domingo, março 08, 2015

Endemia de Dengue em Ipu - A NEGLIGÊNCIA, A SOBERBA E A LETARGIA DO PODER MUNICIPAL

Antes de mais nada, a Dengue é uma doença complicada em termos de dados reais de pessoas infectadas pois são muitos os acometidos pelo mosquito transmissor que, uma vez curados, não prestam o exame sorológico que iriam compôr os dados oficiais dos municípios. Esse Blogueiro aqui, por exemplo, assume e dá a mão à palmatória pois das duas vezes (uma foi no ano passado) que contraí a Dengue e não colaborei com os dados, bem como não houve nenhuma preocupação do tipo "pós-venda" dos hospitais em que estive internado em mapearem a doença. No Ipu no ano passado foram registrados oficialmente apenas 356 casos oficiais, números totalmente fora da realidade do que vimos. 

Outro ponto que aqui também logo esclareço é que a sociedade leva uma parcela dessa culpa por desdenhar da aproximação da quadra invernosa, assim como o seu lapso das situações de epidemia dos anos anteriores. Mas o grande culpado é o poder público, em especial, a sua última instância, o município. É ele que fica na ponta da corda. É ele que deve assumir a responsabilidade da mobilização social.

Vamos aos Fatos

CENA UM - O ALERTA
Estamos no início em Novembro de 2014. A imprensa nacional e cearense divulga os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) órgão vinculado ao Ministério da Saúde, aponta que 117 municípios do país estão em risco de epidemia. O Ipu está entre os três.







CENA DOIS - A NEGLIGÊNCIA
O que deveria ser feito? A Prefeitura deveria iniciar logo uma mobilização social de alerta e esclarecimento montando uma força tarefa em parceria com as escolas e emissoras de rádio incluindo aquelas das cidades vizinhas que a Prefeitura paga. Carros volantes, panfletagens e uma incentivação aos agentes de endemias seriam extremamente necessárias. Outras ações mais enérgicas deveriam serem feitas, pois vidas estariam em risco.
Era necessário pactuar logo ali com a sociedade. Mas Sergio Rufino e a Secretaria de Saúde negligenciaram e nada foi feito. Até janeiro quase nada foi feito

CENA TRÊS - AS CHUVAS
O mês de Fevereiro chegou com a chuva. A larva do mosquito passa a proliferar e os casos de dengue começam a lotar o Hospital Municipal e os outros particulares. A Rádio Regional de Ipu, veículo de comunicação que faz oposição ao Grupo Político do Prefeito, passa receber a queixa dos ouvintes não só de casos de dengue como a superlotação no Hospital Municipal onde quase sempre se encontra apenas um médico plantonista, Dr. Cacá.

CENA QUATRO - A INDIFERENÇA 
A TV Diário vem até a cidade e faz uma reportagem alertando sobre o risco de epidemia e o aumento de atendimento no hospital.
No mesmo dia 05 funcionárias da Secretaria de Saúde foram até ao rádio e disseram no Programa Oficial da Prefeitura que, segundo matéria também postada no site Ipunotícias,  NÃO EXISTE EPIDEMIA DE DENGUE EM IPU.
As profissionais de saúde tentavam tapar o sol com a peneira, e como já é filosofia da forma de agir da atual administração não se assume que erra. Na entrevista a culpa não foi colocada em Sávio Pontes como de costume , mas sim na falta de consciência da população. O certo seria se dizer que como não se foi feito nada de concreto por parte do poder público local a epidemia estava chegando.





CENA CINCO - A SOBERBA
O final do mês de Fevereiro findou de maneira estarrecedora. A cidade entrou o caos com centenas de casos de dengue que superlotaram os hospitais da cidade. No bairro do Reino de França, por exemplo, eram contadas a dedo as casas em que não havia alguém com sintomas da Dengue. Membros da administração municipal e políticos da cidade contraíram o vírus e foram hospitalizadas.
Enquanto os munícipes agonizavam o Prefeito fazia um "tur político" na Serra da Ibiapaba com o chefe de Gabinete Tião Rufino, seu irmão Zeca Rufino (Presidente da Câmara) e vereadores da sua bancada como podemos ver na soberba foto abaixo.


CENA SEIS - A LETARGIA COM "NOVAS" AÇÕES
Criticado pela maioria da sociedade ipuense, o chefe do Executivo local resolveu agir e intensificar suas ações no mês de março. Antes tarde do que nunca, mas os estragos já estavam feitos e muitas famílias contabilizavam seus prejuízos. Até mesmo uma suspeita de morte vinculada à epidemia ocorreu. 

Em um tom apelativo (e para muitos intimidador) o Prefeito iniciou a campanha "Em boca fechada não entra mosquito", mas a mesma deveria ser coerentemente assim: " ficamos mudo e não usamos a boca para mobilizar a sociedade, desculpas mas vamos agora tentar amenizar os estragos da nossa incompetência e abrir a boca para combater o mosquito"


A endemia de Dengue em Ipu macula a gestão do Prefeito Sergio Rufino, e se já não bastasse a negligência sua e dos seus comandados, a mesma veio acompanhada por uma casuísmo irresponsável daqueles que fazem a sua administração onde vidas estavam e estão em jogo.
Precisando de um amplo apoio popular para uma histórica reeleição, Sergio não assume o protagonismo político das causas mais importantes da cidade. O combate a dengue é a prova cabal de um retrato fiel do que o líder do Grupo Liberdade tem para ofertar a cidade. A saúde preventiva, assim como outras áreas administrativas, segue sem planejamento, sem projetos e com cargos preenchidos pelo velho apadrinhamento político e familiar que achincalha o Ipu nesse momento.

18 comentários:

Anônimo disse...

PROFESSOR KLEBER TEIXEIRA MOSTRE REALMENTE PENSA DESSA MANEIRA,SEJA DIFERENTE E FAÇA UMA MATÉRIA COM AS CONTAS DE GOVERNO DE 2010 DO SÁVIO PONTES QUE FORAM DESAPROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS.

Anônimo disse...

Faltou no texto também a SOBERBA que a imprensa tratou o tanque de dengue que tem lá no PSF da Mina. Um babão do Prefeito na internet ao inves de admitir a culpa fez uma materia foi falando da coorupção na e´poca do SP quando foi contruído. Esses caras querem de fato pensar que somos loucos . O pessoal do PSF também são culpados.

Anônimo disse...

Votei no Sergio Rufino e sou muito grato a ele por até um certo ponto pois tirou o Ipu de uma situação caótica, embora reconheça que o comercio do Ipu na época do Savismo estivesse melhor.
Mas nesse momento acho que Sergio já cumpriu a sua missão e não tem mais nada para nos ofertar.
Tive dengue e agora sei o quanto esse coisa é ruim. Concordo com o texto embora saiba que o autor dele seja da oposição dos cururús.
Assina um comerciante.

Anônimo disse...

O que o SP fez em sua gestão que a justiça o puna pelos eventuais erros cometidos e comprovados por meio dos tramites jurídicos.O que a população precisa é de ação no combate a dengue. Não é ser multada ou criminalizada como querem a situação. Os gritos em programa oficial da prefeitura em rádio não servem de nada, nem para espantar o mosquito aedes. Combate-se a dengue é com muito trabalho e com incentivos aos profissionais, e não com gritos apontando os erros de uma administração anterior.

Airton Pereira (Alto 14) disse...

Sou do lado da situação, porém isso não me impede de reconhecer os erros e elogiar essa matéria, visto o teor conciso e coerente contida nela.

Anônimo disse...

SERGIO RUFINO ESTÁ PERDIDO. EXISTEM MUITOS TRAIRAS DENTRO DA GESTÃO ELE NÃO ENXERGA. ESSA FOTO DO AVIÃO FOI CORDA DE UM DESSES. SE ANDASSE COM SEUS FIES DO GRUPO ISSO NÃO IRIA ACONTECER.

Anônimo disse...

"embora reconheça que o comercio do Ipu na época do Savismo estivesse melhor. " só se for para os Savinistas. Vamos deixar de lorota, todos sabem que a culpa desses casos de dengue é a população que não se preocupa nem com ela msm. A Dengue não é nenhuma nova doença que o município preciaa educar. Casos de dengue sempre teve e sempre terá a menos que a população coloque em prática tudo o que todos ensinam a mais de duas décadas. Sabe pq tem cidades que não tem casos de dengue?vc como um professor devia saber. ou se faz de abestado? Porque infelizmente em algumas cidades os habitantes colocam em prática o que é pra ser feito. Deixe de se fazer de doido KT, sabendo que seu blog é muito acessado e vc como professor, deveria era está educando a população e não atacando a situação dizendo que a culpa é dela.

Anônimo disse...

Ô que saudade da Corrinha, no seu tempo de prefeita, nós agentes de endemias éramos valorizados e respeitados, não teve dengue no Ipu à época.

Anônimo disse...

Essa turma é soberba mesmo hj mesmo no hospital esrava lotado e me disseram que era virose e eu todo avermelhado. Eles se acham igual os chefes dele, Daki pra eles em 2016.

Anônimo disse...

Botar culpa no povo de Ipu eh covardia.Desde outubro que as autoridades foram alertadas que Ipu estava em Risco de surto.( LIRAa > 3.9).Não se viu uma manifestação da municipalidade.Só a voz da Igreja Católica.Hoje temos mais de 61% dos imóveis infestados,o que foge a responsabilidade do cidadão e entra o descaso das autoridades.O cidadão não tem como barganhar larvicida.Amem,Ipu.

Anônimo disse...

Meu Deus ,esse primeiro comentário deve ser de um dos pra nadas do prefeito. Falar das contas fo ex prefeito , não espanta os mosquitos da dengue. Parabéns Kt , mais uma vez você foi perfeito nas suas colocações. E o puxa saco acima ,do primeiro comentári, não pegue dengue e não perca um ente querido . Assim iria reconhecer o real problema. Se toca puxa saco.

Anônimo disse...

E o que isso tem haver com a dengue hoje no Ipu. Deixa de ser idiota que não é o Savio Pontes, que tá maltratando o povo do Ipu. E sim essa administração desastrada que sr instalou na nossa cidade.

Anônimo disse...

CARO KT. EU TE DISSE QUE A COISA NO IPU ANDA BOA EM NADA. MAS ESSA SUA AUTONOMIA NÃO VAI MUITO LONGE. O QUE DINEHIRO E PEIA NÃO RESOLVE É POR QUE FOI POUCO.
O PACOTÃO DA MINA SE VIER DE FATO TÚ TÁ NO MEIO TAMBÉM.
AGUENTA MAIS 4 ANOS......

Anônimo disse...

Vendo esses comentario achei o cupado ,os agentes ,pois o agenta ta e com soudade da corrinha e nao ta trabalhando direito voces viram ele mesmo postou

Anônimo disse...

A atual gestão realmente não acreditou que o Ipu poderia sim ter a Epidemia de Dengue, não deu a atenção necessária que o próprio Estado fez alerta deste perigo na cidade. Não é justo culpar uma população, quando a culpa é da administração, que faltou com ações preventivas neste combate da dengue. E ninguém quer nenhum conterrâneo morra, e a ninguém, pelo contrário, queremos que o Sr. Prefeito aceite sua falha e vá buscar soluções junto ao Governo.

Veja este link: http://www.reporterfranciscojose.com.br/2015/03/moradores-denunciam-criadouro-do.html

Só agora a administração contratou 10 ( dez) agentes de endemias, e ninguém poderá esquecer que o Sr. Prefeito expulsou 05 (cinco) agentes de endemias concursados em janeiro de 2013. Quando existe uma covardia com uma única pessoa, a população não poderá ficar omissa , imaginem uma covardia nesta tamanha proporção, com a expulsão de tantos concursados em 2013, que no meio destes concursados injustiçados pelo atual Prefeito, tem Agentes de Saúde e Enfermeiros também, por simplesmente birra política. E hoje tá o Município ainda tendo a liberdade de contratar, invés de convocar os concursados da Justiça.
Pois toda ação , tem uma reação! E esta ação injusta do Dr. Prefeito veio a tona agora com a visita do Mosquito em toda cidade.
Deus no comando! Os justos não podem pagar pelos pecadores!

Antonia de Maria

Anônimo disse...

VEJA ESTE VIDEO!
Lógico que o Mosquito da Dengue é Democrático, e ninguém estar fazendo política nesta tragédia, mas sim, cobrando das autoridades competentes ações, que neste sentido é o Sr. Prefeito, que recebe recursos pra trabalhar pelo Município, e temos a maior prova de duas gestões anteriores a esta, que fez um trabalho brilhante, e o Ipu não teve esta Epidemia. E jogar a culpa na população, isto é covardia! E o mais revoltante é que a população vinha já sabendo que a substância usada nas caixas d agua não era de uma boa qualidade, quer dizer que isto também é culpa da população? E a denúncia que os reservatórios do SAAE, são descobertos, a culpa também é do povo? O tanque descoberto do Posto de Saúde da Mina também é culpa da população ? Agora quem estar assumindo mesmo esta Epidemia , isto já é um bom sinal, que tem alguém já convencido que o Problema é sério, e precisa de ajuda do Governo Estadual, é o Diretor do Hospital Municipal, e a Ele nossos agradecimentos, pois só assim o Sr. Prefeito vai AGIR COM ESTA VERDADE, agora os outros demais, ter escondido o Mosquito há tempos do Sr. Prefeito , foi um gesto desumano a população, pois só agora o Diretor do Hospital tá recebendo o resultado da falha que cometeu a Gestão em Si.

https://www.youtube.com/watch?v=0LDqIKN2DOY&fb_action_ids=780943455365801&fb_action_types=og.shares

Antonia de Maria

Anônimo disse...

PRA NÃO ESQUECER!!!

Só agora a administração contratou 10 ( dez) agentes de endemias, e ninguém poderá esquecer que o Sr. Prefeito expulsou 05 (cinco) agentes de endemias concursados em janeiro de 2013.

E se ainda quisesse o Sr. Prefeito ter convocado mais Agentes de Endemias, poderia ter convocado, pois foi deixado tudo nas mãos pra o atual Prefeito fazer isto.

Pois o ex-prefeito e sua assessoria da época deixou tudo organizado pra que o Prefeito que ai estar hoje pudesse convocar mais concursados, ATRAVÉS DE UM DECRETO DE PRORROGAÇÃO DO CONCURSO, QUE SÓ AGORA EM 12 DE JANEIRO DE 2015 VENCEU O PRAZO.

POIS O DECRETO VENCEU, E O MOSQUITO QUE ESTAVA AS ESCONDIDAS, PELO BASTIDORES, APARECEU NO MESMO MÊS!!!

E AGORA SR. PREFEITO, O SR. VAI DECRETAR EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO POR CAUSA DA DENGUE?

MAS O QUE FEZ O ATUAL PREFEITO E SEUS VEREADORES, FOI APROVAR UM PROJETO DE LEI PRA FAZER UMA SELETIVA, E FEZ, SABENDO QUE ESTA APROVAÇÃO NÃO PODERIA TER ACONTECIDO, TENDO UM CONCURSO VIGENTE. MAS QUEM MANDA É O SR. PREFEITO MESMO.

E A JUSTIÇA DE IPU TEM TANTOS PROCESSOS, QUE ESTA CAUSA ESTAR AINDA A RESOLVER. E O SR. PREFEITO DITA AS ORDENS NA CIDADE, E OS PODERES SÓ OBEDECENDO , EITA IPU!

E tem um detalhe muito importante população de Ipu: Estes 10 agentes de endemias, que agora foram contratados, estavam há mais ano esperando serem chamados por este processo seletivo do Prefeito, e por que o Sr. Prefeito não contratou antes estes, como fez com outros cargos, como tem Professores contratados por esta seleção há mais de anos, pois contratou Professor por que gente se ver com mais facilidade, e Mosquito é mais complicado de se ver né! Então esta falha, é pra ser assumida pela ADMINISTRAÇÃO TAMBÉM!

Antonia de Maria

Anônimo disse...

Para refrescar a memória
Se o ou não tem água, a culpa e do prefeito, esse pelo menos construiu poço profundos para amenizar a situação, será quê não lembram quê na época do savismo a única água quê chegava as torneiras dos ipuenses vinha do açude do bonito, água não, lama com merda.
Sera quê a dengue nunca teve um caso de epidemia no ipu ? ou esse e o primeiro da história do ipu? ou será quê o Sérgio quê trouxe o mosquito?
Sera quê o problema da quebradeira do comércio e só ipu e a culpa e do prefeito? Acho quê não pior estaria se o ffuncionalismo estivessem com seus salários em atraso, pois até o dinheiro dos empréstimos consignação quê o Sávio reteu nas folhas de pagamentos não repassou ao banco sendo quê o atual prefeito Sérgio Rufino sensibilizado com a situação quitou os débitos pois já tinha funcionário no SERASA.