sábado, setembro 07, 2013

Redação: MEC CONFIRMA REGRAS MAIS DURAS PARA CORREÇÃO



O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta quinta-feira que adotará regras mais rígidas na correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. A medida já havia sido anunciada em maio, logo depois que vieram à tona textos da edição 2012 do exame em que os participantes haviam introduzidos em suas dissertações receitas de macarrão e até hinos de clube de futebol — obtendo, a despeito disso, notas consideradas razoáveis.

Segundo as regras do Guia do Participante, todos os candidatos que fugirem ao tema proposto para a redação terão suas provas anuladas. No ano passado, casos como esse chegaram a receber 500 pontos, metade da nota máxima.

O guia apresenta, em detalhes, os critérios de correção adotados pelo MEC e esclarece dúvidas comuns dos candidatos, como a quantidade mínima de linhas para a elaboração do texto e as exigências quanto à aplicação do acordo ortográfico e ao respeito ao tema proposto. O material enumera, ainda, as cinco competências avaliadas pelos corretores, como a capacidade de organizar um argumento em defesa de um ponto de vista e de construir um texto com a aplicação de conceitos de diversas áreas.

Nenhum comentário: