sexta-feira, junho 20, 2014

CRITICADO, PREFEITO SAI DO PALEATIVO E TENTA SER EFETIVO NO COMBATE AO COLAPSO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM IPU

Prefeito em reunião recente em Fortaleza
Desde meados do ano passado que órgãos públicos e autoridades estaduais vem alertando para o grave quadro de seca que se projeta no interior do Ceará. A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 175 municípios cearenses atingidos pela seca. A Portaria nº 68, com a lista das cidades nessa situação, publicada em 04 de junho do ano passado (2013) reconhecia o Ipu entre os municípios que podiam pedir ajuda financeira ao governo federal para enfrentar os prejuízos decorrentes da estiagem. 

O segundo semestre de 2013 passou e o Prefeito não colocou em prática nenhuma medida preventiva. A única coisa feita foi apenas jogar a culpa de que o Ipu não tem infra-estrutura e que as administrações anteriores não fizeram nada. O prefeito chegou até a se reunir, ao lado de outros gestores, com o governador Cid Gomes e colocou em pauta a questão da seca na cidade. Esteve com o diretor do DNOCs pedindo curiosamente e tardiamente que se ampliasse o açude bonito.

De lá para cá a situação se agravou nos últimos meses de 2014. A cidade de Ipu agoniza com um quadro desesperador agravado pela letargia e falta de planejamento por parte da Prefeitura. O gestor Sergio Rufino nesse espaço de tempo não colocou como prioridade medidas eficazes, apenas paliativos foram tomadas como a perfuração de poços profundos. Na ocasião do Carnaval, o gestor chegou soberbamente a dizer que a festança não sofreu pressões do Tribunal de Contas dos Municípios referente aos gastos que seriam necessários para a realização do IpuFolia 2014. 

Na última segunda-feira esteve reunido com o Presidente da Cogeh Renis Frota. A reunião contou ainda com as presenças do deputado estadual Mauro Filho (PROS), diretor do SAAE de Ipu, Sr. Elisfran Carneiro Mororó, presidente da Cagece, Sr. André Facó e demais engenheiros da Cogerh. 
Ficou decido que o bombeamento da água do Araras para o Ipu serão otimizada com a compra de motores, recuperação e reestruturação de outros. Ficou também agendado a recuperação da tubulação que leva água para o Ipu. 
Ao que tudo indica, segundo foi propagado no meio radiofônico do município ligado a PMI, até o dia 27 o abastecimento de água no Ipu será normalizado.

Mas fica uma pergunta: Por que somente agora essas medidas, as quais serão as mais efetivas, foram tomadas? 
RESPOSTA: Falta de planejamento, sensibilidade e de força política do Prefeito Sergio Rufino.

4 comentários:

Anônimo disse...

Em meus 56 anos de vida, não tinha visto um prefeito tão fraco e sem prestígio, como o nosso atual de Ipu. Sinceramente...

Anônimo disse...

Viu espertinho, vai bancar o sabidão, o povo do Bonito implorou tanto pra não tirar a agua de lá, tu mentindo na rádio que não tinha água no araras, só custava ajeitar motor , é muita incompetência sua.

Lacerda

Anônimo disse...

As vezes tento até olhar este blog mas não sei como é que sai tanta besteira. Olhem o que estar sendo feito e não é de agora, roubo de água na Adutora do Araras que já foi até gente presa ano passado e várias outras visitas da COGERH para que hoje esteja acontecendo esta operação e para quem não sabe não é só consertar um motor não.

Anônimo disse...

O Ipu tem um lençol freático extraordinário. Se o poder público tiver ou tivesse interesse tudo isto já teria sido resolvido. Infelizmente, falta prestígio por parte do gestor público do município. Quanto atraso!!!!