quinta-feira, março 06, 2014

Bastidores: SERGIO RUFINO X CORRINHA - UMA QUESTÃO DE LIDERANÇA POLÍTICA EM IPU

Está virando uma verdadeira pândega !!! O prefeito de Ipu Sergio Rufino pode estar prestes a dar um Tiro no Pé, digo melhor, no seu futuro político, ao tentar não acontecer a aprovação das contas da ex-Prefeita Corrinha do Torrim. 

CONTATO
O casal Pica Pau, Corrinha e Torrim, afirmam que a ex-prefeita foi notificada pelo Presidente da Câmara de Ipu desde 12/12/2013, ofício nº 087/2013, do envio das contas de governo para apreciação e votação na Câmara Municipal. Ao tomar conhecimento da proximidade da votação, Corrinha e Torrim fizeram a ponte com Sergio Rufino através do Deputado Mauro Filho. Torrim conversou com Sergio Rufino e esteve no Ipu na semana passada visitando alguns dos edis em busca de apoio para sua esposa Corrinha.

REUNIÃO NA CASA DO PREFEITO
Na semana passada o Prefeito também promoveu uma reunião emergencial com seus vereadores de situação e disse que por ele não aprovaria as contas da ex-prefeita de Ipu, que se fosse vereador votaria contra as contas da ex-prefeita (mesmo tendo falado para o deputado Mauro Filho que iria ficar neutro) mas que os vereadores ficassem a vontade. Para os edis presentes ficou claro qual o interesse do gestor, sobretudo quando no ato da reunião o contador do prefeito falou que as contas de Corrinha vinham desaprovadas do TCM por que ela havia desrespeitado a Constituição. Eduardo Ximenes, amigo particular da ex-prefeita e comprometido em votar favorável as suas contas, contestou na hora da reunião e perguntou ao contador se havia desvio de dinheiro ou devolução, e o contador afirmou que não. O contador foi também questionado pelo vereador Ivo Souza (amigo de infância do Torrim).

DIA DA VOTAÇÃO
A afirmativa por parte do Presidente da Câmara que a ex-prefeita não estava sendo contactada pelo legislativo local, é uma nítida estratégia do grupo do prefeito para esvaziar a pressão para a votação na Câmara e deixar em dúvida o dia da votação para os correligionários e simpatizantes do casal Pica Pau.

REAÇÃO DO CASAL PICA PAU
Ao tomar conhecimento do resultado da reunião, Torrim recuou das visitas que estavam em curso e percebeu que o ranço e o ciúme de Sergio Rufino com sua esposa em relação à popularidade dentro do seu grupo político, deixavam estéril qualquer negociação. Corrinha, dos treze (13) vereadores, sabia que poderia contar com nove (09) votos, o suficiente para a aprovação: Eduardo Ximenes - amigo fiel do Casal Pica Pau, Nonato Filho - sobrinho da ex-prefeita, Dr. Alberto – ex-secretário no governo Corrinha e esposo de uma prima-irmã do Torrim, Arlete – amiga e cria política do casal Pica Pau, Evaldo – Através de Edmar Turismo e familiares do ex-vereador José Araújo, Carlinhos – (muito beneficiado na gestão Corrinha e prometeu que votaria), Ivo Sousa (amigo de infância do Torrim e que vai também votar favorável as contas de Sávio Pontes), assim como Ivo, os oposicionistas Adriano Melo e Hílton Bélem já haviam sinalizado em aprovar as contas da ex-gestora por considerar um julgamento político, sem contar que ainda tinham os votos do Zeca, Monga, Leandro e Efigênia. Zeca, Monga e Leandro poderiam votar favoráveis pressionados pelos colegas e Efigênia talvez se abstivesse. Mas com essa postura de Sérgio, Torrim acha que Arlete, Dr. Alberto, Evaldo, Ivo e Carlinhos dificilmente votariam contra a vontade pessoal explícita de Sérgio Rufino. 

CONSEQUÊNCIAS
Sergio Rufino parece ter perdido a sua tão badalada prudência e a pitada de ira não o faz enxergar que para ganhar em 2016 precisará ganhar o 2014. O pavoneado prefeito está perdendo a oportunidade de trazer Corrinha para o seu lado, pois esta poderia fortalecer a tão necessária e estratégica votação de Mauro Filho (PROS) em Ipu. 
De quebra, o prefeito de Ipu agora perde efetivamente apoio dos descontentes que votaram nele, mas que tem uma forte afetividade pela carismática ex-prefeita. Outro ponto a ser lembrado é que essa medida deixa cada vez mais os Martins de Nonato, parentes de Corrinha e Torrim, mais próximos de uma ruptura.
Caso esse quadro não mude, a tendência é do estrago ser maior ainda. Não esqueçam que o compromisso do Casal Pica Pau com o Deputado do Pros é só em Pires Ferreira. 

JUSTIÇA 
Acredita-se que caso suas contas não sejam aprovadas, seguramente a ex-prefeita recorrerá à justiça. (Direito dela).

22 comentários:

Anônimo disse...

vixe. agora o prefeito terminou de se arrebentar.

Anônimo disse...

E o prefeito dizendo que estava neutro. Neutro assim?

Anônimo disse...

Quem ela apoiar declaradamente ganha.

Anônimo disse...

Só basta saber os candidatos q a Corrinha apoia pra eu votar neles.Assim vai minha gratidão por esta mulher maravilhosa, para dar força aos que lhe ajudarem.

Anônimo disse...

Esse prefeito so pode ser eh louco ou entao nao entende nada de politica.

Anônimo disse...

Meu entendimento é que a Câmara Municipal tem a obrigação de seguir o Tribunal de Contas. Compete ao prefeito encaminhar o processo de votação de sentido da desaprovação, não importando o lado político do caso concreto. Portanto o Sergio Rufino, cumpre com seu dever, e os vereadores devem seguir a orientação do prefeito.

Anônimo disse...

ESSE PREFEITO TÁ É MORRENDO DE MEDO DA CORRINHA.

Anônimo disse...

EU VI O CÉLIO IRMÃO DO PREFEITO DIZER QUE O PREFEITO NÃO ERA NEM DOIDO DE DEIXAR APROVAR AS CONTAS DELA POIS NO IPU SÓ TINHA ELA PRA DISPUTAR COM ELE.

Anônimo disse...

Não sou correligionário do casal pica pau, mas no Ipu o que vale na política é popularidade, e a única liderança que no atual momento tem para combater a atual administração se chama Corrinha.

akvcj disse...

Se vem reprovada do TCM, nem era pra câmara contestar,mas, estamos no Brasil.

Anônimo disse...

A decisão é política e não técnica. O prefeito está cometendo um grave erro político.

Anônimo disse...

Serginho sempre muito simpático, como sempre, fala pouco mais o que fala basta, é um "menino bom" agente quase não o vê, apenas nas quintas, o que gerou um maldoso apelido de PREFEITO SHOP CHÂO , não não temos o que reclamar., saúde 10, hospital maravilhosamente bem avaliado pela população, água de sobra , e carnaval..ah ai sem comentários.... banana não falta na merenda, afinal engorda e faz crescer.

JULIO GOMES de MESQUITA.

Anônimo disse...

O TCM NAO APROVA AS CONTAS QUE FALTE UMA VIRGULA POIS FAZ ANALISE TECNICA. SE NAO APROVOU, VOLTA PRA CAMARA FAZER A ANALISE E APROVAÇÃO, IGUAL A QUEM APRESENTA TRABALHO DE MONOGRAFIA OU QUEM VAI PUBLICAR UM LIVRO. OS ERROS SÃO VERIFICADOS E APOS APROVAÇÃO DOS TRABALHOS É FEITA A PUBLICAÇÃO E EDIÇÃO DOS MESMOS MOSTRANDO SEU VALOR E NUNCA ANULANDO-OS DA BOA MOTIVAÇÃO PARA O CRESCIMENTO DE VALORES DAS PESSOAS. ASSIM ESPERAMOS DOS EDIS, QUE NAO DESTRUAM A GRANDE CORRINHA,PARA ELES, POIS PARA NÓS SABEREMOS JULGAR SUA ANALISE E PAGAREMOS COM O VOTO, É CLARO.
(Concordo plenamente, a desaprovaçao ã Corrinha é a maior falta do Sergio Rfino e dos Edis)

Anônimo disse...

É obrigação, e não nenhum favor, que todo prefeito tenha suas contas aprovadas.

Assim, se o TCM reprovou as contas da Corrinha, o prefeito deve deixar os vereadores livres para votarem de acordo com o parecer do órgão competente

Se o prefeito utilizar de algum recurso para alterar as votações, estará incorrendo em crime de tráfico de influência. Portanto, a atitude do chefe do executivo, tem de ser de neutralidade junto ao poder legislativo.

Tem que se acabar com essa cultura ao qual alguns governantes costumam utilizar em usar influência e ¨amizades¨ para resolver tudo, como se seu poder fosse ilimitado e tratar questões técnicas como questões políticas, quando os favores lhe interessam. Só assim esse país começará a se dar ao respeito.

E quanto a Corrinha, se tivesse cuidado das contas do município de maneira correta, não precisaria estar preocupada e nem pedindo o esposo e deputado para intervir. A prefeitura teve receita X e tem apenas que demonstrar que usou o valor X para pagar as despesas ordeiras de sua administração. Para isso paga muito bem a contadores e empresas especializadas, para que não se erre as ¨vírgulas¨.

Agora não deixa de ser um absurdo, um governo que acabou há mais de 5 anos, só agora ter suas contas julgadas. Isso é Brasil.

Anônimo disse...

Tenho observado o desenrolar da tentativa de salvação da degola política da ex prefeita de Ipu Corrinha, pois o seu marido Torrin, já foi degolado há muito tempo, e por que o ex prefeito de Pires Ferreira teve problemas com o Ministério Público? Por improbidade administrativa, esta é a expressão utilizada para definir roubo do dinheiro público. E noto que a população ipuense está idiotizado por falta de politização, é o que penso. Vejo com tristeza e pesar a ausência de cidadania de uma gente sem cultura, sem um ideário político. A total ausência de uma verdadeira liderância com um caminho bem definido, um líder que tenha conciência das necessidade de um povo perdido, leva a este tipo de conflito existencial. Não há como imaginar que uma população politizada tenha este tipo de comportamento. Pessoas sem rumo fazem isto, tentam desesperadamente salvar aventureiros, corruptos. Os ipuenses estão no cabresto do sistema e ignoram talvez por conveniência, estão cegos e controlados, estranho comportamento.

Anônimo disse...

Em relação as contas da Corrinha resta saber se há alguma devolução de recursos, caso haja deve-se manter a reprovação das contas, caso contrário pode-se aprovar, sabemos o TCM faz o julgamento técnico-contábil, ou seja, muitas das vezes não são observadas a realidade local só se arrama a letra da lei ou cálculos contábeis, mas como disse anteriormente se não há devolução de recursos pode-se aprovar.

No que concerne a situação da Corrinha é importante frisar que não há a mínima possibilidade dela ser candidata caso seja aprovada suas contas, pois restam ainda algumas, bem como, tem o período dela quando acumulava várias secretarias no município de Pires Ferreira, não se enganem nenhum do exprefeitos até agora não podem se candidatar a nenhum cargo eletivo ou seja: Corrinha, Toinha e Sávio Pontes não podem disputar cargos eletivos, pois tem problemas na corte de contas. A Corrinha não está com essa bola toda, pois se vendeu para o Sávio para não disputar a eleição em Ipu e agora vem com essa, tentou pejudicar o Sérgio Rufino de todo jeito, veja que ela apoiou o Bruno Pedrosa já no final da eleição ela merece toda essa atenção? E se fosse ao contrário ela faria isso. Não se pode esquecer que quem estar por trás é o Torrim um político totamente esperto e matreiro e que já extirpado de Pires Ferreira é um político demagogo e joga à platéia, a Corrinha é uma ótima pessoa, mas quem extragou sua administração foi o Torrim, agora eles podem colher o que plantaram.

raimundo cesario disse...

ou a corrinha e quem apoiar nao ganha eleicao em ipu, pica pau já nao existe mais, até porque sua administracao nao foi tao boa como seus aliados dizem, se ela tevesse pretencao em se candidatar novamente nao teria se mandado do ipu deixando seus aliados orfaos, acho que o serginho tem razao pra que nao seja aprovada as contas dela , seria criar uma cobra para morder . A nao aprovacao é questao de moralizacao, pois quem erra deve pagar pelo seus erros.

Anônimo disse...

Kléber se isso for verdade o prefeito está desaprendendo.
Ou ela pediria aos vereadores para aprovarem ou ficaria neutro, mas neutro de verdade.

Anônimo disse...

ACONTECENDO COM O SERGIO O QUE JA ACONTECEU COM OUTROS, ACHANDO QUE QUE EH DONO DO MUNDO E ETERNAMENTE.

Anônimo disse...

Pode ficar aí pelo Ipu mesmo Corrinha, pq aqui no pires ferreira ninguém mais quer saber de pica-pau ! JÁ ERAAAAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

Atenção família PICA-PAU...
VAMOS RETORNAR AS NOVA VELHAS CAMINHADAS E FORÇAS
QUINTA-FEIRA TODOS NA CAMARA MUNICIPAL DE IPU AS 18:OO.VAMOS VER QUEM É P VEREADOR QUE VAI VOTAR NA QUERIDA CORRINHA.

Anônimo disse...

ATENÇÃO FAMILIA PICA-PAU
QUINTA-FEIRA
LOCAL:CAMARA MUNICIPAL DE IPU
HORAS:18:00HS
QUEM VAI VOTAR? quero VER o DR.ALEBRTO
A ARLET..
VAMOS GALERA SIMPATIZANTE DO CASAL PICA PAU..