domingo, janeiro 27, 2013

CONTRADIÇÕES E EXPECTATIVAS DO CARNAVAL 2013 DE IPU


Foto: Chefe de Gabinete Tião Rufino ao lado do Prefeito Sergio Rufino

O Casal Pica Pau, Corrinha e Torrim, assumiram a prefeitura de Ipu em janeiro de 2005 numa situação muito parecida com a que Sergio Rufino está assumindo o comando da cidade no atual momento. Mesmo assim, a prefeita e seu esposo não se sentiram engessados e já no primeiro ano de mandato iniciaram uma sequência de bons carnavais que caracterizariam sua administração. Sávio Pontes em 2009, após herdar a prefeitura da oposição e também com problemas estruturais deixados por Corrinha, não se intimidou e deu continuidade a retomada carnavalesca ipuense.

O prefeito Sergio Rufino e seus assessores tem divulgado a ideia que o atual quadro administrativo municipal pós-gestão Sávio Pontes não permite grandes gastos carnavalescos. Sem grandes atrações as quais ainda não se sabe quais serão e com uma contrapartida financeira dos blocos, a prefeitura divide opiniões na cidade.

Nada impede que tenhamos um carnaval satisfatório. A seca pode prejudicar o fluxo de turistas para a Bica do Ipu, mas a empolgação e criatividade do folião ipuense sempre ajuda. Na festança noturna com a presença do Trio Elétrico fatalmente teremos centenas de turistas noturnos de cidades vizinhas, pois estas não terão carnaval com o grau mínimo de estrutura o qual teremos. Mas é inegável que comerciante sentirá  a falta daquele turista que se fixaria na cidade caso houvesse um carnaval com grandes atrações, e deixaria uma boa quantidade de reais circulando por aqui.

Vale a pena o sacrifício?
Se houvesse um esforço estratégico da atual gestão em colocar os salários atrasados da administração passada em dia (que Sergio Rufino não tem demonstrado intenção de pagá-los com prioridade), aproveitando os primeiros meses do ano que são fartos em recursos do FPM e afins que entram nos cofres das prefeituras e dinamizar a economia de Ipu, a atual postura do prefeito seria aceita pelos seus munícipes e se ele tivesse decidido - como assim foi cogitado – em não realizar a festança momina, mesmo assim seria tolerado em sua atitude.

Sergio Rufino sabe com seus botões que Carnaval não garante reeleição e que o mesmo terá mais três oportunidades para realizar mega-eventos carnavalescos.

Nós, cidadãos ipuenses e aqueles que amam essa Terra, temos é que nos dar as mãos neste momento e independente de questões político-partidárias apoiarmos de forma direta ou indireta para a animação do Carnaval 2013. Façamos como a AFAI que apesar de ter membros em sua diretoria que não votaram em Sergio Rufino, irmanou-se com a gestão municipal para fazer com que o tradicionalíssimo Bloco da Mala não sumisse do nosso sábado carnavalesco.

4 comentários:

Anônimo disse...

Kléber quando você diz que a Corrinha pegou a situação do município parecida com a que Sergio Rufino recebeu, você diz que a Ex-prefeita fez igual ao Sávio Pontes? Apesar de não ter votado na Toinha para reeleição e muito menos em Sávio Pontes, discordo da comparação, e onde você afirma que recebeu naquele situação de onde tirou os dados.

Kléber até o presente o momento não tenho ex-prefeito que dilapidou o patrimônio público ou melhor furtou od scofre sdpúblicos municipais com o Sávio Pontes.

Sugiro que você reveja essa comparação da exprefeita Toinha com Sávio, pois não se enquadra e diferentemente do Sérgio para Corrinha (mandada pelo Marido) aquele é prudente diferentemente do queixudo e derrotado Torrim não vingou nem aqui e nem no Pires Ferreira para o bem de ambas as cidades.

Sérgio Rufino está mostrando prudência e zelo com os recursos públicos é importante o investimento com o carnaval, mas não se pode se sacrificar as finanças do município, acredito que ele tentará de todas as maneiras realizar um carnaval dentro da atual situação que o município vive e certamente terá apoio do governo do Estado, tanto Sávio como Torrim que se parecem em muito, fizeram carnavias fora da realidade financeira do muncipio e daí vimos como os seus sucessores receberam a prefeitura.

É por essas e outras que estou confiando na prudência do atual prefeito.

Em relação ao FPM sabemos que com todas as reduções de IPI dado pelo governo federal, o repasse caiu e é por isso que os prefeitos essa semana estarão em Brasília para que a presidente libere recursos.

A situação financeira de nosso município é caótica e repasses vindo à prefeitura alguns foram descontados em relação ao município está inadimplente principalmente com o INSS.

Anônimo disse...

EXISTEM MUITAS DIFERENÇAS, PEGOU UMA PREFEITURA FALIDA, COMO SE ENCONTRA , ONDE O EX-PREFEITO FEZ O QUE FEZ DISCARADAMENTE, MUITO DIFERENTE DAS ADMINISTRAÇOES PASSADAS E TEM GENTE QUE CHAMA ELE DE SANTO. ESSAS PESSOAS NO MINIMO COMIAM MUITO ALTO, PREFEITO ESSE QUE DESVIOU MUITO DINHEIRO DO POVO. O PREFEITO ATUAL ESTA TENTANDO TAMPAR O BURACO QUE O EX-PREFEITO DEIXOU.

Anônimo disse...

Causa-me espanto uma pessoa esclarecida como o blogueiro defender uma causa como esta.O carnaval não é do gosto geral e não é uma prioridade.A SAÚDE, A EDUCAÇÃO E A SEGURANÇA SÃO PRIORIDADE DE TODOS. Não esmoreça Sr. prefeito, junte-se ao prefeito de Petrópolis e receba também, os elogios de todo Brasil.
Francisco das Chagas.

Anônimo disse...

sergio rufino é igual savio pontes ja começou comprando um vereador.