quarta-feira, março 11, 2015

PMDB QUER COMISSÃO PARA AVERIGUAR SE CID ESTÁ MESMO DOENTE

O Hospital Sírio-Libanês ainda não divulgou boletim médico sobre o estado de saúde do ministro cearense
O deputado Leonardo Picciani (RJ), líder do PMDB na Câmara Federal, pediu a criação de uma comissão externa, constituída preferencialmente por deputados federais de formação médica, para verificar, 'in loco', o estado de saúde do ministro Cid Gomes e preparar um laudo que ateste o seu estado de saúde.

O pedido de Picciani se deu depois que o ministro da Educação foi internado na noite da última terça (10), menos de um dia antes de comparecer à Câmara dos Deputados para se retratar ao parlamentares sobre uma declaração que deu durante visita à Universidade Federal do Pará (UFPA) no último dia 27 de fevereiro. Na ocasião, Cid teria insinuado que os parlamentares da Câmara se aproveitavam da complicada situação atual do Governo Federal para aprovarem emendas que os favorecessem.

“Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais, aprovarem as emendas impositivas”, disse o ministro.

“Quero que ele se desculpe aos meus eleitores e à minha família porque não sou o que ele disse”, reclamou, à epoca, o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP). “Ministro mal educado e desrespeitoso. Ele não pode ser jamais ministro da Educação deste país. Nós não somos chantageadores”, disparou André Moura (SE), líder do PSC na Casa.

Esclarecimentos
O requerimento de Picciani mostra desconfiança quanto à internação do ministro cearense. "Isto se faz necessário pois o ministro Cid Gomes foi convocado por esta Casa para prestar esclarecimentos no dia de hoje (...), e sua ausência injustificada pode resultar em crime de responsabilidade", diz o requerimento, que finaliza afirmando que, com o laudo em mãos, a Casa irá "tomar as providências constitucionais e legais cabíveis".

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Celso de Mello, notificou Cid Gomes para que ele respondesse à interpelação judicial apresentada pelo deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) que pedia a retratação da fala de Cid.

Audiência adiada
O Ministério da Educação protocolou um pedido de adiamento da audiência devido à internação do ministro. O Hospital Sírio-Libanês confirmou a internação de Cid Gomes, mas não deu detalhes sobre o estado de saúde dele. 
Fonte: DN

Nenhum comentário: