quarta-feira, abril 03, 2013

BASTIDORES DO ENCONTRO DOS GOVERNADORES COM A PRESIDENTE EM FORTALEZA


A reunião da Sudene, ontem, em Fortaleza, produziu, e vai produzir, ao longo da semana, muitos murmúrios de bastidores, face ao clima fumegante entre os partidários e críticos da presidente Dilma Roussef. Neste aspecto destacam-se os ‘cidistas’ e ‘eduardistas’, adeptos dos governadores Cid Gomes(CE) e Eduardo Campos(PE), ambos do PSB, mas divergentes em torno da posição do partido dentro da base aliada do governo federal. A imprensa vem hoje repleta de pequenos ‘foguetes’ em torno da carregada de ironia reunião de ontem, na capital cearense:
Vera Magalhães - Folha de S.Paulo:  É comigo? Dilma passou toda a fala de Eduardo Campos na reunião de ontem, em Fortaleza, de costas para o pernambucano, conversando com Cid Gomes (CE). Nem nas vezes em que foi chamada pelo nome a presidente se virou para olhar para o aliado.
Lauro Jardim - VEJA: ‘’O clima azedo do polarizadíssimo PSB tomou conta da reunião da Sudene, hoje (ontem), no Ceará, com direito à presença de Dilma Rousseff. Enquanto Cid Gomes repetiu algumas vezes que só tinha a agradecer ao governo federal, Eduardo Campos tratou de botar o dedo na ferida, cobrando de Dilma socorro para o Nordeste e argumentando que a burocracia, vira e mexe, dificulta a chegada dos recursos anunciados à ponta.
Definiu um político nordestino presente à reunião:
- Cid se comportou como aliado fiel e Eduardo, como candidato.’’
Coluna Cláudio Humberto - A reunião da Sudene, em Fortaleza, serviu para a presidenta Dilma sinalizar preocupação com a força da candidatura do presidenciável Eduardo Campos no Nordeste. Ela agradou o anfitrião, Cid Gomes, que se opõe a Campos no PSB, e alfinetou à vontade o pernambucano, que ainda passou pelo constrangimento de ouvir seu pupilo, ministro Fernando Bezerra (Integração), caprichar na bajulação à presidenta. Eduardo Campos escafedeu de cara amarrada: foi o último a saber o teor do saco de bondades de Dilma e Fernando Bezerra para o Ceará.
Fonte: Sobral de Prima

3 comentários:

Anônimo disse...

Segundo o senador Jarbas Vasconcelos, o simples fato de Eduardo Campos ter dito que "dá para fazer muito mais" mostra que ele será candidato em 2014. Esta possibilidade bastante saudável tem provocado uma tensão crescente na cúpula do PT e do governo. O governador é contra a Medida Provisória 595, que cria o marco regulatório dos portos, isto devido aos investimento e a administração do estado de Pernambuco (Porto de Suape). Segundo o governador parece um capricho tirar a autonomia dos estados, já que o porto tem mais investimentos do estado do que federal. A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, retrucou: "não podemos criar um marco regulatório partindo de Suape e Pernambuco". O líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque(RS), disse que a ministra Gleisi foi deselegante. Meu entendimento é que o PT/governo estão tentando fazer com Eduardo Campos o que fizeram com Ciro Gomes, e o governador de Pernambuco não é otário/babão como o ex-governador do Ceará.

Anônimo disse...

GSI nega operação para monitorar movimento sindical no porto de Suape-Pernambuco. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) rebateu, por meio de nota à imprensa, o que classificou como afirmação "mentirosa" sobre suposta operação executada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar a movimentação sindical no Porto de Suape (PE), principal ponto de tensão entre a presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos (PSB), segundo informou nesta quinta-feira o jornal "O Estado de S. Paulo".

"É mentirosa a afirmação de que o GSI/Abin tenha montado qualquer operação para monitorar o movimento sindical no Porto de Suape ou em qualquer outra instituição do país. O GSI lamenta ainda a utilização política do tema, questionando a quem interessa tal tipo de interpretação neste momento", afirmou o GSI em nota.

O ministro-chefe do GSI, José Elito, esteve reunido na manhã desta quinta-feira com a presidente Dilma Rousseff e a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, no Palácio da Alvorada, em encontro não informado pela assessoria da Presidência.

O GSI destacou que "todo o trabalho" executado está amparado pela lei que criou o Sistema Brasileiro de Inteligência, que estabelece ser do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência a coordenação da inteligência federal.

"Sua atuação vem se pautando por uma ação institucional e padronizada, como ocorre em todos os sistemas democráticos. Em nenhum momento o governo determinou ao GSI/Abin qualquer ação relativa ao tema referido na irresponsável reportagem do jornal", segue a nota.

O embate entre o governo federal e o Estado de Pernambuco no debate envolvendo a MP dos Portos ficou evidenciado em audiência pública realizada no fim de março no Senado para debater a proposta que estabelece novas regras para a exploração e concessão de portos no país.

Na ocasião, Campos voltou a criticar a perda da autonomia dos Estados na gestão dos portos, prevista na MP, e pediu a exclusão do Complexo Industrial Portuário de Suape, do seu Estado, das normas previstas na medida.

A ministra, por sua vez, defendeu que a MP não retira a autonomia dos Estados e que a gestão portuária continuará com os Estados de forma integrada. A ministra destacou que o governo ouviu todos os setores relacionados à questão.

Anônimo disse...

"PPS quer convocar ministros para explicar monitoramento de sindicatos.
O PPS na Câmara apresentou nesta quinta-feira um requerimento de convocação dos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito Carvalho Siqueira, além do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, na Comissão de Relações Exteriores da Casa. O partido quer que eles expliquem a montagem de um suposto esquema de monitoramento de movimentações sindicais no Porto de Suape, em Pernambuco.

A sigla toma como base reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", que apontou que o setor de inteligência do Palácio do Planalto estaria monitorando sindicalistas e ações do governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB), em relação ao porto. "Depois de a presidente Dilma declarar que em eleição pode se fazer o diabo, temos que tomar todo o cuidado com o uso do aparato de inteligência do Estado. É óbvio que o governo precisa saber o que está acontecendo no país, mas é necessário debater quais os limites para isso", afirmou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR).

Segundo o jornal, "a ação envolve uma equipe de infiltrados no Porto de Suape e a produção de relatórios de inteligência repassados ao general José Elito Carvalho Siqueira, que tem a atribuição de compartilhar informações ?sensíveis' com a Presidência da República". "Temos que estar seguros de que essa movimentação em Pernambuco não tem como pano de fundo interesses ligados às eleições de 2014. Por isso é necessário que os ministros e o chefe da Abin venham à Câmara o mais rápido possível para explicar toda essa situação", completou o deputado.

Em sua página no microblog "Twitter", o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), afirmou hoje que vai apresentar um requerimento na Casa pedindo informações sobre o caso".