segunda-feira, maio 09, 2022

EDITORIAL - UM CAVALO DE PAU PARA IMPÔR A CANDIDATURA DE ROBERTO CLÁUDIO E SALVAR CIRO NO CEARÁ

(Análise do Blog do KT) - Ciro, o cacique-mor dos Ferreira Gomes, agiu premeditadamente quando concedeu entrevista na semana passada fazendo duras críticas ao PT (alvo principal) e até a Eunício Oliveira (MDB). O presidenciável disse em voz alta que o PT cearense tem uma banda podre de corrupção.

Quais os objetivos de Ciro Gomes?

1 - Se impor ao PT do Ceará (incluindo aqui Camilo Santana e também Eunício) que defende a governadora Izolda Cela (PDT) como a candidata preferida. Com isso, Ciro diz aos Lulistas do Ceará que irá impor Roberto Cláudio e pronto. Os incomodados que se retirem e os petistas não ficam com a moral de terem emplacado a governadora como candidata a reeleição.

2- Ciro sabe que está correndo o sério risco ficar em segundo ou em terceiro lugar em seu próprio estado. Isso complicaria até seu futuro político. Uma candidatura de Izolda contempla a tese de palanque duplo, fortalecendo assim Lula no Ceará em meio a uma teórica tolerância da máquina governamental. 

3 - Há que se considerar que Ciro ao bom estilo Ferreira Gomes buscou tirar os holofotes de Capitão Wagner, o qual iniciou a semana passada na mídia com a declaração que iria disputar a eleição contra um poste.

Camilo Santana e o PT?

Os FGs acham que o ex-governador com uma candidatura certa ao Senado, ficará numa  posição de "neutralidade" nessa querela. Camilo é grato a Cid e dificilmente fará algum movimento brusco, apesar de colar em Lula em sua caça aos votos no Ceará. 

Frágil e com uma maioria submissa aos FGs, o PT mostrou aquilo que é como uma nota de repúdio a Ciro, mas que defende a continuidade da aliança com o PDT no Ceará. A sigla vermelha do Ceará, também presa a tese de Lula de que vai precisar dos eleitores de Ciro no segundo turno, saiu pequena e enquadrada com a fala do ex-Ministro. 

CONCLUSÕES

* Roberto Cláudio será o candidato da coesão do "12 lá e 12 cá" nas urnas. 

* Izolda, acusada de ser uma pedetista com DNA petista, vítima de "Misoginia Política" dos seus líderes, cumpre tabela até 31 de dezembro no cargo.

* O silêncio de Cid Gomes é uma consonância com a estratégia do irmão Ciro.  

* A campanha presidencial de Lula no Ceará será sabotada pela máquina governamental dos pedetistas.

* Eunício Oliveira, para não aceitar a humilhação de apoiar Roberto Cláudio, o seu "sabotador" de 2018, terá que ficar exoticamente neutro ou coerentemente apoiar Capitão Wagner. 

* O PSD dos Domingos de Tauá, ileso nesse tiroteio, está mais forte ainda para indicar o Vice de Roberto Cláudio

* O PT continua sendo no Ceará, em sua maioria, um puxadinho dos Ferreira Gomes.

Nenhum comentário: