terça-feira, outubro 04, 2016

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO DE IPU - DE QUEM É A CULPA?

Na noite de ontem, segunda, (03/10), uma jovem perdeu a vida no trânsito de Ipu (veja matéria aqui)
Fatalidades como essa acontecem, mas, inegavelmente, a probabilidade de sinistros no trânsito de cidades interioranas, algo corriqueiro aqui no Ipu, aumentam quando observamos um somatório de fatores.

O poder público, digo aqui Prefeitura com seu Departamento Municipal de Trânsito, colaboram decisivamente com essa situação pois se mostram inoperantes em uma fiscalização enérgica ou até mesmo com campanhas voltadas para a educação dos motoristas. Entra Prefeito e sai Prefeito, e o Ipu não tem um gestor com a coragem suficiente para enfrentar esse problema por questões meramente eleitorais, ou seja, o medo da perda de votos em meio aos correligionários infratores. 
O poder Judiciário também tem uma parcela de culpa, pois juízes e promotores se mostram insensíveis a essa discrepância vistas a olho nu nas ruas das cidades interioranas.

Se houvesse uma "tolerância zero" por parte dos agentes públicos, acredito que a Família desses jovens iriam pensar várias vezes antes de entregar a motocicleta a um filho menor de idade. 
Se houvesse uma política forte de fiscalização municipal, não seria comum motociclistas andarem nitidamente embriagados como estava ontem o causador dessa tragédia. 

Por fim, falta sensibilidade e responsabilidade por parte dos Prefeitos e agentes públicos em fazerem uma ampla campanha que envolva Família, imprensa e Escolas.

Enquanto isso não acontece, a probabilidade favorável em meio a negligência pública, colabora decisivamente para o luto e o sofrimento imensurável das famílias. 

Nenhum comentário: