quarta-feira, junho 04, 2014

Se a moda pega...CÂMARA DE SOBRAL ANTECIPA EM SEIS MESES ELEIÇÃO DO NOVO PRESIDENTE

A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou ontem, em segundo turno, a antecipação da eleição da Mesa Diretora, que irá assumir o biênio 2015/2016. Em uma sessão conturbada, o projeto que antecipa a eleição do Legislativo municipal, de autoria da própria direção da Casa, foi aprovado com 14 votos a seis.

O Pros Ceará e o Pros Sobral estavam se movimentando para tentar impedir que o projeto fosse aprovado. Uma resolução assinada pelos presidentes do Pros Ceará, Danilo Serpa, e Pros Sobral, Gerardo Cristino Filho, determinava que os vereadores da legenda se abstivessem de votar ou votassem contrário ao projeto. No entanto, dos 14 votos a favor, três foram do partido. Um vereador do Pros não participou da sessão. Gerardo chegou a marcar uma reunião na manhã de ontem com a bancada do Pros, mas apenas cinco parlamentares compareceram.

O POVO tentou entrar em contato com o Pros, mas apenas o vereador Carlos Calisto atendeu uma das ligações. Entretanto, disse que não iria comentar a votação e desligou.

Segundo o vereador Zezão (PP), primeiro secretário da Câmara, a proposta foi pensado após um dos vereadores apresentar um projeto mudando algumas regras no processo eleitoral. “A programação era para setembro, quando fomos pegos de surpresa com um projeto do vereador Carlos do Calisto (Pros) mudando o rito das eleições. Onde me pareceu um golpe antidemocrático, apresentar uma mudança no rito das eleições 90 dias antes”, criticou.

Carlos Calisto também não quis comentar o assunto. Zezão é candidato a presidente da Câmara pela única chapa escrita para concorrer ao cargo.

O presidente da Câmara, Itamar Ribeiro (PSB), foi o único da atual mesa diretora a ser contra o projeto. “Eu sou contra. Anteriormente era dia 15 de dezembro, depois passou para setembro e agora querem colocar para o primeiro sábado de junho. Acho isso sem necessidade, eu votei a primeira vez contra e irei votar hoje (ontem) novamente contra”, afirmou.

Itamar ainda disse que a votação ser antecipada não atingirá sua gestão. “Por mim, não há nenhum problema, não muda em nada minha gestão. Até mesmo porque a nova mesa só irá assumir em janeiro, apenas acho desnecessário”.

A votação da mesa diretora ocorre no próximo sábado, 7. Até ontem, apenas uma chapa estava escrita para concorrer aos cargos.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário: