terça-feira, novembro 01, 2011

ENEM: MEC VAI RECORRER DA JUSTIÇA CONTRA A ANULAÇÃO DAS QUESTÕES

       
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará de anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O juiz Luiz Praxedes Vieira da Silva invalidou na noite desta segunda-feira, pouco antes do programa começar, os itens da prova realizada nos dias 22 e 23 de outubro que foram antecipados em simulado por colégio de Fortaleza.
Ainda abatido pela recente decisão, Haddad recordou a batalha jurídica envolvendo o Enem no ano passado e disse que já considera essa decisão, em primeira instância, como sóbria. Ao contrário do que aconteceu em 2010, quando a Justiça chegou a suspender todo o exame, essa hipótese está afastada este ano. “Seria um desastre cancelar todo o Enem”, disse.
Para o ministro, no entanto, a resolução pode ser aperfeiçoada. O governo entende que o acesso por alunos do Colégio Christus a questões que caíram no exame é uma situação isolada, que deve ser tratada cirurgicamente, onde ocorreu o problema. “A decisão de cancelar as questões afeta 99,99% dos candidatos que não têm nada a ver com o problema de Fortaleza”, afirmou.
Como já havia ocorrido na semana passada, Haddad voltou a alfinetar o colégio Christus, uma das instituições onde ocorreu o pré-teste de itens para o exame em 2010 ocasião em que as questões foram fotografadas. Segundo o ministro, tudo indica que ocorreu uma fraude na escola – a Polícia Federal ainda não divulgou o resultado da investigação sobre as questões. “É lastimável. Se não podemos contar com educadores, com quem poderemos contar?”, indagou.

2 comentários:

Anônimo disse...

O ministro no final esta certo, tem educador que não fala a verdade, nem meia verdade e muitas vezes nenhuma verdade!

Matheus disse...

Acredito que qulquer que seja o final da novela, a isonomia não será recuperada...