terça-feira, novembro 15, 2011

15 DE NOVEMBRO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA FOI UMA QUARTELADA MILITAR

                    
O Brasil foi o único país das Américas que no pós independência adotou a Monarquia como forma de governo. Tivemos exóticos Imperadores - Dom Pedro I e Dom Pedro II - que foram colocados no poder para atender aos interesses das elites nacionais.
A partir de 1870 se acentuaram no país mudanças socioeconômicas as quais a monarquia não acompanhara ficando, portanto ultrapassada e não atendendo mais aos interesses de diversos setores emergentes da sociedade.
O Exército brasileiro, fortalecido e institucionalizado após a Guerra do Paraguai (1864-1870), passou a ver na proclamação da república a possibilidade de assumir um papel mais decisivo na política nacional.
Em uma análise geral concluímos que a Monarquia não foi derrubada. Ela mesma se desintegrou.
Quando Dom Pedro II tentou fazer reformas políticas e preparar o país para o reinado de sua herdeira, a princesa Isabel, estas chegaram tardes demais. Já havia uma ampla articulação que envolvia o Exército e os Cafeicultores, contando com a participação de setores urbanos que buscavam na República, o direito de votar e participar mais diretamente das decisões políticas do Brasil. Através de um mero desentendimento entre o Executivo, liderado pelo Ministro Visconde de Ouro Preto com o Poder Legislativo e com oficiais do Exército, foi que a República nasceu. Tal como aconteceu com o 7 de Setembro, a Proclamação da República foi mais um fato de nossa história que aconteceu a revelia do povo.

Nenhum comentário: