domingo, março 01, 2015

Cara e Perigosa - QUAIS AS CHANCES DE REELEIÇÃO DE SERGIO RUFINO?


Apesar de muitos não concordarem, mas me considero o único blogueiro da cidade com autonomia para fazer análises sobre a política local. Só para lembrar os desavisados, fomos o primeiro a noticiar em janeiro de 2011 uma articulação de empresários locais para lançar ao Paço Municipal (vejam matéria AQUI) o nome do então quase desconhecido Sergio Rufino. Naquele janeiro, assim como todo Ipu sabe, quase toda a atual base política e administrativa de Sergio Rufino estava aceitando, comungando e/ou se beneficiando a administração do "papai" Sávio Pontes, excetuando, logicamente, os honrosos edis Alberto Martins e Arlete Mauriceia que durantes quatro anos foram os verdadeiros opositores da gestão Novo Tempo. 

Agora que chegamos ao mês de Março, a política ipuense vem de uma tendência forte a se afunilar, e as articulações agora são mais decisivas. Até o final de setembro as filiações e reestruturações partidárias tem que acontecer, e lá em Brasília dificuldades estão surgindo pois novas siglas não serão criadas (como assim queria Cid Gomes para implodir o Pros), bem como Solidariedade dos Martins de Nonato e o PV de Adriano Melo com o PPS dos Familiares de Moses Rodrigues em Ipu, devam verticalmente marcharem juntos. 

Politicamente três fatos mobilizam os bastidores da política ipuense. No Congresso são grandes as chances de ser aprovada a obrigatoriedade do licenciamento dos Prefeitos seis meses antes da eleição, o que em Ipu faria Sergio Rufino entregar o comando do Ipu para o Vice Carlos Eduardo. O segundo, é a pressão pelo Pros já feita pelos vereadores de situação e que pode deixar Prefeito ou oposição desmoralizados com as desfiliações (as quais seguramente não haverão problemas de cassação por infidelidade). E por último, temos as articulações de setores empresarias da cidade que ganharam força com o surgimento de dois nomes "novos" como possíveis candidatos para tirarem os Rufinos do poder.

O Prefeito Sergio Rufino (PCdoB) com a máquina pública em suas mãos e a maioria dos vereadores, observando também o fato de não haver um nome definido na oposição, é o único candidato teoricamente pronto para a disputa de 2016. Mesmo com uma administração que não mudou a realidade socioeconômica da cidade, inclusive com perspectivas criadas (Universidade da Ibiapaba, Mini-Distrito Industrial e continuação do Parque da Bica, por exemplo) e sem condições de serem encampadas por falta de força política e também devido os cortes nos gastos federais e estaduais, Rufino deverá se esforçar muito para ter o que dizer para o inquieto eleitor ipuense para que este lhe dê mais quatro anos de poder. A favor de Sergio existe o equilíbrio das contas municipais com salários em dia e o saneamento financeiro da Prefeitura, bem como obras de médio porte (aqui vou incluir a Praça do CVT e o Estádio da Várzea, acreditando que as mesmas serão concluídas antes das eleições municipais). 

Por outro lado, o gestor ipuense, também criticado por seus correligionários por ser frio e sem traquejos populistas, paga um preço caro por sua postura complacente com seus comandados. A guerra radiofônica travada todos os dias no programa oficial da Prefeitura, onde pessoas da sociedade não partidários seus e políticos da oposição são xingados e execrados, somada a petulância de alguns vereadores que possam de um moralismo ora capenga ora já ultrapassado, tornaram uma possível política de cooptação - historicamente necessária para vencer as acirradas eleições ipuenses - com setores de oposição totalmente impossibilitadas. 

A administração municipal que está caminhando para seu retão final está sangrando com a epidemia de dengue, com um desempenho pífio nas avaliações educacionais, sem força para moralizar o trânsito e sem ter montado uma logística para combater a seca, vive a ser maculada nas ruas da cidade por todos os seguimentos socais e credos políticos. 
A crise na segurança local, onde Sergio não tem força política para fortalecer aparato militar local é algo que desabona a sua gestão. Atos de violência como o incêndio dos transmissores da Rádio Iracema, onde a maior parte do Ipu acredita que teve conotações políticas e que o Prefeito se fez de "joão sem braço" para tamanha estupidez, devem ser colocadas em evidência no ano da sucessão local. 

Um outro ponto que deverá ser questionado nas próximas eleições será o familiarismo nos cargos da Prefeitura e no comando do legislativo. Será se o questionador eleitor ipuense vai aceitar a proposta: "Vamos dar mais quatro anos para Os Rufinos comandarem o Ipu?". Por mais que Sergio e irmãos sejam pessoas as quais não podemos e nem devemos desaboná-las, essa pauta será inevitável para os marqueteiros da oposição e por mais que o grupo Liberdade chegue em 2016 com a força de duas emissoras de rádio (Fm Liberdade e Novo Tempo, que devem funcionar até lá), esse tipo debate maculatório será irreversível.

Então, quais as chances de Sergio Rufino ser eleito? Depende de quem será o candidato da oposição. 

CHANCES REMOTAS 
Se o candidato tiver o perfil de ser "um nome novo" e com um relativo poder econômico, como assim Sergio teve em 2012 com  apoio de um renomado empresário ipuense, a coisa deve se complicar para o PCdoB de Ipu. E se esse "nome novo" tiver a capacidade de evitar deserções (não esqueçam do sonho de Sergio Rufino de ter Toinha/Diego como seu Vice) e agregar a todos inclusive de várias lideranças que hoje comungam com Sergio mas que sempre sinalizaram  que num primeiro sinal de guarida segura pulam do barco (ou seria do avião) da Liberdade, a musculatura de campanha se consolida. Um ponto importante, e historicamente imprescindível, seria que esse candidato da oposição contasse com o apoio "branco" do governo do Estado, algo que não seria muito difícil ao observarmos a relação equidistante do Prefeito de Ipu com Camilo Santana e os Ferreira Gomes. 
O debate de 2012, de uma novidade e esperança de renovação de poder que o ipuense tanto ama, e que deu, de certa forma a vitória ao "65" e a "Liberdade", migrariam agora para esse novo nome a ser testado no comando do município.
Esse cenário deixaria o projeto de reeleição de Sergio Rufino numa situação de CARA E PERIGOSA. 

CHANCES BEM REAIS 
Se surgirem dois ou três candidatos da oposição, isso poderia equilibrar o pleito. Observando quem seriam os nomes da oposição, esses candidatos poderiam dividir o espólio eleitoral urbano, o qual deverá ser o ponto forte do voto de oposição. Com a tradicional estrutura de campanha que os Rufinos sabem fazer nas últimas horas que antecedem a eleição, sobretudo em áreas da periferia e da serra e do sertão como vimos na última eleição, a reeleição de Sergio seria viabilizada. 
Esse cenário deixaria Sergio numa situação CARA, mas não muito PERIGOSA

CHANCE DE REELEIÇÃO
Se o nome for Sávio Pontes, Diego Carlos ou até a ex-Prefeita Corrinha, sem esquecer que o competente Vereador Adriano Melo está também cotado, a coisa complica e muito para a oposição. Cada um destes nomes tem suas virtudes, mas inegavelmente possuem limitações eleitorais. 
Nesse caso o debate eleitoral da campanha será forçosamente o que Sergio Rufino mais quer, ou seja, o mesmo de 2012 (Liberdade x Corrupção) o qual o pavimentou como a única opção para uma mudança política na cidade mesmo com muitos votando nele mas torcendo o nariz para o seu bigode na frente da urna.
A eleição de um destes não é impossível, mas seria CARA E PERIGOSA.

LEIAM MATÉRIAS RELACIONADAS ABAIXO
____________________________________________________________

_____________________________________________________


14 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Sérgio Rufino, não será reeleito e nem conseguirá eleger seu sucessor!
Tudo é muito simples, o povo não quer mais!

Já os dois vereadores que fizeram a oposição ao ex-prefeito, também dificilmente se reelegerão , pois tem uma fileira de colegas disputando voto por voto ...Agora junto a estes dois vereadores que criticaram a ex - gestão e agora estão contra o povo. Isto é uma questão de lógica...

E o vereador que é irmão do Sr. Prefeito, só conseguirá se reeleger por que tem o famoso gingado político, mas que será perseguido por seus próprios colegas de bancada de hoje, e a reeleição deste Vereador que é o atual Presidente da Câmara, só será concretizada, se seus familiares que ocupam a Chefia de Gabinete da Prefeitura , a Secretaria de Educação , a Assessoria da Ação Social, os demais Departamentos da Cúpula da atual administração, souberem chegar junto a seus servidores contratados e pedir o apoio pra o vereador irmão do Sr. Prefeito.

É neste momento que vai ter vereador ( a ) pulando, pulando, sacudindo, aumentando ainda mais a voz, chateados , rancorosos , e tentando ir pra outro lugar, pois sabemos que muitos contratados, são indicação de outros vereadores do Sr. Prefeito, mas no momento da eleição, vão ter é que votar no vereador indicado pela gestão, que é o Presidente, se ainda tiver vereador ou vereadora do Sr. Prefeito iludidos (a) achando que fez a indicação de referido contrato , e terás destes contratados votos, podem esquecer.

O Sr. Prefeito faz é agradecer de trazer seus eleitores de confiança e tá é já conquistando na conversa de pé de ouvido, pelos bastidores, um por um para dar o voto ao seu irmão.

Quem é iludido (a) de achar que o servidor que tá contratado , vai deixar de atender o pedido do Sr. Prefeito, que é o dono mesmo do contrato, ou o vereador (a) que fez a indicação? Jamais, pois o contratado vai ter que comungar na cartilha do Sr. Prefeito, mesmo caladinho.

Isto vai acontecer, e é bem feito, para estes vereadores do Sr. Prefeito aprender de uma vez por todos, pois deixaram de dar apoio os concursados que foram expulsos pelo então Sr. Prefeito, para levar a fila de nomes de contratados para o Sr. Prefeito contratar, até somos sabedores que em um momento o Sr. Prefeito quis aceitar estes concursados, pois todos foram empossados rigorosamente dentro das vagas existentes e tudo dentro da LEI.

VALE SALIENTAR QUE ATÉ TEM 05 (CINCO) AGENTES DE ENDEMIAS, AGORA DIZ QUE A CULPA É DO POVO. ORA MAIS!

Mas a turma de vereadores do Sr. Prefeito não deixaram...E o mais revoltante, que em um concurso, passam quem estudou mais, e foram chamados tudo por ordem de classificação, e não por cor, por partido, ou por coisa qualquer.

Agora chega-se uma conclusão: QUANTOS DESTES CONCURSADOS QUE FORAM EXPULSOS COVARDEMENTE , VOTARAM NO VEREADOR (A) DO SR. PREFEITO, NO PRÓPRIO PREFEITO QUE HOJE ESTAR, E NO MOMENTO QUE QUERIAM SÓ UMA PALAVRA POR ELES, ESTES VEREADORES DERAM AS COSTAS.

O que faltou no Sr. Prefeito, foi ter uma direção, deixou frouxo pra seus vereadores até mandar nele, o Sr. Prefeito sabia que o certo, era cumprir a posse de todos os concursados, mas tinha que atender as promessas de campanhas de seus vereadores...E vamos ver quais destes hoje que estão ao seu lado, estarão em 2016. Nem um 1 / 3 , podem anotar!

Antonia de Maria

Anônimo disse...

kleber coloque os nomes da oposição.quem são os empresários ou é tudo conversa fiada?

Anônimo disse...

Prefeito melhor no ipu não deu. Se compararmos com os outros que passaram pela prefeitura da nossa cidade tem esse que tem o nome limpo perante ao eleitorado homem de moral e respeito

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk, Oh piada grande, espere só daq1ui dois meses arruma de processos contra este sergim, é de monte

Anônimo disse...

Quem são os empresários citados como novos nomes? O povão quer saber! Prof. acabe com nossa angústia e fale o nome do nosso libertador!

Anônimo disse...

o lema dessa eleição vai ser:
LIBERDADE X RENOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Que eu saiba, ninguém aki no Ipu é preso a nada, portanto o que mais queremos é uma administração que renove, desenvolva nosso município. Passaram-se mais de 2 anos e esse prefeito só conseguiu pagar os salários em dia. Ok, isso foi bom, mas precisamos de muito mais. RENOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO JÁ!

Anônimo disse...

Kleber Teixeira provou mais uma vez o quanto acha os leitores de seu blog idiota. Não passa de um escritor medroso que comenta seus próprios post's como anônimo. O Sergio é de longe um dos melhores prefeitos que Ipu já teve e olhe que nem comissionados e nem preciso da prefeitura para trabalhar. No lugar de comentar como anônimo aumente o seu post.

Anônimo disse...

kleber, vc é mesmo um excelente analista político.

Tanto que cravou a vitória de Diego Carlos, 1 dia antes da eleição, inclusive acertando até a quantidade de votos de maioria.

Vc tb dizia que Sávio Pontes jamais seria afastado e que era poderoso demais e seria reeleito facilmente pq era muito influente.

Anônimo disse...

LIBERDADE X RENOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O Ipu pode mais!

Anônimo disse...

Senhor Kléber Teixeira, até hoje (04/03/2015) a Administração Respeito e Transparência de Ipu não prestou contas com o TCM de dezembro/2014 e janeiro/2015. O prazo para entregar dezembro era dia 30 de janeiro e janeiro era em 28/02/2015.

Anônimo disse...

Senhor Kléber, conversei com algumas pessoas que já fizeram comentários positivos sobre a administração da ex-prefeita Corrinha que você não publica. Porquê?

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk! A piada fa século.

Anônimo disse...

vamos de sergio rufino de novo homem que tem moral e resposabilidade

Anônimo disse...

Sergio Rufino é o prefeito da dengue e da falta de água.