sábado, junho 14, 2014

FENÔMENO EL NIÑO AGRAVA SECA NO CEARÁ ATÉ 2015

A preocupação da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) sobre a formação do fenômeno El Niño tem 80% de chances de se configurar no segundo semestre deste ano, com efeitos em 2015 no Estado. A informação foi dada pelo presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins, na manhã desta sexta-feira, 13, quando foi apresentada a avaliação sobre a quadra chuvosa deste ano no Ceará. 

“Se o cenário se confirmar, teremos mais um período de seca e é nisso que teremos de trabalhar, até para amenizar os efeitos no Estado”, disse à época. 

O El Niño é um fenômeno que se forma no Oceano Pacífico e causa alterações por um período de cerca de um ano na distribuição de temperatura da água, com efeitos no clima em diversos locais no planeta, no Ceará, inclusive. 

O útlimo El Niño que  gerou impactos no Ceará ocorreu em 2010, provocando aleterações nas chuvas. Segundo Eduardo, foi considerado um fenômeno com intensidade moderada e as chuvas no estado ficaram abaixo da maédia. Com as altas chances de o El Niño se consolidar, a preocupação da Funceme é com a intensidade com que ele chegará ao Ceará. 

"Os cenários já apontam que ele se estabelece, sim, no segundo semestre desse ano. A grande dúvida é a sua intensidade e como ela vai impoactar sobre a geração de escoamento superficial, que vai aportar água dos principais resrevatórios do Estado; como vai ser a distribuição dessas chuvas na próxima estação; como vai impoactar na agricultura de sequeiro", conta o presidente. 
Fonte: O Povo

Nenhum comentário: