO DA CORTE,TOINHA CARLOS E RICA E COBRA CRIADA.