sábado, setembro 07, 2013

CID UTILIZA REFORMA EM SECRETARIADO PARA DERRUBAR O AMIGO CORONEL BEZERRA

Justificada por pretensões eleitorais insuspeitas para quem nunca pertenceu a partido político, a saída do coronel Francisco Bezerra do comando da Segurança Pública representa mudança de rumo na secretaria que mais desgasta o governo Cid Gomes (PSB) desde o ano passado.
Até aliados pressionavam pela substituição e, em entrevista veiculada ontem pelo programa HoraK, na TVC, o próprio irmão do governador, Ciro Gomes (PSB), defendeu a necessidade de alterações. A troca de secretário dentro do pacote da reforma administrativa e a justificativa eleitoral não disfarçam a enorme pressão que havia por mudanças no setor mais crítico da administração estadual, em cenário de violência crescente.
Por causa dos números da violência, a substituição do coronel da SSPDS é aprovada por entidades representativas de policiais civis e militares, Ministério Público, sociedade civil e por pesquisadora dos direitos humanos ouvidos pelo O POVO. Todos reclamam da falta de diálogo.
A nova gestão da SSPDS “não vai ter uma missão fácil”, avalia o vereador Capitão Wagner (PR), presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Ceará. “O secretário (Bezerra) deixou situação caótica”, diz. Por isso, indica o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci), Gustavo Simplício, seria melhor assumir a pasta um civil.
O promotor Iran Sírio, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, Júri e Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público, considera que a segurança necessita de plano e resultado concretos. “Vejo que o governador talvez queira mudar para a construção de política de segurança que atenda aos anseios do Ceará de um estado mais seguro”.

ENTENDA MAIS SOBRE A CRISE NA SEGURANÇA QUE ASSOLA O CEARÁ

A segurança pública do Ceará é alvo de constantes críticas devido aos índices crescentes de violência. Os homicídios dolosos no Estado, por exemplo, aumentaram 17,5% quando comparados os sete primeiros meses de 2013 com o mesmo período do ano passado.
Os assaltos a ônibus em Fortaleza aumentaram 155,9%, na comparação entre os oito primeiros meses de 2013 e todo o ano de 2012.
Em agosto, quando coronel Bezerra visitou a Assembleia, deputados chegaram a sugerir que ele deixasse a pasta.
Naquele momento, Bezerra respondeu que não pediria exoneração. “Se tivesse sentimento de culpa, já teria saído”, afirmou.
Em entrevista à jornalista Kézya Diniz, no começo da semana, o ex-governador Ciro Gomes, irmão de Cid, afirmou que “alguma coisa” precisaria mudar na SSPDS. Ciro foi consultor da secretaria durante três meses e fez relatório sobre a pasta para o governo.
Base de Informações: Jornal O Povo/ Adaptação de Texto: Kleber Teixeira

Nenhum comentário: