quinta-feira, janeiro 06, 2022

PREFEITO DE IPU ANUNCIA RATEIO DO FUNDEB - VALOR DIVIDIDO FRUSTRA PROFESSORES

Após a pressão de uma parcela de educadores da rede municipal, de setores da imprensa e de alguns poucos vereadores, a gestão do Clã Rufino cedeu ao princípio da transparência e usou o meio radiofônico para anunciar que irá fazer o rateio do FUNDEB para 1.131 profissionais da educação. A tão cobrada transparência com esses valores que entraram e saíram dos cofres da prefeitura, foram, de certa forma, finalmente divulgados.

Se mostrando em suas falas nitidamente incomodados com as pressões recebidas nos últimos dias, o prefeito oficial Robério e o seu tio e prefeito extraoficial Sérgio Rufino, anunciaram em um tom sisudo e draconiano que irão ratear um total de R$ 3.713.092,00 de maneira proporcional a todos os trabalhadores da educação da rede municipal. A referência utilizada serão os salários de dezembro último recebidos pela categoria contemplada. 

A cidade obteve mais de 45 milhões de recursos do FUNDEB, segundo o pronunciamento oficial dos gestores feito nesta quinta, 06/01, no noticioso Jornal do Meio Dia da Rádio Iracema de Ipu. Desse total, aproximados 28 milhões foram aplicados referentes aos 70% destinados ao pagamento dos salários como manda a recente atualização da lei federal. 

VALOR NÃO FOI O ESPERADO

Mas o que era para ser uma festa para a tão importante classe de professores da rede municipal, acabou sendo um tanto frustrante e ainda obscuro.  

O valor anunciado, quando é comparado com outros municípios vizinhos - inclusive com população e recursos numericamente inferiores aos de Ipu, é considerado abaixo do esperado. Varjota, por exemplo, proporcionalmente com menos da metade da população de Ipu, irá dividir 3 milhões de reais entre os seus professores. 

Muitos educadores nas redes sociais questionam a Secretaria da Educação sobre o porquê da folha de funcionários está tão "inchada", implicando assim em valores bem menores a serem divididos em relação ao que se esperava, sobretudo quando se sabe que o Ipu é um dos municípios que mais recebem recursos do FUNDEB na Zona Norte cearense. 

Um comentário:

Unknown disse...

Conta estranha e bate sempre!!!