terça-feira, janeiro 22, 2013

Ostracismo Político: A MALDIÇÃO DOS VICES PREFEITOS DE IPU

Ser Vice Prefeito em Ipu não é um bom negócio, sobretudo para aqueles que pretendem dar continuidade a sua trajetória política da História da Terra de Iracema. Na década de 1980, o comerciante Chico Andrade (Vice de Milton Pereira - 1º mandato) e o odontólogo Vladimir Mourão (Vice de Flávio Mororó) não vingaram na vida política ipuense e não ficaram com boas lembranças econômicas dos pleitos eleitorais. Ambos acabaram rompidos politicamente com seus companheiros de chapa no final dos seus mandatos.

Magela Aragão foi o Vice de Milton Pereira em seu segundo mandato. O filho do saudoso prefeito Antonio Ximenes apesar de ser uma figura carismática deixou a vida politica eleitoral de sua cidade, embora tenha sido vereador entre 1993-1996. 

O publicitário e advogado Maurício Xerez, depois de ser Vice de Zezé Carlos nos anos de 1990, tentou se eleger Deputado mas não teve êxito e não participou mais ativamente do cotidiano politico de sua Terra natal.

Dr. Cacá Martins, Vice de Simão Martins, após deixar o poder em 2001, não conseguiu dar uma boa votação para seu Deputado Estadual Tomás Brandão em 2006 e teve uma malograda candidatura a Vereador em 2008. O médico é mais um ex-Vice arredio da política ipuense. 

Toinha Carlos, teoricamente eleita a Vice de Marcelo Carlos nas eleições de 2000, não conseguiu ser reeleita em 2004, e hoje em dia está impedida de se candidatar a cargos eletivos. Seu filho Diego Carlos foi derrotado por Sergio Rufino em 2012 e a mesma não obteve êxito em eleger seu sobrinho, Leandro Bezerra, a Vereador. 

Dr. Eduardo Bezerra, Vice da Prefeita Corrinha do Torrim (2005-2008), pessoa pacata e de conduta imaculada pela sociedade ipuense, resolveu por conta própria retira-se da vida política. Em 2008, quando tentava ser reeleito ao lado de Corrinha, teve sua candidatura impedida pela Justiça Eleitoral.

O Vice Dr. Luiz de Gonzaga, médico ilustre de Ipu e filho do Doutor Honoris Causa Tomas Corrêa, protagonizou ao lado do Prefeito Sávio Pontes uma das mais acirradas rupturas politicas nunca vista antes nos anais da história ipuense. Depois de tomar o PMDB de Sávio Pontes e forçar sua renúncia a candidatura de releição e também de conseguir, através dos seus advogados e de desafetos políticos do Prefeito, tirá-lo do poder em duas ocasiões, Dr. Luiz teve um pífio desempenho com pouco mais de 700 votos ao se candidatar a Prefeito de Ipu  em 2012.  Hoje o médico se encontra sem espaço na gestão do Prefeito Sergio Rufino o qual em muito o ajudou indiretamente a chegar ao poder, ao desestruturar por completo o projeto de reeleição do seu desafeto Sávio Pontes.

O atual Vice Prefeito de Ipu é o advogado Carlos Eduardo Torres Martins. Diferentemente dos demais Vices, Eduardo chega ao poder com muita força. O sobrinho da ex-prefeita Corrinha tem além da sua juventude a seu favor o fato de ter a única emissora de rádio ipuense (FM Cidade) de apoio ao Prefeito Sergio Rufino sobre o seu comando, ter também um irmão como Vereador e a orientação do pai, o experiente e sempre vivíssimo na política ipuense Nonato Martins. Não esquecendo que o mesmo salvou a candidatura de Sergio Rufino quando este viu o Coronel Martins ser impedido pelo PT de continuar como seu Vice. 

Num cemitério desvairado de lideranças que é a dinâmica política ipuense e observando o momento propício para a renovação local, Carlos Eduardo terá  a missão de escrever sua própria história olhando para uma possível e acomodada reeleição de Vice em 2016 que teria como consequência um incerto e já renovado 2020.

O hino nacional dos iniciantes da política jamais poderá ser o "Deixa a vida me levar" do Zeca Pagodinho. É preferível e mais inteligente ficar com a intitulada informalmente "Quem sabe faz a hora não espera acontecer" do Geraldo Vandré. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Em Fortaleza, Sergio Rufino no raxa{ Football} é conhecido como : VAQUEIRO", e o Savio pontes so pode ter sido uma lastima para ser laçado pelo nosso bom e velho amigo vaqueiro, acho que ele terá habilidade sim de minar as futuras pretensões de Nonato Martins e sua trupe!! o savio foi confiar e entrou pelo cano: digo LAÇO!
Julio Gomes De Mesquita!

Anônimo disse...

Ate a presente data o municipio de Ipu é o Unico a não lançar nenhuma licitação no portal de licitações: municipio como Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Hidrolandia, santa quitéria, todos já lançaram... detalhe: só existe licitações lançadas no periodo de sávio... nem no periodo do Doutor Luiz não houve...

http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes_tcm/

Anônimo disse...

O vice da Corrinha era pra ser o Coronel Martins, mas o Pica Pau não aceitou. Daí ele disse quero o Dr. Eduardo, pois ´não tem dinheiro, não tem ambição e é muito calado. Esse Pica Pau é um Gênio