quinta-feira, abril 04, 2013

MUITA PROMESSA E POUCAS CERTEZAS NO PACOTE ANTI-SECA DE DILMA

Pouco se sabe sobre a execução da série de medidas anunciadas pela presidente Dilma para combater os efeitos da seca
Prefeitos do interior do Ceará e representantes de produtores rurais ainda não sabem detalhes de como serão efetivadas as medidas contra os efeitos da seca no Nordeste, anunciadas na última terça-feira, em Fortaleza, pela presidente Dilma Rousseff.
“Até agora não há nada definido”, diz o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Paulo de Alencar Braga. Do mesmo modo, a prefeita de Fortim e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, Adriana Pinheiro (PRB), afirma que os prefeitos ainda aguardam informações concretas sobre datas e procedimentos.

As medidas anunciadas por Dilma incluem oferta de milho, aumento na frota de carros-pipa, construção de cisternas, entrega de máquinas escavadoras, flexibilização das dívidas de agricultores e simplificação no repasse de recursos federais, os quais serão aplicados diretamente nos municípios, sem intermediação dos estados.
Desses pontos, a urgência é a chegada do milho que vai alimentar os rebanhos, na opinião de Paulo de Alencar Braga. “As coisas estão demorando. A cada mês piora a situação. Estamos só perdendo gado”.

Ontem à noite, o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, informou ao O POVO que as 49 mil e 100 toneladas de milho destinadas pelo Governo Federal ao Ceará devem chegar até o fim de maio. Já as máquinas escavadoras prometidas devem começar a ser distribuídas apenas em junho.
Burocracia

A presidente da Aprece diz que a anunciada simplificação dos repasses de dinheiro federal “foi uma das coisas que nós prefeitos mais comemoramos. Tudo que a gente faz no Brasil emperra na burocracia. A fiscalização tem que existir, obviamente, mas sem dificultar as ações dos prefeitos”, diz Adriana Pinheiro.

Para Cirilo Pimenta (PSD), prefeito de Quixeramobim, “a burocracia é inversamente proporcional à necessidade” dos agricultores. Ele acha que o Governo Federal deveria dar ao problema da seca o mesmo tratamento que deu à realização da Copa do Mundo em 2014.
“Inventaram uma lei só para fazer a Copa, correram para fazer estádios. Por que não fazem com a seca o que fizeram com a Copa?”

ENTENDA A NOTÍCIA

Dilma Rousseff veio a Fortaleza, anunciou ações e encantou políticos da base, mas produtores rurais e prefeitos dizem que ainda não conhecem os detalhes de como as promessas presidenciais serão realizadas
Fonte: O Povo

2 comentários:

Anônimo disse...

"Deputado do PT acusa Cid e Ciro Gomes de espionar opositor no Ceará. O deputado Eudes Xavier (PT-CE) apresentou um requerimento à Presidência da Câmara nesta quinta-feira que pede a investigação do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e do seu irmão, Ciro Gomes, por suposta espionagem a um dos principais opositores da família no Estado. No texto, o petista disse ter tido acesso a cópias de e-mails oficiais e privados nos quais os irmãos e membros da Secretaria de Segurança Pública e do Gabinete Civil do Estado discutem a contratação da empresa Kroll para investigar o presidente de honra do PR no Ceará, Roberto Pessoa.

O deputado destacou no documento que a empresa Kroll foi alvo da operação Chacal, da Polícia Federal, por ter utilizado métodos ilegais para espionar rivais que disputavam o controle da Brasil Telecon com o banqueiro Daniel Dantas. A Kroll também foi acusada de ter investigado membros do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Como se vê, tais e-mails oficiais e emitidos por autoridades públicos do meu Estado demonstram que desde o último dia 29 de março uma equipe de aproximadamente 18 espiões da Kroll chegou à Fortaleza e está se utilizando de pelo menos seis veículos obtidos através do senhor Arialdo Pinho, chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, com a aquiescência do senhor governador Cid Gomes, com o fim único de investigar o cidadão Roberto Soares Pessoa, 69 anos, desafeto histórico dos irmãos Gomes", diz Xavier no requerimento.

O documento pede que as acusações sejam investigadas pelo Ministério Púbico Federal e que o conteúdo das denúncias seja encaminhado para o Ministério da Justiça, para o procurador-geral da República, para a Receita Federal, para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, além de órgãos de fiscalização no Ceará.

A assessoria de Cid Gomes descartou que o governo "esteja fazendo qualquer investigação contra qualquer politico, seja oficial ou paralela".

A situação volta a expor o racha do PT com o PSB no Ceará, que ficou evidente na disputa ao comando da prefeitura de Fortaleza no ano passado. Xavier é aliado do grupo da ex-prefeita de Fortaleza pelo PT Luizianne Lins. Nas últimas eleições municipais, o candidato de Luizianne foi derrotado pelo nome apoiado pelos irmãos Gomes. Mesmo que PT e PSB sejam aliados em âmbito nacional, a possibilidade de candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), à Presidência da República no ano que vem também gerado preocupação dentro do PT".

Anônimo disse...

DILMA NOS SOCORRA ADENGUE ESTA SE ALASTRANDO NO IPU!