segunda-feira, janeiro 03, 2022

EM QUEM O IPUENSE IRÁ VOTAR PARA DEPUTADO ESTADUAL EM 2022?

O 2022 chegou e mais uma vez o livro da história político-eleitoral de Ipu terá uma nova página escrita. Um dos embates já virtualmente definidos está nos postulantes a uma cadeira na Assembléia Legislativa do estado do Ceará. Quatro nomes se projetam na caça ao voto dos ipuenses. Vejamos 

CLÁUDIO PINHO (PDT).

O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e cunhado do líder político Sérgio Rufino, será o novo candidato oficial da gestão municipal. Com um grupo político grande e dotado de um forte poder econômico, os Rufinos e seus subordinados deverão buscar ultrapassar os mais 8.093 votos dados para Augusta Brito em 2018. Nos bastidores, sabe-se que Sérgio Rufino quer dar mais de 50% dos votos ipuenses para o seu Estadual. 

BRUNO PEDROSA (PP)

O Deputado Estadual Bruno Pedrosa (PP), o qual tem DNA ipuense, entrará no páreo de 2022 bem mais competitivo. Com uma articulação mais incisiva que lhe deu apoio de grandes lideranças locais, em especial do prefeito de Jijoca, o ipuense Lindbergh Martins, Pedrosa está mais descolado do grupo de situação e busca ampliar sua base junto com o eleitorado de oposição. Contando com o apoio do líder politico e ex-vereador Genêsio Mororó e do edil Nonato Martins Filho, o deputado deve em muito superar os 1.174 votos conquistados em 2018. 

SÉRGIO AGUIAR (PDT)

O parlamentar camucinense tenta manter tradicionalmente o Ipu como uma das suas bases políticas. Sérgio Aguiar já foi o campeão de votos na cidade em 2006 e 2010, mas tem perdido o pódio nos dois últimos pleitos. Com um grupo político bastante desidratado, sobretudo com a perda de apoio de várias lideranças locais para o grupo político do ex-prefeito Sérgio Rufino, Aguiar tem um grande desafio de ao menos manter os 4.267 votos de 2018 e manter a posição de maior referência na oposição ao lado da ex-prefeita Toinha Carlos. A grande incógnita é: Diego Carlos (PDT), o 2º lugar no pleito municipal passado, conseguirá transferir a maior parte  dos seus 8.881 votos para Sérgio Aguiar? 

SÁVIO PONTES (PSD)

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ipu é a grande novidade desse 2022. Beneficiado com uma nova legislação que deu brecha para sua candidatura, apesar das contas da sua gestão desaprovadas, Sávio Pontes será candidato pelo PSD com o apoio dos Domingos de Tauá. Em 2018, Pontes apoiou Patrícia Aguiar a qual obteve 1.258 votos nas urnas ipuenses. A grande pergunta que paira é a seguinte: estará de fato Sávio Pontes pleiteando uma cadeira na Assembléia ou buscando ter protagonismo na política ipuense? Uma coisa é certa: o ex-prefeito mesmo sem "grupo político" tem seu eleitorado cativo. 

CONCLUSÃO: Esse é o desenho faltando agora nove meses antes da eleição. Algo pode mudar? SIM. Caso isso aconteça, faremos um novo post atualizando o tabuleiro da política ipuense. 

Nenhum comentário: