domingo, outubro 16, 2016

Enem - ENTENDA O CONFUSO SISTEMA PARTIDÁRIO DOS EUA

Do ponto de vista prático só existem dois partidos nos EUA, os Republicanos e os Democratas. Na teoria também existem dezenas de partidos pequenos, mas sem força política e participação pífia no Congresso norte-americano. 
No vestibular encontramos vários elaboradores de questões que negligenciam sobre a tese e prática partidária naquele país, e, em vários casos, confundem os vestibulandos afirmando que "só existem dois partidos nos EUA" - o que visto pelo ângulo da praticidade eleitoral na disputa à presidência não está incorreto.
No cenário atual as ações partidárias e a grande imprensa rotularam os Republicanos de "conservadores", de belicistas e mais ligados aos ideias "puritanos". Os Democratas, por sua vez, são vistos como de "centro-esquerda" e mais preocupados com as questões sociais do país e não sectaristas em relação aos negros e a crescente comunidade latina. Guardados os clichês, isso é letra correta.

Os Republicanos eram abolicionistas?
O Republicano, o qual usam como símbolo um elefante (a sua agremiação rival usa o burro), surgiu em 1854 tendo como principal bandeira o fim da escravidão. Seu primeiro presidente foi Abraham Lincoln (1861-1865). Essa informação também é uma "pegadinha", pois os Democratas com seus presidentes contemporâneos, a partir da segunda metade do século XX, passaram a incluir a defesa das minorias sociais atraindo assim simpatizantes do movimento negro para suas fileiras. Hoje, sobretudo com a eleição de Barack Obama em 2008, o primeiro negro a chegar a presidência da maior potência do mundo, construiu-se uma narrativa equivocada que os Democratas sempre foram em favor dos negros. 

Nomenclaturas que confundem
Outro ponto que os estudantes devem ficar atentos é sobre os partidos no pós independência (1776): Federalistas e Republicanos (Não confunda com o PR criado em 1854!). Os Federalistas, os quais serviram de base para a formação do atual Partido Republicano, eram fortes no Norte e defendiam o centralismo político. 

Por que isso confunde? Por que o termo "federalismo" significa na teoria uma divisão maior de poder entre os Estados, como assim percebemos no Brasil da República Velha com sua Carta Constitucional de 1891. Concluindo: Ser Federalista nos EUA em meados do século XIX era querer o centralismo.

O "primeiro" partido Republicano era forte ao Sul e, logicamente contrastando com os Federalistas, pregavam uma maior autonomia dos Estados e a manutenção do trabalho escravo. E..... mais logicamente ainda, deram origem ao atual Partido Democrata que elegeu seu primeiro presidente, Andrew Jackson, em 1829. Entendeu? Vou reforçar: Os Democratas do Obama eram originalmente chamados de "Republicanos" e eram escravistas!

Qual o partido hegemônico?
Há um equilíbrio. 
No século XIX até a Primeira Guerra Mundial houve uma relativa hegemonia dos Republicanos. Mas foram os Democratas Wodrow Wilson (1913-1921) e Franklin D. Roosevelt (1933-1945) que presidiram os EUA nas duas grandes gueras mundiais. Durante a Guerra Fria o também democrata John Kennedy (1961-1963), protagonizaria a Crise dos Mísseis cubanos a qual, sobretudo devido a prudência do líder norte-americano, não levou o mundo à uma Terceira Guerra Mundial.
Nos últimos anos Bill Clinton e Obama, desenvolveram mandatos de pacifismo e diálogo com o mundo, colaborando para uma popularidade internacional do partido.
O partido do Elefante teve como expoentes nos últimos anos os reacionários Ronald Reagan (1981-89) e George Bush (1989-1993), e o imprudente e unilateralista George W. Bush (2001-2009). Mas cuidado para não demoniza-los, pois os economistas do Brasil são enfáticos ao afirmarem que os Republicanos são menos protecionistas nas relações comerciais com o mundo e, portanto, melhores na abertura para os nossos produtos.

Eleições indiretas.
As bancas das faculdades sempre evitaram colocar em seus vestibulares questões que exijam conhecimento sobre o complexo e confuso (isso aos olhos do simplório sistema brasileiro) sistema eleitoral estadunidense. O aluno deve sempre entender que existem eleições que na prática soam como indiretas, pois o computo majoritário dos votos não vale, e sim a quantidade de delegados dos partidos vencedores por Estado. A distorção do voto distrital nos EUA foi muito evidenciado quando em 2.000 o situacionista Al Gore teve mais votos que George W. Bush, mas uma pequena margem de maioria de delegados por Estados deu ao Republicano a vitória.

Finalizando.....não esqueçam que o mandato presidencial é de quatro anos com direito a reeleição  consecutiva. Nesse ano de 2016, Donald Trump pelos Republicanos e Hillary Clinton pelos Democratas polarizam a disputa à Casa Braca.

Nenhum comentário: